Editora Gaivota publica poemas de Victor Hugo para crianças

21/07/2014

O Victor Hugo é um autor francês que infelizmente eu não conheço muito, então fiquei surpresa por saber que ele escrevia poemas e mais ainda que a editora Gaivota lançaria um livro infantil com alguns desses poemas.

Confiram que abaixo tem algumas informações sobre o livro e um dos poemos para darmos uma olhada nas ilustrações e tradução.

Cantos para os meus netos – Poemas de Victor Hugo


Observando e admirando a infância, Victor Hugo misturou palavras, juntou versos, criou estrofes. O grande poeta e romancista francês brincava de poesia. Assim, escreveu "Cantiga de Roda", "Canção de Avô", "Pepita" e outros aqui reunidos. Poemas para os netos, mas que encantam leitores de todas as idades e gerações.

Texto retirado do blog da editora:

Cantos para os meus netos – Poemas de Victor Hugo é um lindo livro que reúne oito poemas do famoso escritor francês que retratam o universo infantil. O autor criou seus dois netos e os poemas selecionados de diferentes obras advêm da convivência com essas crianças. Apesar de retratarem alguns aspectos da época em que foram escritos, possuem muitas características com as quais as crianças dos dias de hoje se identificarão.

No primeiro deles acompanhamos um diálogo entre três crianças em um zoológico, discutindo sobre os animais. Em outro poema, “O avô louco”, vemos a relação entre um neto e um avô, a simplicidade dessa cena e a infância como imagem da felicidade. Em “Deus faz as perguntas e a criança responde” a criança questiona e racionaliza suas dúvidas frente às pequenas coisas do mundo. “Canção do avô” é uma canção composta para acompanhar a dança e é uma homenagem à candura das meninas e à natureza.

Impossível não se apaixonar!

E, para completar tamanha beleza, Laurent Cardon caprichou nas ilustrações em tons pastéis que recriam muito bem os cenários e o romantismo dos poemas. No final de tudo, vocês ainda podem conferir os poemas originais, em francês, e ainda uma análise de cada um deles.

Para deixar um gostinho de “quero mais”, vamos mostrar aqui um dos lindos poemas: Cantos para os meus netos.


2 comentários:

  1. Que gracinha! Esse livro de poemas é um daqueles que merece estar em nossas estantes <3

    Beijos,
    Caroline, do criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oun adorei, já quero!!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.