Editora Zahar lança edição comentada e ilustrada do clássico Tarzan

24/03/2014

Este mês os que assim como eu, que nunca tiveram a oportunidade de ler Tarzan, poderão ter o livro em mãos e em uma edição comentada e com as ilustrações da clássica adaptação para os quadrinhos feitas pelo Hal Foster.

Além desse lançamento, a editora Zahar lança também As universidades e o regime militar, que inclusive tem eventos de lançamento no Rio e em São Paulo, informações aqui, e outros títulos incluindo os da Pequena Zahar.


Tarzan já está na área e chega às livrarias a partir do dia 27 de março. As ilustrações são todas da clássica adaptação para os quadrinhos na década de 1920, feitas pelo grande Hal Foster.

A apresentação de Thiago Lins também é uma atração à parte: responsável ainda pela tradução e notas da edição, o jornalista é colaborador de literatura e música de veículos como a revista Rolling Stone e o Correio Braziliense. No texto que abre o livro, Thiago fala da literatura pulp fiction, de como Tarzan chegou a Hollywood e à Disney, entre outras curiosidades.


Tarzan® está de volta. Após décadas de ausência, enfim o leitor brasileiro tem novamente disponível uma tradução do texto integral da primeira história do filho das selvas! 

Nascido na floresta, órfão com apenas um ano de idade, o pequeno lorde Greystoke é adotado e criado por uma antropoide, que o transforma em Tarzan - o homem-macaco, ágil, forte, poderoso guerreiro, líder de seu bando e rei da selva. Mas tendo contato com a espécie humana, sobretudo com membros de uma expedição americana, dentre eles a bela Jane, o herói se transforma. 

Será que o amor e suas origens como lorde Greystoke irão sobrepujar uma vida inteira como Tarzan? Pode um homem selvagem resistir ao chamado da floresta?

Inclui 40 ilustrações de Hal Foster, autor da clássica adaptação de Tarzan para os quadrinhos nos anos 1920. E ainda apresentação, notas e cronologia de vida e obra de Burroughs. 


Esta semana chega às livrarias o último dos três livros sobre a ditadura que lançamos no ano em que o golpe de 1964 completa metade de um século. As universidades e o regime militar é o que mais tem despertado o interesse da imprensa, dado o ineditismo do tema.

O autor teve acesso a documentos que ainda eram mantidos como confidenciais até pouco tempo atrás, como um relatório que acusa diversas editoras brasileiras, inclusive a Zahar, de incitação subversiva por publicarem obras de ciências sociais e temas relacionados.


Que impacto teve o regime militar sobre as universidades? Como atuaram no meio acadêmico aqueles que apoiaram o golpe de 1964? De que maneira os paradoxos da ditadura se manifestaram na definição de sua política universitária? Como operavam as Assessorias de Segurança e Informações no campus? Qual o efeito dos expurgos políticos na vida acadêmica? Vale falar em polarização entre resistência e colaboração no caso de professores e pesquisadores? 

Munido de vastíssimo material de pesquisa - grande parte inédita e inacessível até pouco tempo atrás -, o historiador Rodrigo Patto Sá Motta enfrenta essas importantes questões, nem sempre confirmando aquilo que vigora no censo comum a respeito dos governos militares. Nas universidades, paradoxos e ambiguidades do regime militar se manifestaram plenamente, revelando a complexidade da experiência autoritária. 

*Outros lançamentos do mês*





4 comentários:

  1. Já li um livro do Tarzan na minha infância. Só que faz muito tempo e eu nem me lembro direito. Vou querer esse.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Oi Denise!
    Fiquei super curiosa para ver como é o livro do Tarzan por dentro. Quero ver as ilustrações, vou ver se acho em alguma livraria por aqui.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  3. A Zahar é linda! Sempre publica edições incríveis. *-*
    Com certeza irei comprar essa edição de Tarzan. Além de ser uma de minhas histórias favoritas, as ilustrações e a diagramação devem estar maravilhosas.

    Beijocas, Denise.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá Denise,

    Gostei desse lançamento do Tarzan da editora, vou querer dar uma olhada....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.