Cine Cult: Guardiões da Galáxia

31/07/2014



Guardiões da Galáxia é a mais nova aposta nesse mar de super-heróis que a Marvel anda produzindo. Com tanto filme circulando no mesmo gênero, e às vezes com a mesma fórmula, fica complicado encontrar algum diferencial e algo que valha a pena ver. Sendo sincera, eu não sabia que esse filme seria lançado até a semana de estreia dele, mas ao contrário do que eu esperava, gostei bastante. Quando a estória começa estamos em 1988, e o protagonista Quill, humano e isso é importante, é abduzido. Pulamos para 2014 e o Quill agora é um saqueador, só que isso envolve roubar artefatos de outros planetas. O enredo todo se passa em uma galáxia distante, por isso o nome do filme, caso alguém não saiba, tipo como eu.

Os personagens Rocket, um guaxinim, Groot, uma árvore meio homem, Drax e Gamora entram em cena quando Quill rouba um orbe que tem um poder inimaginável, capaz de dizimar populações inteiras. Acontece que o vilão do filme, Ronan - O Acusador, também está atrás desse orbe por motivos de vingança. Esses personagens não tem nada em comum, fora o fato da maioria serem inescrupulosos, e é isso que torna a junção deles num grupo para salvar o povo de Zandar interessante. Eles brigam, tem momentos de amizade e no fim parecem uma família. Claro que um romance entre o Quill e a Gamora pode acontecer, tem algumas cenas deles juntos sugerindo isso, mas não é nada explicito. Vocês sabem que o foco desses quadrinhos não é romance e a maioria das adaptações segue isso a risca.


O filme não tem tantos efeitos especiais diferentes ou inovadores, mas ver em 3D com certeza vai fazer a diferença em algumas cenas. Não sendo o romance o foco, tudo fica por conta da ação e o filme é cheio dela, do começo ao fim. As cenas finais são as mais empolgante quanto a ação, mas não dá para não citar a fuga dos guardiões da prisão, ficou ótima. As cenas do Quill dançando também me chamaram a atenção, acho que é porque eu ainda tenho uma visão mais conservadora de super-herói, que passa longe de um cara estranho dançando ao som de música antiga. Por falar em música, vocês já repararam que os filmes, de um mudo geral, estão voltando a colocar em suas trilhas sonoras as músicas da velha guarda? Eu já tinha reparado e com Guardiões da Galáxia aconteceu isso.

Com direção de James Gunn, os atores que interpretam e dão voz aos personagens são Bradley Cooper (Rocket), Vin Diesel (Groot), Zoë Saldana (Gamora), Chris Pratt (Quill) e Dave Bautista (Drax). Benicio Del Toro faz uma ponta como o personagem chamado O Colecionador, mais estranho impossível. Ronan - O Acusador é interpretado por Lee Pace. Vale ressaltar que Nicole Perlman foi a corroteirista do longa ao lado do diretor e isso não seria tão importante se ela não fosse a primeira mulher a escrever para a Marvel. Não posso deixar de comentar também que em uma moda de sequencias, Guardiões da Galáxia nem bem foi lançado, mas terá uma continuação que sai em julho de 2017. Ele foi escrito já pensando nisso.


O que pega nesse filme é a comédia. Eu fui ver totalmente leiga do que se tratava e me julguem, mas eu não sabia que existia um quadrinho baseado nele. A verdade é que eu não tenho acompanhando essas adaptações da Marvel e nem tenho ficado, ou sou, obcecada por elas como muitos. Não me interessei em ver Os Vingadores, Capitão América, Thor e até hoje O Homem de Ferro foi o melhor dessa leva, pelo menos para mim. Aconteceu a surpresa, aquela sensação de não estar esperando nada de um filme e ficar balançando a cabeça com as músicas e rindo das piadas. Sai querendo recomendar para todo mundo o filme, porque me diverti vendo e queria que com todos acontecesse o mesmo.

Como na maioria dos filmes da Marvel, não direi todos porque não tenho certeza, após os créditos sempre tem uma cena extra do mesmo filme ou de algum outro que liga eles. (Pausa para um comentário pertinente. Todos esses quadrinhos tem ligação gente? Na sala tinham pessoas comentando isso e eu fiquei voando tentando pescar com qual estória ele teria ligação, enfim). Para a impressa, que foi a sessão que eu vi, não teve, mas fontes confiáveis afirmam que tem alguma cena no final do final, então fiquem até o final ok?! Guardiões da Galáxia estreia hoje em todo Brasil nas verões 2 e 3D.


3 comentários:

  1. Não conhecia esse livro
    Mas até que parece bem interessante
    Acho que meu irmão gostaria muito
    Já estou seguindo ;)

    Beijos
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Denise!
    Eu estou louca para ver esse filme! Estou gostando bastante dos filmes da Marvel. Eles tem ligação sim!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  3. kkk Vi o trailer desse filme outro dia e fiquei morrendo de rir só com ele. Parece ser bem legal, mas quem é mais ligada em histórias de super-herói é minha irmã, vou passar a dica para ela.
    Beijos!
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.