Resenha: Como Escrever Séries - Roteiro a partir dos maiores sucessos da TV

21/09/2014


As séries de TV dramáticas alcançaram na última década um novo patamar de prestígio e uma importância até então inédita na trajetória da televisão. Com o nível de qualidade de roteiro e de produção altíssimo, os seriados de TV são hoje, em termos de narrativa, o que o romance foi para o século 19 e o cinema, para o século 20. A partir de exemplos de mais de 60 séries de sucesso, entre elas Breaking Bad, Família Soprano, Homeland, House of Cards e Scandal, Sonia Rodrigues explora os alicerces do que é um bom roteiro, demonstrando através de engenharia reversa os detalhes de sua construção.

Com uma linguagem clara e extensa pesquisa, Como Escrever Séries fornece aos leitores ferramentas para entender os elementos estruturais da escrita de roteiros e ensina sobre as especificidades do formato. É um livro tanto para profissionais da área quanto para fãs de séries em geral, que, além de poder conhecer mais sobre como seus programas favoritos são feitos, poderão identificar os paralelos traçados entre todos eles, enriquecendo sua experiência de telespectador.

Como escrever Séries não é um livro literário, e sim, técnico. A autora Sonia Rodrigues vai ensinar, e com alguns exercícios, como escrever o roteiro de um seriado utilizando exemplos de séries famosas. E para quem não está ligando o nome a pessoa, ela é filha do Nelson Rodrigues um dos grandes escritores e roteiristas que o Brasil possui. Eu posso imaginar a maioria das pessoas que não querem ser roteiristas, ou que não gostam de seriados, pensando que esse livro não seria para elas, e eu vou explicar nesta resenha como este livro é para qualquer pessoa que gosta de escrever e não só para quem gosta de seriados ou televisão de um modo geral.

Tanto um livro, quanto propagada, novela, filme ou séries possuem um mesmo propósito, passar uma mensagem e o que difere é como essa mensagem é passada. No caso do seriado, mídia analisada pelo livro, ele tem uma estória ampla e outras pequenas estórias divididas em capítulos. A estória pequena faz você assistir o episódio completo e a estória ampla a temporada. Então para que um seriado te prenda ele tem que ter boas estórias, grandes e pequenas, e quando isso não acontece é um problema de roteiro. A Sonia tenta ensinar o caminho das pedras, falando o que que um seriado têm que ter, e o que não deve ter, para fazer sucesso.


A maioria das pessoas acham que o ato de escrever é simples, só ter uma ideia, colocar no papel e pronto, sucesso na certa. Mas nem sempre é assim e sabemos muito bem disso. Fazer com que as pessoas se interessem pelo que você está escrevendo vai muito além de uma boa ideia. E esse livro comentar sobre cada detalhe importante é um ótimo aprendizado para quem escreve roteiros e para quem analisa eles. E aqui é o ponto onde porquê qualquer pessoa que gosta de escrever deveria ler livros teóricos como esse. Quando você sabe o que deve estar no seriado, filme ou livro, e o que funciona, você vai saber dar uma boa opinião.

Algumas coisas que a autora analisa fazem parte de uma matéria chamada Teoria Literária, ou Teoria da Narrativa, que é você estudar os personagens, ambientação, o desenvolvimento da estória e todos os aspectos importantes de um enredo. Isso têm em quase todas as mídias, então lendo para o seriado você pode transferir para o filme ou livro por exemplo. O livro é dividido em várias partes e em algumas delas são comentados sobre o enredo, têm alguns exercícios também e no fim algumas entrevistas com quem faz roteiros para séries no Brasil e é onde vemos como tudo é bem mais complicado. Os seriados no Brasil esbarram, entre várias outras coisas, na predileção dos brasileiros por outros formatos televisivos.


Como estudiosa da área de Letras e amante de escrever, achei esse livro ótimo e o melhor, com informações acessíveis e exemplos que qualquer pessoa vai se identificar. Não conheço de assistir a maioria das séries que ela citou, mas conheço de nome e também conheço o sucesso delas. O livro é relativamente pequeno, só que eu li aos poucos, pensando em possíveis roteiros e entrando no jogo. Depois fui procurar sobre algumas séries que me interessaram e fiquei com vontade de ver. Portanto, fiquem ligados que agora eu já tenho bastante base para analisar melhor elas.

Como Escrever Séries - Roteiro a partir dos maiores sucessos da TV
Sonia Rodrigues
Editora Aleph: Twitter/Facebook

3 comentários:

  1. oi ^^
    Eu confesso que eu não me interessei pelo livro logo de cara, procuro sempre dispensar coisas mais técnicas e curtir livros de ficção que me distraiam. Contudo, eu achei interessante pelo aprendizado de forma em geral, como gosto de escrever (e desejo publicar um livro um dia), acho que toda ajuda seria útil - mesmo que o foco não seja a escrita literária. Dica anotada ;)

    Tem postagem nova pelo blog
    espero você por la!
    Abraços
    http://dudikobayashi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Não é um livro que eu leia, afinal não sou escritora.
    Mas é bem interessante e deve ser uma ótima dica para quem está iniciando.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é de um gênero que geralmente não gosto de ler. Mas mesmo assim me pareceu muito interessante. E parece ser ótimo para quem tem interesse em seguir carreira.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.