{Resenha + Vídeo + Promoção}: O Quinto Beatle - A História de Brian Epstein

11/07/2014



Em 1961, Brian Epstein, 27 anos de idade, entrou em um porão úmido de Liverpool para ver uma banda de rock desconhecida tocar - e nosso mundo mudou para sempre. O Quinto Beatle é a história real e nunca contada de Epstein; um conto sobre um visionário genuíno que descobriu, empresariou e guiou os Beatles a um estrelato internacional sem precedentes, reescrevendo as regras da indústria da música pop. Mas Brian Epstein também foi o outsider por definição, que procurou constantemente por um lugar ao qual pudesse pertencer. 

Ele ajudou a espalhar a mensagem de amor dos Beatles para o mundo inteiro, mesmo tendo morrido dolorosamente sozinho com a tenra idade de 32 anos, consumido por uma desconcertante ambição e pelas lutas intermináveis - e aparentemente insuportáveis - que vieram com ela. Ao mesmo tempo comovente e edificante, 'O Quinto Beatle' não só revela um capítulo importante e desconhecido na história dos Beatles, mas certamente irá inspirar qualquer um que já tenha se atrevido a acreditar em um sonho. 

Quando eu fiquei sabendo que a Aleph estava preparando esse lançamento eu corri para entrar na fila e receber um exemplar mesmo não tendo costume de ler e resenhar HQ. Acontece que eu me interesso por tudo que sai sobre os Beatles, as minhas músicas favoritas são da banda, e mesmo não sendo uma fã excessiva e tal, eu gosto dos eternos meninos de Liverpool e tento acompanhar. Tendo a HQ em mãos a primeira coisa que eu reparei foi no visual, lindíssima, e dou mais detalhes sobre isso no vídeo abaixo. A segunda coisa que eu reparei, e isso foi no decorrer da leitura, é que os Beatles ficaram em segundo plano, pois a HQ trata de um personagem que não participa ativamente cantando com a banda, mas que se não fosse por ele, o grupo não existiria.

O personagem em questão se chama Brian Epstein e foi apenas o cara que descobriu os Beatles e levou eles ao ponto mais alto do top do pop, utilizando uma frase da texto para ilustrar. O enredo da HQ compreende a descoberta da banda até a morte de Brian, passando pelo auge do sucesso dos Beatles. Eu pesquisei depois a vida dele, mas colocar esses dados aqui sairia fora da HQ, então lendo percebemos que ele era bem organizado, sonhador, certinho no seu trabalho e na vida pessoal. A personalidade dele era bem doce e querida. A família e os amigos tinham carinho por ele, e mesmo nos momentos mais difíceis alguém estava lá para auxiliá-lo, embora na sua morte ele esteja sozinho. Mas o Brian tinha um lado que precisava de aceitação e era muito carente.

'Simplificando: por mais talentosos que fossem, talvez os Beatles nunca tivessem saído de Liverpool se não fosse por Brian.' - Billy J. Kramer

A exposição das fraquezas dele foi a parte mais triste da história. Ser aceito por sua orientação foi o que acabou matando ele, não literalmente, mas foi uma das causas. O Brian queria poder viver o amor livremente em uma época onde isso era punido com cadeia. Além de poder viver o amor, ele queria encontrar um e essa parecia ser a eterna busca dele. Em contrapartida, tem o estresse e as cobranças de assessorar uma banda que chegou a lugares onde nenhuma outra tinha chegado. O Brian queria que os Beatles fossem maior do que o Elvis, e para isso ele tinha planos ousados, que para darem certo, era necessário dedicação de corpo e alma. O corpo e a mente chegam ao seu limite num determinado ponto e esse ponto para o Brian foi aos 32 anos.

Mesmo os Beatles ficando em segundo plano, eles aparecem muito na HQ. E se você não for fã ou nunca pesquisou algo sobre eles, vai entender muito da carreira dos garotos mesmo assim. Querendo passar a sua impressão, ou marca, foi o Brian quem criou o visual deles. Os ternos, cabelo, mais ou menos o modo de falar e agir. Talvez o repaginada que a banda sofreu tenha sido, pelo menos para mim, o fato mais interessante do processo de formação do grupo, já que o visual é algo vem a cabeça da gente instantaneamente quando lembramos dos Beatle. Lógico que confusões fazem parte da vida deles e do Brian, e a afirmação que o Lenon fez para uma revista foi a mais marcante. O comentário sobre os Beatles serem maiores que Jesus Cristo foi um problema que o Brian teve que amenizar.

Uma HQ é super rápida de ler e quando você gosta do enredo e fica motivado, termina mais rápido ainda. Li O Quinto Bealte em uma manhã e foi tranquilo para entender um contexto que naturalmente foi reduzido e adaptado para ilustrações e poucas falas. A minha preocupação maior com HQs é que elas não consigam passar emoção ou a estória completa por ter um espaço tão delimitado para as falas, mas acontece que as ilustrações vem para auxiliar nisso também. As vezes a HQ não tem nenhuma fala, mas com uma ilustração a gente consegue pegar o que o autor quis dizer e entendemos como se ali tivesse um texto completo. Com O Quinto Beatle eu entendi e senti tudo, mesmo nas ilustrações com poucas ou nenhuma fala. Super recomendado e é o reconhecimento que o Brian merecia por ter se dedicado tanto a tornar os Beatles o melhor.

'Se existiu o quinto Beatle, ele foi o Brian.' - Paul McCartney

O Quinto Beatle - A História de Brian Epstein
Autor: Vivek J. Tiwari Ilustrador: Andrew C. Robinson com apoio de Kyle Baker
Editora Aleph: Twitter/Facebook

*Vídeo Complementar: Detalhes técnicos e visuais da HQ 
O Quinto Beatle - A História de Brian Epstein*


*Promoção*

Bom, sobre essa promoção o que eu posso dizer para vocês além de que são muito sortudos? Não, eu não vou sortear o meu exemplar. Acabei recebendo um outro exemplar da editora por engano e eles me autorizaram a sortear para vocês. Então a promoção é do jeito que vocês estão acostumados, pelo Rafflecopter e sem nenhuma regra obrigatória.

Leiam as informações importantes sobre o sorteio para não serem desclassificados depois ok?!! Boa sorte à todos.


Prêmio para um vencedor: HQ O Quinto Beatle - A História de Brian Epstein.

Regras:

Não existe nenhuma regra obrigatória, todas as chances são extras e você faz quais quiser. Lembrando que a regra que o vencedor for sorteado será conferida, por isso façam tudo o que marcarem. A promoção começa hoje, dia 11, e vai até dia 15/08.

Sei que muitos estão tendo problema em seguir os blogs pelo GFC e esse é o motivo dele ser uma chance extra. Quem não consegue seguir não tem problema.

*Banner a ser compartilhado.

Regulamento da promoção:

- O ganhador precisa ter endereço de entrega no Brasil;
- Perfis fakes ou de promoção no twitter serão desclassificados;
- Perfis do facebook restritos também não valem, pois estão fechados para conferência das regras;
- O resultado do sorteio estará disponível na data provável de 17/08;
- O ganhador terá até o dia 20/08 à meia noite para enviar seus dados ou um novo sorteio será feito;
- O livro será enviado pelo Seja Cult num prazo de até 60 dias;
- Em caso de dúvida contatar no @dnisin ou sitesejacult@gmail.com.

Sobre envios e sorteios:

- O ganhador não será avisado do resultado. Quem participar do sorteio terá que voltar nessa página e conferir o nome do ganhador na data anunciada acima. Sempre aviso quando o resultado sai nas redes sociais do site, e aviso por lá também caso ocorra alguma atraso ou problema;

- Endereços sem nome não serão considerados e passados os 3 dias sem que ele/ela me envie completo, faço um novo sorteio. Me desculpem gente, mas mandar email avisando que o endereço está sem nome é o fim da picada!;

 - Enviem endereços corretos, completos e onde tenham pessoas para receber o prêmio, pois se voltar, ele não será enviado novamente e elaboro um novo sorteio.

a Rafflecopter giveaway

*Resultado*

Quem será que levou a HQ linda do Quinto Beatle em??? Que rufem os tambores!!


Parabéns Joana Mason!!! Você tem até a meia noite do dia 20/08 para enviar seus dados completos ou faço um novo sorteio. Não entrou em contato na data estipulada.

*Resultado*

Como a Joana não entrou em contato no prazo, refiz o sorteio agorinha, 26/08, e o novo ganhador é...


Parabéns Shadai Vieira!!! Você tem até a meia noite do dia 29/08 para enviar seus dados completos ou faço um novo sorteio. Não entrou em contato na data estipulada.

*Resultado*

Como o Shadai não entrou em contato no prazo, refiz o sorteio agorinha, 31/08, e o novo ganhador é...

 
Parabéns Alessandra Tapias!!! Você tem até a meia noite do dia 03/09 para enviar seus dados completos ou faço um novo sorteio. Não entrou em contato na data estipulada.

*Resultado*

Como a Alessandra não entrou em contato no prazo, refiz o sorteio agorinha, 07/09, e o novo ganhador é...



Parabéns Clarice Dellape!!! Você tem até a meia noite do dia 10/09 para enviar seus dados completos ou faço um novo sorteio. Não entrou em contato na data estipulada.

*Resultado*

Como a Clarice não entrou em contato no prazo, refiz o sorteio agorinha, 14/09, e o novo ganhador é...


Parabéns Rayane Barbosa!!! Você tem até a meia noite do dia 17/09 para enviar seus dados completos ou faço um novo sorteio.

AVISO: Se o último ganhador não entrar em contato para reivindicar o prêmio, farei um sorteio simples pelo facebook no próximo domingo, aberto a todos. Já deu para perceber que a maioria dos participantes não voltam para conferir o resultado, então depois de 4 tentativas, ou 5, farei dessa forma para encerrar a promoção e encontrar um ganhador para a HQ.

6 comentários:

  1. A gente vai ter que ter esse livro!!!!! rsrsrsrs.

    Amei a resenha e o vídeo. Eu vi o livro numa loja, não era uma livraria, era uma loja mesmo, e achei lindíssimo. Só que por ser uma loja, ele estava num preço bem absurdo.

    A história dos Beatles é mesmo incrível e a do Brian em HQ deve estar tudo de bom.

    Confesso que gosto mais dos Beatles da fase anos 70, quando eles deixaram de ser ieieie e passaram a ser hippies. Porém tenho certeza que nenhuma dessas fases seria possível sem o dedo do Brian.

    Amei tudo!!!

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Os Beatles são uma das minhas bandas favoritas. Escuto sempre e não me canso. Gostaria de ter uma máquina do tempo, só pra voltar e viver pelo menos um dia essa época, em que a banda estava no auge. Assim que vi esse livro, não imaginei que contasse a história do empresário, por isso achei o livro bem interessante, pois é uma forma de entender como os caras fizeram tanto sucesso. Simplesmente amei as ilustrações, espero conferir o livro se houver oportunidade.

    http://umadosemaisforte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. participando e torcendo!!
    Patricia Gomes
    patygomes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Nossa Denise enquanto lia a sua resenha fiquei imaginando o Brian Epstein, querendo viver um amor que não podia na época, parece ater que é uma história triste sobre a vida dele.
    To muito curiosa sobre essa HQ, pretendo ler se um dia tive a oportunidade.

    ResponderExcluir
  5. Opa, o título deste livro me chamou a atenção. Tenho um irmão que é fissurado em tudo que fala sobre o tema Beatles. Vou ver do que se trata e presentear ele, creio que vai amar o livro. valeu!

    ResponderExcluir
  6. Esperava que de tanto refazer esse sorteio caísse no meu nome! kkk

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.