Resenha: O segredo de Ella e Micha

05/02/2014



Este livro que você vai ler agora arrancou suspiros de uma legião de leitores americanos, entusiasmados com a escrita provocante de Jéssica Sorensen. O segredo de Ella e Micha trata do romance entre dois jovens, mas não é só isso. Os protagonistas vão tecendo, em primeira pessoa, uma trama complexa e ao mesmo tempo simples, que envolve temas delicados como dramas familiares, traumas psicológicos, medo do futuro e da morte, com naturalidade e sinceridade. Eis o que torna o livro tão comovente: sua realidade. Em qualquer lugar do mundo, cada jovem têm um pouco destes dois heróis paradoxalmente frágeis com seus traumas, mas fortes para enfrentar a dura realidade da existência e superar seus conflitos mais difíceis. Respire fundo, prepare-se para acompanhar uma história de amor com pitadas generosas de sensualidade e adrenalina. 

O segredo de Ella e Micha começa com um pequeno vislumbre de uma noite na vida dos protagonistas Ella e Micha. Ele a salva de uma tragédia e os dois acabam se envolvendo, mas no dia seguinte Ella some e Micha fica sem saber dela por 8 meses. Quando a narrativa volta ao presente, a Ella está voltando para passar o verão em sua cidade, só que ela assumiu uma nova personalidade, mais calma e feminina, diferente da brigona que costumava ser. Porém, uma coisa não mudou, os sentimentos dela em relação ao Micha. Assim que o Micha coloca os olhos em Ella, ele sabe que na superfície as coisas mudaram, mas lá no fundo ela ainda é a menina que ele conheceu a vida toda e por quem é perdidamente apaixonado. Sua missão agora será fazer com que a velha Ella ressurja e eles possam ficar juntos.

Alternando os pontos de vistas, o casal Ella e Micha é quem narra o livro. A Ella é uma jovem com muitos problemas familiares, o pai vive bebendo, o irmão a culpa por algo que aconteceu no passado e a mãe é um mistério. Essa personagem tem muitas oscilações de personalidade e a razão disso é algo que aconteceu entre ela e a mãe, esse fato determinou a sua mudança repentina de cidade e a sua vontade de ser outra pessoa. O Micha é um cara muito interessante, pois embora jovem, ele tem uma determinação de deixar muitos impressionados. Ele ama a Ella e está disposto a fazer qualquer coisa para que ela esteja bem e feliz. O fato de ser músico, ter tatuagens e piercing só ajudou a deixar a embalagem perfeita e preciso confessar, me derreti completamente por ele.

A realidade do livro está nos problemas que cada personagem possui. O Micha tem problemas com o pai que abandonou o filho e a esposa sozinhos. A Ella tem problemas com a família toda praticamente, e disso a gente tira que eles são quebrados, completamente destruídos pela vida. Só que isso não os faz piores do que ninguém, mas sim, sobreviventes. Eles estão tentando a todo custo se reerguer e juntos. Não só os protagonistas tem problemas, os amigos deles também, o que deixa tudo mais próximo ainda da gente. Quem aqui pode dizer que os seus amigos são isentos disso? A amiga da Ella, Lila, vem de berço de ouro e por isso, seus pais esperam que ela seja outra pessoa que não ela mesma. Já Ethan, amigo do Micha, é a pior escolha que uma menina poderia fazer, mas se você está em apuros, ele é o cara que sempre estará lá por você.

-Não quero que pare sua vida porque não estou mais aqui.
-E eu não quero que você esteja em outro lugar que não seja aqui.

Como na maioria dos new adult, O segredo de Ella e Micha possuí uma tenção sexual ao extremo. Os dois se conhecem desde de criança e passaram por todas as fases da vida convivendo um com o outro, nada mais natural do que sentimentos entre eles surgir. O Micha foi o primeiro que começou a ver a Ella com outros olhos, só que como ela era uma menina muito difícil, ele guardava isso para si. Mais velhos, esses sentimentos tomam uma proporção maior e chegam ao ponto da tenção no máximo e o que acontece depois é inevitável. Enquanto outros do gênero são mais abertos ao narrar as cenas de intimidade entre o casal, a Jessica foi mais contida na escolha das palavras e nos detalhes. É como se isso não fosse tão importante quanto narrar os outros acontecimentos, ou seja, todas as feridas que eles estão tentando curar.

O único ponto que me incomodou nessa narrativa foi o não esclarecimento de uma ponta que ficou solta. O segredo que o titulo faz referência a gente descobre, mas o que aconteceu um pouco depois fica subentendido. A noite que as coisas acontecem é clara para o Micha, mas não para a Ella. Enquanto ela fica tentando descobrir o que houve, ele sabe, mas não revela e quando faz isso, é por cima. Eu achei que faltou ter alguns parágrafos explicando 'olha, aconteceu isso, isso e isso'. Os acontecimentos dessa noite são o ponto de partida da narrativa e nada mais justo do que ele ser bem detalhado. Fora isso o livro não apresentou mais nada que me impedisse de só fazer elogios a ele.

A leitura desse livro foi muito gostosa e rápida, daquelas que você faz em um dia e para aliviar a mente. A escrita da Jessica Sorensen se mostrou dramática e contagiante ao mesmo tempo. Você lê o livro querendo saber qual o segredo entre os protagonistas, mas também porque quer que eles tenham um final feliz. A Ella não me cativou muito pelas mudanças de personalidade ao longo da narrativa, mesmo que eu tenha entendido onde ela queria chegar, não me agradou muito. O Micha foi o completo oposto. Ele foi um personagem que eu não só gostei por ser bonito, charmoso e todas aquelas coisas que nos cativam, mas por ser tão objetivo e firme no que quer.

Essa série é formada por esse e mais três livros, de acordo com o GoodReads, e eu espero que esses personagens cresçam, assim como a estória. O segredo de Ella e Micha é um new adult que não deixa em nada a desejar comparado com outros e acredito que o drama dos dois personagens possa colocá-lo um pouquinho a frente.

Muitas evidências parecem indicar que pertencemos um ao outro, e que devemos ficar juntos.

*Você sabem, porque já fiz um post no site sobre o assunto, que eu não consigo ler escutando música, ou meu cérebro se concentra na leitura ou na música. Em O segredo de Ella e Micha a autora associou algumas músicas com trechos do livro e não é só citação, elas são relacionadas a alguns sentimentos dos personagens diretamente. Quando eu terminei a leitura, escutei algumas músicas e abaixo coloquei a que eu mais gostei e a que tem mais significado no enredo, por ser a música tema do casal. Espero que curtam.


O Segredo de Ella e Micha - Segredo - Livro 01
Jessica Sorensen
Geração Editorial - Twitter/Facebook

7 comentários:

  1. Aiii, a Aline, colunista do meu site, também leu e adorou. Deu opiniões parecidas com a sua... Estou com ele aqui na fila e louca para começar.

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  2. Eu to curiosa sobre esse livro. Nada que me faça morrer, só curiosa... Apesar da sua resenha...

    beijos, http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Esse livro me conquistou pela capa, na verdade pelas cores... Depois eu fui procurar pela estória e também gostei bastante, espero conseguir comprar logo, gostei muito da sua resenha, me ajudou a saber o que esperar enquanto estiver lendo...
    Beijos!
    http://sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia esse livro
    Mas amei a resenha, parece ser muito bom e a capa é linda

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Denise!
    Li essa história no começo do ano passado, em e-book e gostei mt!
    Cm vc disse, algumas explicações ficam faltando p 'fechar' uma parte da história, mas nada que quebre o encanto do livro! O Micha me conquistou, fato!! Já em algumas vezes tive vontade de dar uns cascudos na Ella hehehehe

    Esperando ansiosa pela continuação!

    Bjooooooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Denise, tudo bem?

    Eu to com esse livro para ler também. Estou só esperando terminar a minha leitura atual para começar essa. A capa é linda e pela sinopse, achei o livro interessante. Bom saber que a leitura é rápida e leve. Imaginava algo mais tenso =)

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Vou confessar uma coisa para você, eu não li essa resenha. É que esse livro será a minha próxima leitura, e fiquei com medo de conter spoiler na resenha, não que eu não goste de spoiler, Amo na verdade. Mas ( sempre esse mas hehe) já ouvi muitas criticas negativas sobre ele, e para não me influenciar para nenhum lado resolvi não ler absolutamente nada sobre ele. Acredito que amanhã já vou começar a lê-lo e espero gostar. Desculpe-me.

    Beijos, Rafael

    livrosvsseries.blogspot.com

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.