Resenha e Promoção: Homens Difíceis

28/05/2014



Séries como Breaking Bad, Família Soprano, Mad Men, Dexter, The Wire e Game of Thrones mostraram ao público e ao mercado uma nova fórmula para conquistar audiência - histórias mais complexas, com personagens multifacetados e politicamente incorretos aliadas a uma produção digna de cinema. 'Homens difíceis' não se limita às tramas dos seriados. Mais do que isso, conduz o leitor pelos caminhos da produção, acompanhando as importantes decisões, propostas, jogadas de sorte e coincidências que levaram à gênese e ao desenrolar dos programas que marcaram as últimas duas décadas. 

Entrevistando produtores, showrunners e personalidades, Brett Martin mostra que por trás de séries extremamente bem-sucedidas estão pessoas por vezes geniais, deploráveis, inspiradoras e megalomaníacas. Mais do que apenas relatos sobre bastidores, a obra busca ser um retrato de uma época que será lembrada como um divisor de águas na história do entretenimento mundial. 

Homens Difíceis da editora Aleph não é um livro literário, ou seja, não conta uma estória, ele relata como seriados como Breaking Bad, Família Soprano, Mad Men e outros se tornaram sucessos absolutos e viraram marco dos seriados por servir de base para outros programas e serem sempre lembrados. O autor Brett Martin fez um levantamento levando em consideração o que ele achava que era destaque nessas séries, os atores que interpretavam os personagens famosos, a produção, a ideia inicial e assim por diante. O título Homens Difíceis se dá por causa de um elemento em comum que todas as séries analisadas têm, um homem problemático sendo protagonista e ganhando à simpatia do publico.

A gente costuma pensar que a audiência, de um modo geral, vai ter mais empatia por mocinhos do que por vilões, e essas séries acabaram mostrando que nem sempre é assim. O autor cita o protagonista da série Dexter, de mesmo nome, que é um assassino e faz rituais cruéis envolvendo as suas vitimais, e analisa que esse fato pode ou não ser irrelevante para o sucesso do seriado. Breaking Bad e Família Soprano caminham nesse mesmo rumo, sendo o primeiro um professor que fabrica drogas e o segundo um mafioso. A minha opinião para o sucesso dessas séries é que as pessoas despem a máscara de criminoso desses personagens e se relacionam com os problemas deles normalmente, como se fosse um conhecido ou amigo.

O que eu mais gostei nesse livro foi que por mais que eu não conhecesse essas séries, na verdade só conhecia por nome ou de ver um ou outro episódio, as informações dele me fizeram ter vontade de ver. Então conhecer o processo de criação das séries, as ideias, o que eles levam em consideração, atores, audiência, as brigas e intrigas e tudo mais que ronda a montagem de um programa me despertou a curiosidade de assisti-las. Foi interessante também ter a visão prática do que implica um programa ir ao ar. Eu tinha uma imagem de que tudo era bem simples e fácil, de que só bastava ter a ideia do enredo e pronto, contratava a produção, atores e colocava no ar, só que não é bem assim. Existe muita coisa a ser feita para que um seriado vá para a tv e faça sucesso.

A leitura desse livro foi bem interessante e informativa, não rápida porque a quantidade de informação é grande, então li um pouco a cada dia. Não vai ser um livro que todo mundo vai gostar de ler ou se interessar, pois por mais que ele seja sobre cultura num modo geral, não dá para negar que as séries são o seu foco, então acredito que quem gosta de ver vai querer ler e quem não gosta vai ficar na dúvida. Eu não sou uma fã tão fervorosa de seriados e acompanho poucas em relação a maioria das pessoas, mas a leitura foi válida porque a televisão está mudando e pode ser que no Brasil as séries se tornem mais assistidas que as novelas. Nunca se sabe.

*Vale ressaltar aqui a questão dos spoilers. Antes do livro começar o autor faz um aviso sobre os detalhes que ele dá sobre os seriados que comenta. Essa é outra questão que muita gente pode levar em consideração, não ler para não pegar spoiler. Como eu estava mais interessada nas informações relacionadas a criação do que ao desenvolvimento, não me importei, mas sim, tem vários spoilers dos seriados. Se bem que eu acho que se ver esses seriados agora, depois de ler o livro, vou entender muito melhor o que eles estão me oferecendo, já que entendo o que eles estão querendo passar.

Homens Difíceis - Os Bastidores do Processo Criativo de Breaking Bad, Família Soprano, Mad Men e Outras Séries Revolucionárias
Brett Martin
Editora Aleph: Twitter/Facebook

*Promoção*

Como muita gente estava querendo esse livro, me perguntando se teria sorteio e tal, decidi sortear o exemplar que li e resenhei aqui no site. Ele não tem marca nenhuma de uso, fiquem despreocupados. O sorteio é do jeito que vocês estão acostumados, pelo Rafflecopter e sem nenhuma regra obrigatória.

Leiam as informações importantes sobre o sorteio para não ser desclassificado depois ok?!! Boa sorte a todos.


Prêmio para um vencedor: Livro Homens Difíceis - Os Bastidores do Processo Criativo de Breaking Bad, Família Soprano, Mad Men e Outras Séries Revolucionárias.

Regras:

Não existe nenhuma regra obrigatória, todas as chances são extras e você faz quais quiser. Lembrando que a regra que o vencedor for sorteado será conferida, por isso façam tudo o que marcarem. A promoção começa hoje, dia 28, e vai até dia 27/06.

Sei que muitos estão tendo problema em seguir os blogs pelo GFC e esse é o motivo dele ser uma chance extra. Quem não consegue seguir não tem problema.

Regulamento da promoção:

- O ganhador precisa ter endereço de entrega no Brasil;
- Perfis fakes ou de promoção no twitter serão desclassificados;
- Perfis do facebook restritos também não valem, pois estão fechados para conferência das regras;
- O resultado do sorteio estará disponível na data provável de 29/06;
- O ganhador terá até o dia 02/07 à meia noite para enviar seus dados ou um novo sorteio será feito;
- O livro será enviado pelo Seja Cult num prazo de até 60 dias;
- Em caso de dúvida contatar no @dnisin ou sitesejacult@gmail.com.

Sobre envios e sorteios:

- O ganhador não será avisado do resultado. Quem participar do sorteio terá que voltar nessa página e conferir o nome do ganhador na data anunciada acima. Sempre aviso quando o resultado sai nas redes sociais do site, e aviso por lá também caso ocorra alguma atraso ou problema;

- Endereços sem nome não serão considerados e passados os 3 dias sem que ele/ela me envie completo, faço um novo sorteio. Me desculpem gente, mas mandar email avisando que o endereço está sem nome é o fim da picada!;

 - Enviem endereços corretos, completos e onde tenham pessoas para receber o prêmio, pois se voltar, ele não será enviado novamente e elaboro um novo sorteio.

a Rafflecopter giveaway

*Resultado*

E vamos lá saber quem levou o livro Homens Difíceis da editora Aleph que ta todo mundo curioso.


Parabéns Lele Tapias!! Você tem até o dia 02/07 à meia noite para enviar seus dados ou um novo sorteio será feito.

Obrigada pela participação galera, nos vemos na próxima promoção!!


16 comentários:

  1. Égua, tava esperando por esse livro!
    Pra mim que sou formada em Comunicação ele tem tudo a ver, gostei muito da sua resenha, ela foi clara, objetiva e sincera.

    Na torcida!

    Debb Cabral
    http://gatoqueflutua.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Fiquei curiosa desde sempre sobre esse livro. Apesar dos spoilers quero muito ler pq adoro essas informações que livros assim. To participando do sorteio e quero ganhar! <3

    Beijos, http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá!!
    Eu estava esperando uma resenha deste livro pra saber melhor sobre ele.
    Também não acompanho essas séries, mesmo assim tenho muita vontade de conhecer o livro.

    Adorei a resenha. muito informativa, e pelo que percebi, mesmo o foco sendo as séries, ele consegue abordar muito mais!!

    Quero ler né!

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu nunca acompanhei as séries abordadas no livro, mas tenho interesse em ler por todos os comentários positivos que já vi sobre esses seriados. Minha irmã e o namorado dela, por exemplo, são viciados em Breaking Bad e acompanharam avidamente cada episódio. Mas estou me esforçando tanto para não me viciar em mais uma série que vou esperar mais um tempo antes de começar a ver os episódios. Quem sabe se com ler o livro não é o impulso que falta para tal?
    Beijos,
    Isabelle | http://www.mundodoslivros.com/

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Denise,

    Não conhecia o livro, um livro bem diferente do habitual.....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Como fã de séries, desde que soube desse livro fiquei louca pra ler! É sempre muito interessante saber dos bastidores de produções, especialmente essas, de tanta qualidade. Espero que eu ganhe! :)

    ResponderExcluir
  7. Adoro os livros da Editora Aleph, quero muito ganhar esse livro.

    Fran Lelis

    http://corujadequinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Adorei conhecer esse livro graças ao seu blog, pois não sou fanático por séries, assisto poucas, mas sou formado em rádio e tv, então é total minha área estudar e se informar sobre esse assunto.
    Não acompanhei Família Soprano nem Breaking Bad, e sinceramente, não tenho curiosidade, mesmo sabendo que são muito acima da média, mas adoraria ler sobre elas para entender o fenômeno que foram.

    ass: Shadai Vieira
    shadai2129@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  9. Assim como você, não assisti nenhuma das séries citadas. Achei interessante as informações do livro, mesmo que contenha alguns spoilers, pois é uma forma de me influenciar a assisti-las. Acredito que após a leitura, muitos fatos estariam mais esclarecidos na hora de assistir a série. Sobre o que falou sobre os vilões, eu concordo. Muitas vezes simpatizo mais com os vilões sendo protagonistas, do que com os mocinhos. Gostei da capa e principalmente da fonte usada para o título.

    ResponderExcluir
  10. Interessante, gostei da intenção do livro, sou particularmente apaixonada por esses personagens e como boa viciada em séries é sempre bom ter uma visão mais profunda sobre os personagens pra entender melhor algumas coisas que as vezes passam despercebidas.

    ResponderExcluir
  11. Particularmente, a exemplo de você, não assisti a nenhuma das séries abordadas no entanto, através de sua colocação, que por sinal foi muito bem feita, estou bastante curioso, apesar dos vilões serem os protagonistas (prefiro os mocinhos). Quanto a capa esta bastante enigmática a meu ver.

    ResponderExcluir
  12. Estou bastante interessada nesse livro. As séries mencionadas nele são ótimas.. Torcendo pra ganhar o sorteio!!

    ResponderExcluir
  13. Eu acho que o que faz esses seriados terem tanto sucesso com protagonistas que de santos não tem nada, é justamente essa aproximação com pessoas normais. Vemos que eles tem problemas muito parecidos com os nossos. Mas confesso que sempre prefiro os bonzinhos. kkkkkkkkk
    Fiquei bem curioso pra ler esse livro, pois tem várias informações em relação aos bastidores dessas série.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  14. Eu não era muito fã do gênero mas confesso q agora to sempre lendo esse tipo de livro, com essa resenha então.. fiqui mas obececada do q já estava kkk...s2

    ResponderExcluir
  15. Esse livro foi feito pra mimmmmmmm..eu amo seriados tanto quanto livros..e ver que lançaram um livro falando sobre seriados que adoro é um presentaço...Sua resenha ficou excelente, fiquei doida pra ler...Valeu mesmo pela dica..

    Participando..espero ganhar!!
    Seguidora GFC: Lininha
    Seguidora Face: Aline Costa
    Email: aline.menininhadedeus@gmail.com
    Twitter: @LineRamosCosta

    ResponderExcluir
  16. Ai que alegria genteeeeeeeee!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.