Vlogs franceses - Seja Cult em outra Língua #3

21/05/2014

No Seja Cult em outra Língua de hoje, que demorou muito a dar as caras eu sei, vou comentar sobre vlogs franceses. Até recentemente eu não tinha parado para pensar em canais literários franceses da mesma forma como temos no Brasil. É estranho por que acompanho alguns em língua inglesa e só agora o clique de que poderia ter vlogs franceses aconteceu na minha cabeça.


A primeira coisa que eu fiz foi perguntar no twitter se alguém conhecia algum vlog francês e o perfil Ler não atrofia me indicou um, só que agora não me recordo qual, acho que foi o primeiro da lista. Isso já tem um pouco mais de um mês e de lá pra cá achei vários outros canais que vou colocar abaixo. Estranhamente todos são vlogs femininos e uma pergunta muito pertinente surgiu: cadê os vlogueiros literários franceses meu povo? Se alguém souber de algum me indica, pois estou querendo ver a cara dos meninos de lá! :p

O motivo de eu estar indicando isso para vocês, em especial para quem está prendendo francês ou tem pretensões de um dia aprender, é que treinar o ouvido é super importante. Num primeiro momento eu não entendia nada, mas quando uma deles falou sobre o livro Veneno da Única Editora que resenhei aqui no site, eu consegui entender quase tudo do que ela comentou sobre o livro. Eles não leem coisas tão diferentes da gente assim, e é bom ver outros livros e tentar saber de qual autora é e se o conteúdo te agrada. Escutar um assunto que você adora numa língua entranha te motiva a saber o que o outro está falando e a graça do exercício ta bem nisso.

O formato dos vlogs franceses em nada é diferente do nosso. Eles também tem caixinha de correio, fazem resenhas, tags, falam sobre eventos literários e outros assuntos também, como cinema. Meu foco inicial foi nos canais literários, mas como quero ampliar meu vocabulário, estou procurando outros perfis de canais como de cinema e culinária. Ali embaixo vocês vão ver dois canais sobre moda, na verdade as meninas falam também sobre os livros que leem e dão dicas de roupas e maquiagens. Espero que gostem das indicações e visitem os canais. Além de ser um exercício bom para os estudantes de francês, também é legal para saber o que esta acontecendo no mundo literário fora eixo EUA-BR. Até porque, os livros lá de fora podem chegar um dia por aqui.

*Vou começar a traduzir algumas tags que ela fazem e em breve vocês vão ver no canal aqui do blog. Até para ajudar na minha tradução também. =)



 Essa é a que eu mais consigo entender porque ela fala bem devagar.












5 comentários:

  1. Achei muito legal esse post. Não sei absolutamente nada de francês, mas sempre tive vontade de aprender (um dia ainda vou!). Nada melhor do qur aprender com aquilo que gosta!

    Beijos
    aquelaborralheira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ai que legal!!! Adoro vlogs e não conhecia estes. Vou olhar já!!!

    Bjkssssssss


    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Tudo bem ? com vc, amei se post ainda não conhecia estes canais , e goste bastante é muito bom saber que tem este tipo de pagina ainda tenho muito que conhecer tudo isso pra mim e novidade, já seguindo se poder dar uma passadinha no meu cantinho pra conhecer bjs e muito sucesso

    www.bytatiferreira.com

    ResponderExcluir
  4. curti muito o post, e já vi um dois vlogs que eu vou querer assistir.
    Beijos,

    mentecaptosporlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Amei o post! Estou aprendendo Francês a cerca de 1 ano e é ótimo poder treinar a língua com os vídeos. Já estou acompanhando alguns dos vlogs!
    Abraços,
    letrasmaislivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.