Resenha Nacional: Um herói para Ela

28/04/2014



Bianca sempre quis ser roteirista de cinema. Para realizar seu sonho, ela sai do Brasil para estudar na famosa New York Film Academy. Em meio às emoções da nova vida na Big Apple, um rapaz misterioso acaba salvando a vida de Bianca em duas situações diferentes. Tudo o que ela sabe é que o seu herói tem no braço uma misteriosa tatuagem. Sem pistas sobre o seu protetor, ela é convidada para um show da banda The Masquerades, cujos componentes escondem os rostos atrás de máscaras. Uma rosa branca cai sobre o seu colo, arremessada pelo vocalista. Decidida a desvendar a identidade do mascarado, Bianca invade o camarim da banda. A surpresa que a aguarda por trás daquela porta poderá mudar o seu destino. Uma história cheia de humor e romance.

O sonho da protagonista de Um herói pata ela, Bianca, sempre foi ser uma roteirista de cinema, mas esse sonho esta em segundo plano enquanto ela trabalha como assistente de advocacia. Percebendo que a filha não é feliz, os pais de Bianca a incentivam a participar de um concurso de roteiros que dará ao vencedor a oportunidade de estudar em Nova York. Ela inscreve o seu roteiro e acaba conseguindo a bolsa, indo assim, realizar seu sonho. Chegando lá ela faz amigos e se mete em várias confusões, principalmente quando um certo mascarado aparece sempre que ela se mete em problemas. Só que esse cara esconde mais coisas do que apenas o rosto e quando ela descobre o que é, fica indecisa entre esquecê-lo e focar nos estudos ou ficar com ele e ter o seu tão sonhado conto de fadas.

O livro é narrado em terceira pessoa e acompanha principalmente a protagonista Bianca. A Bianca é uma menina sonhadora, mas que tem problemas em acreditar em si mesmo. Ela se desmerece muito e só pelo intermédio dos pais é que ela consegue a bolsa de estudos para estudar em Nova York. No começo do livro eu consegui gostar da Bianca e não me incomodei muito com o fato dela ser mais para baixo, mas no decorrer da estória ela me irritou muito com atitudes infantis e por ficar batendo na tecla de que ela não merece um final feliz. Eu não vou comentar abertamente sobre o par dela na narrativa para não entregar a surpresa, mas tenho certeza que muitas meninas vão amá-lo. Para mim a personalidade dele e as coisas que faz ficou um pouco caricaturado e acabou não me agradando. Já a parte física ficou bem caracterizada, e do jeito que a gente gosta.

Vejo que você já encontrou o seu príncipe. Pena que ele seja um sapo.

Já tive a oportunidade de ler outros dois livros da Lu e para esse eu estava com as expectativas lá no alto e caí de cara no chão. Quando iniciei a leitura achei que iria amar o livro, mas acabei me decepcionando com o desenrolar dos acontecimentos. O que mais me incomodou foi a falta de liga da narrativa. As cenas não se encaixam direito e tem bastante corte de uma cena para outra. Num momento tem a protagonista conversando com um personagem, daí corta e já tem ela depois fazendo outra coisa, corta de novo e é outra situação. Faltou conectividade para que a leitura fluísse numa pegada só. Senti que a vontade foi desse livro ser no estilo de uma novela, cortando em algumas partes importantes, mas para isso dar certo é preciso que vários núcleos sejam inseridos e a estória alterne entre eles, pois quando alterna num mesmo núcleo, dá a impressão de quebra de narrativa.

Outro ponto que não me agradou foi a mistura de várias temáticas tornando tudo fantasioso demais. Se a proposta do livro fosse algo do gênero, eu não me importaria, mas imaginei que fosse um romance mais perto da realidade e lendo o livro eu não senti isso. Até o momento que a gente descobre quem é o salvador da Bianca o livro seguia uma linha boa, mas depois foi acrescentado tantos elementos difíceis de acontecer na vida real que eu fiquei meio perdida. Talvez um romance mais limpo e trabalhando a Bianca em Nova York, seus percalços para conseguir ser um roteirista e colocando esse personagem masculino não tão imaginativo fosse dar mais certo. Bom, pelo menos para mim não casou legal todos esses elementos, mas tenho lido que muita gente gostou da proposta final da narrativa.

O que não mudou nos livros da Lu foi a sua ótima escrita. Apesar de não ter gostado da maior parte do livros, li ele super rápido, porque a narrativa  não tem uma linguagem complicada e avança mesmo sem envolvimento. Ela uma autora que eu vou continuar acompanhando, independente de ter lido algo dela que não me agradou tanto assim, pois as outras experiência com os outros livros dela foi boa. E como disse no parágrafo anterior, muita gente tem gostado do livro, então pode ter acontecido de o momento do livro para mim não ser esse. Mesmo não tendo gostado eu recomendo que vocês leiam o livro, porque sei que muitas coisas que as pessoas gostam num livro estão aqui, romance, ação, comédia, um mocinho que balança... como tudo foi organizado não rendeu para mim, mas pode ser que funcione para vocês.

Ao contrário do que acontece na vida real, o script define tudo o que vai acontecer em um filme. Por isso, o roteirista deve sempre saber como uma história termina. Bem que Bianca gostaria, mas sua vida não era um filme. E o script... não era ela quem escrevia.

Um herói para ela
Lu Piras
Editora Novo Conceito: Twitter/Facebook

5 comentários:

  1. Oi Denise. Que pena que o livro te decepcionou, porque a premissa da história parece até interessante. Essa quebra de narrativa deve ser chato mesmo. Nunca li nada da autora, mas quem sabe comece por esse.
    All My Life in Books - Aguardo sua visita!


    ResponderExcluir
  2. Olá Denise,

    Esse livro esta na minha lista de espera de leitura, essa é a primeira resenha que leio dele, não tinha muitas expectativas, agora elas diminuíram ainda mais....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ah, que pena que o livro não atendeu as suas expectativas. Eu ainda não li nada da autora então não espero nada do livro. A capa está muito bonita e espero gostar.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre o livro, mas apesar dos pontos negativos ressaltados ainda estou curiosa para conhecer a trama, então espero não me decepcionar.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Fiquei curiosa quando li sobre o lançamento desse livro, mas também estava esperando por um romance "real". É uma pena que a narrativa tenha esses cortes, isso acaba atrapalhando a leitura, pelo menos para mim, mas eu ainda assim quero ler...
    Beijos
    http://sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.