Resenha Hot: Sem clima para o Amor

12/03/2014



Sem Clima para o Amor é um livro divertido, daqueles que te faz suspirar. A principal personagem, Clare Wingate é assim, uma hora sofre porque o vestido rosa-choque não será mais usado, num outro momento pega o namorado em posição constrangedora com outro homem e depois, quando decide dar uma trégua e se dedicar apenas ao trabalho, encontra o amigo de infância, Sebastian Vaughan. Os beijos são inesquecíveis e ela não tem vontade de ir embora. 

Sem clima para o amor vai acompanhar, em terceira pessoa, o casal Sebastian e Clare. Ela é uma escritora de romances femininos que acabou de terminar um relacionamento. Ele é um jornalista famoso que viaja o mundo. A vida dos dois se esbarrou a muitos anos quando ele, filho do jardineiro, e ela, filha da patroa do jardineiro, moravam na mesma propriedade. Um fato afasta Sebastian, que só a reencontra 20 anos depois, quando tenta estreitar as relações com o pai. Eles tentam negar o máximo que podem a atração que sentem um pelo outro, agora que estão crescidos, mas no meio do caminho os sentimentos serão fortes demais para serem ignorados.

A Clare é uma personagem muito engraçada, que está vivendo aquela fase dos 30 anos sem marido e filhos. O fato de ter pegado o noivo com um cara não ajudou em nada essa situação. Ela se culpa por não ter percebido que ele era gay antes que a relação deles fosse tão longe. As partes que ela analisa a vida são ao mesmo tempo engraçadas e reais, já que muitas mulheres passam, ou vão passar, por isso ainda. O Sebastian é aquele típico machão autossuficiente, tem todas que quer, a hora que quer e sem muito esforço. A morte da mãe o abala de várias formas, e ele começa a perceber que é um cara de 35 anos que não tem vinculo com ninguém e consequentemente, ninguém em quem se apoiar quando ele mais precisa.

Quando falam de chick-lit, a maioria logo pensa em uma comédia romântica, e esse livro tem toques engraçados sim, mas também um drama que eu não esperava me emocionar. Eu ri da pobre Clare que não sabia, ou fingia não saber, que o namorado era gay. No começo do livro ela conta como foi pegar o noivo no flagra com outro cara e quando ela conta para as amigas e elas não ficam surpresas é engraçado, porque elas começaram a citar detalhes que qualquer pessoas acharia suspeito, e a Clare, não. Quando ela percebe que as dicas estavam na sua frente, é triste, mas você ri também. Tanto a Clare, quanto o Sebastian, querem um relacionamento sem compromisso e algumas conversas deles sobre o assunto tem um fundo engraçado

A menina de óculos de lentes grossas que costumava segui-lo a todos os lados e perturbá-lo muito havia se tornado uma mulher interessante, misteriosa e linda. Quem poderia imaginar?

O Sebastian sempre foi um homem independente, sem família para quem voltar quando chegava de uma viagem a trabalho. Isso nunca o incomodou, até a morte da mãe. Ele tenta reatar a relação com o pai, mas após muitos anos sem contato, os dois são desconhecidos um para o outro e o desenvolvimento dessa relação é bacana de acompanhar. O melhor é que foi tudo verdadeiro, eles não encontraram afinidades de uma hora para a outra e nem viraram melhores amigos logo de cara. O livro acaba e eles ainda estão tentando fazer funcionar essa relação pai e filho. A cena que me emocionou foi a do Sebastian guardando as coisas da mãe falecida e percebendo, pela primeira vez, que ela não voltaria mais.

O fato do casal se conhecer desde criança, não significa que eles tenham uma relação desde então, na verdade eles tem, de ódio. O Sebastian sempre foi maldoso com a Clare, sujando as suas roupas e mentindo para ela. Por isso, quando se reencontram, ela fica com o pé atrás com ele, enquanto ele, não quer saber muito dela por achá-la fresca. É claro que com o decorrer da narrativa isso muda e eles começam a sentir atração um pelo outro e as coisas acontecem. O livro tem passagens de meses que deixaram o relacionamento deles se assentar mais, ao invés de tudo acontecer de uma vez. Classifiquei esse livro como hot, porque embora ele tenha duas ou três cenas assim no máximo, elas tem palavras ligadas a sexo e sensualidade na descrição.

Eu gostei da ideia desse livro, dos personagens, mas não da narrativa. O livro tem partes que não fazem sentido e que alternam a narrativa de terceira, para primeira pessoa, sem indicação para o leitor. Além disso, tem muita repetição de palavras e frases. Essa é uma versão revisada, lançada recentemente, mas algumas coisas acabaram passando. Até agora eu não sei se a Clare tem cabelos pretos ou castanhos, porque numa página fala uma coisa e na outra, outra. Eu quero ler outro livro da Rachel, o Simplesmente irresistível e espero que essa experiência me agrade mais. Foi uma boa leitura, mas não tão incrível como eu achei que seria ou que as pessoas me diziam.

- Não consigo acreditar que a pequena Clare Wingate cresceu e se tornou escritora de livros excitante.
- E não acredito que você cresceu e comeu macaco. Pior, não acredito que permiti que um cara que já comeu macaco me beijasse.

Sem Clima Para o Amor - Writers #2
Rachel Gibson
Jardim dos Livros/Geração Editorial - Twitter/Facebook

19 comentários:

  1. Aaaaaaaah, que penaaaaaa! Eu li Loucamente Sua dela e gostei, apesar de não ser tudo o que as pessoas falam. A dica é: vai sem muita sede ao pote. ;)

    Beijos, http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Denise, li algumas resenhas desse livro e fiquei curiosa p lê-lo!
    Gostei da sua resenha...
    é chato qd a história dá 'um perdido' na gente né?!
    Qd confunde ou te deixa sem algumas respostas...
    Vamos ver o q acho da leitura!!

    Bjoooooooooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Essa é a segunda resenha que leio sobre esse livro e apesar de alguns pontos negativos, acredito que vou gostar de lê-lo.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Estou terminando de ler o livro e ele é, certamente, muito engraçado. O simples fato de o noivo da protagonista trai-la com um homem é hilário. Até agora, estou gostando bastante do livro.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista

    ResponderExcluir
  5. Oie =)
    ainda não li nada dessa autora, e tenho curiosidade, acho que vou gostar desse livro ainda mais que tem uma pitada de humor, pelo que entendi, quero.

    Beliscões da Máh ♥
    Blog
    Instagram

    ResponderExcluir
  6. Sabe que curti o livro.
    Achei que ele foi bem mais adulto do que os demais chick lits que já li. No geral não gosto do gênero, acho bobo demais.
    Mas Sem Clima para o amor, me surpreendeu, para quem não esperava muito dele.

    Beijinhos
    In The Sky. Blog

    ResponderExcluir
  7. Sempre que vejo os livros da Rachel Gibson na livraria me dá uma coceirinha prá comprar, mas sempre fico na dúvida e agora com esta sua resenha fiquei mais empolgada. Acho que vou comprar um dos livros desta autora.

    ResponderExcluir
  8. Mais um livro divertido e envolvente da Rachel, quero muito ler
    Estou lendo Maluca por voce e estou gostando, espero que goste desse tambem...

    ResponderExcluir
  9. Adoro essa temática que o casal principal são amigos desde a infância e que por algum motivo se separa e com um toque do destino se reencontram novamente depois de tantos anos, gosto de livros narrados em terceira pessoa, porque você conhecer os lados dos personagens, saber o que cada um pensa e como reagi. Relações mal resolvidas com os familiares me pega de jeito, eu adoro um bom drama, personagem com passado sombrio ou que teve a sua cota de sofrimento e que tudo que deseja é resolver o que ficou pra trás e seguir em frente. Sobre a Clare e o Sebastian se odiarem quando mais novos, é ai que mora o perigo, eu digo com personagens que acontecem a mesma coisa, PORQUE SEMPRE vai ter um pontinho de amor ali, no meio só esperando pra crescer e se desenvolver entre os personagens.

    ResponderExcluir
  10. Parece ser um romance que parece que você já conhece o final, a filha da patroa e o filho do jardineiro!! Esta parte da personagem principal descobrir que o ex namorado era gay deve ter sido chocante já que todas as sua amigas já sabiam do óbvio!!

    ResponderExcluir
  11. Adoro a Rachel, e seus romances super divertidos e animadores. O meu predileto dela é o loucamente sua , mas possuo um amor por todos os livros dela já traduzidos. ótima resenha! :)))

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito de Sem clima para o Amor, é divertido e tem drama também, Simplesmente irresistível foi o primeiro livro da Rachel Gibson que eu li e amei, achei ótimo.

    ResponderExcluir
  13. Uma pena não ter gostado mto da narrativa,já ouvi falar tanto nessa autora,só comentários bons.
    Espero gostar,estou louca ler alguma coisa da autora,então é melhor começar por outro livro né rsss
    Bjus

    ResponderExcluir
  14. Sempre ouvi falar bem dos livros da Rachel Gibson, tenho muita vontade de lê-los e ter uma própria opinião, me parece q vou gostar já que são o tipo de história que me agrada!
    Adorei a resenha, bjs

    ResponderExcluir
  15. Agora quem ficou decepcionada fui eu, sempre vejo tantos elogios para os livros da autora. Será que o problema maior é na edição ou as falhas são da história mesmo? De qualquer forma estou curiosa em ler e vou com mais cuidado e menos expectativas sobre o livro.

    ResponderExcluir
  16. Amo Rachel Gibson! Li a primeira edição e aquilo é quase uma afronta a qualquer leitor: tempos verbais errados, frases sem sentido por falta de palavras ou palavras em excesso, uma infinidade de notas de rodapé desnecessárias e por aí vai. Espero muito que essa edição esteja revisada como a editora afirmou que faria.

    ResponderExcluir
  17. Tenho ele em ebook, mas foi traduzido cê sabe como, mas agora vendo que você leu assim também talvez tenha sido erro da tradução.! Gostei muito da autora e agora estou buscando acompanhar a carreira dela. Ver se os outros livros são iguais a esse. Bjs

    Mariana Cardoso
    www.batomelivros.com

    ResponderExcluir
  18. Ahhh eu quero esse livro a um tempo..mas estou tentando pegar uma boa promoção ou uma troca no skoob..Achei pela sua resenha que vou gostar do livro, essa coisa de amigos de infância que se encontram depois de anos e a atração e tals é aquele clichê que eu curto.
    Só fiquei triste com o pouco caso da revisão do livro e sendo uma revisão da revisão =/ As editoras deveriam prestar mais atenção e serem mais cuidadosas com isso.
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Sempre fico de comprar esse livro, mas outros furam a fila. Ainda não tinha lido resenha sobre Sem Clima Para o Amor, mas adorei, simplesmente. Parece ser bem clichê, mas quem não gosta de uma história clichê?! Adoro livros que me façam rir. Acho bem legal qd os casais não se apaixonam de primeira, ver as discussões e a tensão é bem divertido. Às vezes me chateio com edições que deixam passar erros, mas espero que não comprometa a leitura. Será que esse erros tb estão a versão original? Já querooo.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.