Resenha Nacional: A namorada do meu Amigo

15/08/2014

Resenha feita pela Mayara Veiga. 


Quando voltou das férias de verão, Cadu não imaginava a confusão em que a sua vida se transformaria. Era para ser um ano normal, mas ele entrou em uma enrascada e está correndo o risco de perder a amizade do cara mais legal do mundo. O que fazer quando a namorada do seu amigo vira uma obsessão para você? Os churrascos da turma da faculdade talvez ajudem a esquecer Juliana, e, se depender do esforço do divertido Caveira, não faltarão garotas gente boa para preencher o coração de Cadu. Mas não adianta forçar... Quem consegue mandar no coração? Alice, a irmã de Beto, é só mais uma das dores de cabeça que Cadu tem que enfrentar. A vida inventa cada cilada!

O livro se passa na cidade fictícia de Rio das Pitangas - Minas Gerais, e conta a história de Cadu, Caveira e Beto, 3 amigos inseparáveis; saem juntos, moram perto, sabem tudo um do outro,e são conhecidos na cidade pelo nome de "Os três mosqueteiros". Cadu, todas férias viaja para Florianópolis para visitar sua mãe e assim que ele volta de viagem e vê Juliana pela primeira vez depois de anos, se apaixona, e tem que enfrentar o dilema entre: desistir de um amor ou de uma amizade de infância, ao descobrir que a garota mais bonita de todas, está namorando seu melhor amigo. Cadu, 20 anos, estudante de direito, é o narrador do livro. Tímido, determinado, divide seu tempo entre faculdade e diversão pela cidade com seus amigos Beto (também estudante de direito, ciumento com suas irmãs, ex-galinha assumido), Caveira (estudante de Informática, engraçado, e galanteador). Juliana (namorada de um dos seus melhores amigos, meiga, um pouco insegura, possui um sorriso encantador). Alice (uma das irmãs de Beto, modelo, bonita, determinada).

Cada personagem tem seu ponto positivo, e conforme o livro vai avançando vamos percebendo isso. Não dá para eu comentar de todos aqui mas por exemplo: Cadu que é o personagem principal luta pelo o que quer, não desiste de suas metas e sabe ser romântico. Caveira se transformou no meu personagem preferido do livro, é o mais engraçado. Ele tinha tiradas ótimas, é do tipo que sabe se divertir e melhorar o astral das pessoas a sua volta. É o personagem que traz alivio pro livro. Gostei muito da Alice também, personagem de fibra que sabe o que quer, e não tem medo de se jogar. A Juju achei morna. Não me encantou.

Mais do que um livro de amor, achei um livro sobre amizade. É sobre um grupo de amigos que se você não tem, você quer ter. Senti que a autora dá mais ênfase a amizade desses 3 garotos, e da turma, do que ao romance em si. O romance foi um algo a mais ali. O livro tem momentos românticos, mas tem muitos momentos desses 3 amigos, juntos, sendo eles mesmos entre eles. Momentos deles com a turma de amigos. Desde do começo fica claro a relação de amizade entre esses três, os momentos cômicos entre eles, a leveza da amizade. O fato de serem um por todos e todos por um, sempre, até quando brigavam por bobeiras.

Faça como eu: se é ele que você quer, lute. - Alice

A Graciela soube ir desenvolvendo a narrativa, nada acontece corrido, ou lento demais. Conforme a história vai passando, mais personagens vão aparecendo, mais momentos divertidos e consequentemente mais coisas acontecendo. O livro não fica chato. Assim que você pega o livro você quer ir até o final, principalmente porque ela soube ligar o "me apaixonei pela pessoa proibida" com os momentos de diversão em turma. Gostei muito disso.É um livro bem leve e fácil de ler. E um ponto positivo também é por se passar no Brasil, as saídas são tipicas de jovens brasileiros. É aquele churrasquinho no fim de semana, aquele encontro no barzinho. Lugares que jovens brasileiros realmente frequentam.

O livro também traz situações de família, como o pai se metendo demais na vida do filho, o filho se enchendo com isso. Os filhos querendo os pais felizes. Ou seja, momentos que enriquecem um pouco mais a história de Cadu. O final também é bem interessante, não deixa de ser surpreendente. A única coisa que não gostei do livro foi a capa, não achei que os três personagens da capa fossem parecidos com o pouco que a autora descreveu deles fisicamente no livro. Entendo que tinham que dar uma cara aos personagens, mas não foi a cara que eu dei.

Podem ler o livro sem medo, é um bom passatempo. Os diálogos são bons. Mas vale ressaltar que é um livro que deve fazer mais sucesso entre os adolescentes do que com jovens, e/ou jovens adultos, apesar de ser indicado para jovens. Falta intensidade. Então, não esperem por nada muito intenso ou fora do normal e muito apaixonante que não terão. Provavelmente o mais apaixonante no livro é a amizade entre os personagens, que prevalece em todos os momentos. Graciela Mayrink conseguiu cumprir o objetivo do livro de uma maneira satisfatória.

A amizade é mais importante do que tudo.

A namorada do meu amigo - Você trocaria seu amigo pelo amor da sua vida?
Graciela Mayrink
Editora Novo Conceito: Twitter/Facebook

5 comentários:

  1. Olá Mayara.
    Curto esses livros que tem um romance, mas não foca nele.
    Sua resenha me deixou curiosa quanto a leitura, principalmente porque nunca li nada da autora.
    Vou colocar na listinha das próximas, já que o livro eu já tenho ;)

    Beijocas,
    http://www.segredosentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie!
    Parece um leitura bem gostosa, mas nada que me deixe com urgência em ler, apenas estou curiosa ;)
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  3. Achei a perspectiva do livro interessante já que é costume se vê as meninas apaixonadas pelo namorado da amiga e não ao contrario.
    Estou meio interessada em conferir, beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Mayara!!
    Achei bem legal a trama, parece um bom passatempo. Já tinha visto o livro, mas num tinha lido nenhuma resenha e se um dia puder lê-lo tenho certeza que vou gostar.
    Bjuu,
    https://www.blogger.com/home

    ResponderExcluir
  5. É uma questão difícil essa levantada no título da obra, hein! Imagino que não deve ter sido nada fácil para a autora abordar o assunto, mas acredito que ela tenha se saído muito bem. Fiquei sabendo dele no evento da Novo Conceito, então já estou de olho nele! rs Beijos!

    bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.