Resenha: Poder - Saga Encantadas #3

16/04/2014


Acordar uma princesa pode ser letal. Para fãs de Once Upon a Time e Grimm, a série Encantadas prova que contos de fadas são para adultos!

Quando um príncipe mimado é enviado pelo seu pai para tentar desvendar os mistérios de um reino perdido, ninguém imagina os perigos que ele encontrará pela frente! Acompanhado da figura sóbria e sagaz do Caçador e de Petra, uma jovem valente que possui uma ligação muito forte com a floresta, o príncipe acaba encontrando um reino adormecido por uma estranha magia.

Todos os seres vivos foram cercados pela densa mata e estão dormindo, em um sono pesado demais, que só poderia vir da magia. Mas que tipo de bruxaria assolaria uma cidade inteira e seus habitantes? E, principalmente, quem faria mal a uma jovem rainha tão boa e tão bela? A não ser, claro, que os olhos não percebam o que um coração cruel pode esconder...

Poder é o terceiro volume da trilogia Encantadas, e traz como história principal o conto da Bela Adormecida. Porém, esqueça os clichês tradicionais e se entregue a uma nova visão dos contos de fadas, em que heróis e anti-heróis precisam se unir para não perecerem à beleza superficial de princesas e rainhas egocêntricas e aos príncipes em busca de aventuras.

E chegamos ao fim de mais uma trilogia e para dar um fechamento comentando se valeu a pena ou não, fui lá nas resenhas dos primeiros livros para conferir o que ficou em aberto e o que de novo teve em Poder. Mas antes vamos as informações básicas desse enredo. Seguindo com a narrativa em terceira pessoa, Poder vai centrar nos contos de fadas de A Bela Adormecida, Chapeuzinho Vermelho e A Bela e a Fera. O conto da Chapeuzinho vai ter um foco maior no começo da narrativa e os outros dois mais para o meio e final. Os protagonista deste são o príncipe, o caçador e Petra, a única com nome dentre os principais. A principio o que eu entendi é que esse caçador e príncipe são os personagens que apareceram nos outros dois livros, mas eu não tenho certeza, porque não encontrei elementos que ligassem eles aos outros enredos.

Ao príncipe é passado a missão de encontrar um reino perdido que muitos dizem ser amaldiçoado, e para não correr o risco de perder seu único herdeiro, o rei manda o caçador junto nessa aventura. Antes de chegarem nesse reino, ele se deparam com uma moça que também deseja encontrar esse reino, mas por outros motivos que entendemos melhor mais para frente. Ao encontrarem o reino, os três viajantes se deparam com várias pessoas em um sono profundo, como se um feitiço tivesse sido jogado nelas. Nos aposentos reais eles encontram uma linda jovem dormindo e ao lado um fuso. Essa jovem é despertada e com ela um mal que seu pai e os conselheiros reais fizeram de tudo para manter adormecido.

Sangue. Ela deve ter tirado o seu sangue. A Fera tem sede de sangue, saciada pelos órfãos.

A primeira coisa, e talvez a mais importante a se falar sobre Poder é que quase não existe uma ligação entre ele os dois anteriores. Seria como dizer que esse é um livro independente da trilogia, pelo menos foi isso o que senti quando terminei de ler. Tirando um ou dois personagens que aparecem nos outros livros, caçador e príncipe, essa é uma novas proposta e que não fechou o ciclo como achei que fecharia. Mas vale ressaltar que ele tem a mesma pegada que os primeiros, versões novas para os contos antigos. Eu cheguei a comentar na resenha de Feitiço que queria que um personagem voltasse, porque o final dele não aconteceu, mas ele não voltou e isso ficou sem conclusão. Fora que nesse enredo também ficaram alguns furos, como a mulher com quem o caçador sonhava e que seria o seu amor verdadeiro. Tenho uma ideia de quem seja, mas não certeza.

O número de contos de fadas diminuiu em relação a Veneno e Feitiço, mesmo que um tal de Rampelstilskin apareça por aqui. Por um momento eu tinha esquecido que A Bela Adormecida faz parte desta estória, porque é só um fato ligado a esse conto que aparece inserido na narrativa, o resto todo tem a ver com A Bela e a Fera. O modo como a autora colocou esse conto me agradou muito e fugiu do óbvio, e o melhor de tudo foi que eu só percebi quando ela estava revelando as coisas. Já a Chapeuzinho Vermelho aparece em forma de personagem e tem a sua estória um pouco aparte dos principais, mas com um final interessante. No final do livros a Única colocou uma entrevista com a autora onde ela fala sobre a saga e seus outros trabalhos. Saber que Feitiço foi o primeiro a ser escrito e depois Veneno e Poder vai de encontro ao que eu disse sobre os dois primeiros serem mais ligados do que esse, já que esse é como um apêndice.

O que eu achei da série num todo? Vale a pena ler. Embora várias coisas tenham ficado em aberto, a cargo de eu completar quem fica com quem, ou porque determinado personagem apareceu e por aí vai, ainda foi uma leitura boa e rápida. Os três livros são curtos, fáceis de ler e trazem elementos diferentes ao que a gente está acostumado com contos de fadas. Tem finais felizes para alguns personagens e para outros não, tem romance, magia, um pouco de sensualidade e bastante aventura. Então são livros que entretêm apesar dos pesares. Eu posso ter feito algumas confusões por ter espaçado demais a leitura do segundo para o último, por isso recomendo que a leitura dos três seja feita de uma vez, ou logo. Para mim o segundo foi o melhor, mais ousado e amarrado e com um final que me surpreendeu, mas os outros não são ruins. É uma boa trilogia e que merece ser lida.

Eles formavam um trio estranho; ... Três forasteiros sem objetivo em comum, unidos apenas pela necessidade de voltar para casa.

Poder - Saga Encantadas - Livro 03
Sarah Pinborough
Única Editora: Twitter/Facebook

11 comentários:

  1. Oii Denize, tudo beem, ?
    Te indiquei para uma tag lá no blog, da uma passadinha!!

    Beijos
    http://agarotaeoseulivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar que vou dar uma olhada!

      Bjs, @dnisin

      Excluir
  2. já queria ler essa série, com essa resenha então... hehehe

    Adoro o blog e os videos!

    Bjs

    www.marciacsf.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tentei acessar seu site para retribuir a visita Marcia, mas não consegui. :/

      Bjs, @dnisin

      Excluir
  3. Estou super por fora dessa série
    Mas a capa é linda

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Flor! Tudo bom?
    Estou louca para ler os outros livros, venho no seu blog e vejo a resenha, acho que isso é um sinal para eu ir atrás logo para ler!
    Gosto muito da combinação dos contos de fadas e você citou os meus favoritos, o que só aumentou minha sede para ler a trilogia. Vejo em alguns grupos também começar a discussão sobre os livros e não vi ninguém dizer que não gostou, amo quando procuro e não vejo opiniões negativas sobre um livro, quem não adora não é?
    Como estou em abstinência e só pretendo comprar quando terminar de ler os que tenho aqui, vou ver se acho em PDF, pois toda vez que vejo uma das capas, fico triste, acredita?
    Parabéns pela resenha, Flor, maravilhosa como sempre!

    Beijinhos,
    Percepções Blog | Grupo: Mais um livro, Por favor!

    ResponderExcluir
  5. Eu já tive oportunidade de ver essa série em alguns blogs, mas não me chamou atenção não, apesar de achar as capas lindas. Mas eu pretendo ler para ver como é a história por curiosidade, porque as vezes a gente acha uma coisa e acaba se surpreendendo. Pela sua resenha eu achei a história interessante. Eu nunca tinha lido nada sobre ele. E acho que talvez eu possa vim a gostar, mas não sei. Gostei muito da sua resenha, porque eu percebi que vc foi bem sincera ao escrever sobre os detalhes do livro e tudo mais. =] Parabens linda.
    Sua resenha ficou ótima e procurarei saber mais sobre essa série tbm

    Se cuida e fica com Deus - Tenha um otimo feriado também

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá Denise,

    Leio sempre resenhas positivas dessa série e até tenho vontade de ler, mais as capas são repetitivas, são bonitas sim, só que os três tem pouco diferença uma da outra.....parabéns pela resenha...abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oiee ^^
    Li os dois primeiros livros dessa série e adorei, estou doida para ler O poder. Pelo jeito é o melhor da série hein? Estou torcendo para gostar mais dele do que dos outros :/
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Denise!
    Uma amiga disse que Poder estragou a saga toda.
    Bem, eu gostei muito de Veneno, achei aquele final OUWWW. Sabe?
    Feitiço deixou um pouco a desejar, gostei dele do meio para o final, que autora começar a ligar os personagens de Veneno de uma forma legal.
    Espero gostar de Poder, todos falam que muita coisa ficou aberta :/

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog

    ResponderExcluir
  9. Olá Mayara
    Bom,li sua resenha e notei que o livro dispertou uma duvida em você em relação ao caçador,da menina de seus senhos de cabelos ruivos e cacheados.Enfim,a moça que ele sonha frequentemente e acredita ser o amor verdadeiro dele é Cinderela em Feitiço,que como você deve ter lido os dois ficam juntos no final.Portanto Poder é como se fosse "o primeiro livro da trilogia",logo no inicio da história conta o passado do Rei e da Rainha e de seu filho o principe,que tambem mais pra frente o passado do caçador se liga a Feitiço.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.