Resenha: Feitiço - Saga Encantadas #2

15/01/2014



Cuidado com o que você deseja! Para fãs de Once Upon a Time e Grimm, a série Encantadas prova que contos de fadas são para adultos! 

Você se lembra da história da Cinderela, com sua linda fada madrinha, suas irmãs feias e um príncipe encantado? Então esqueça essa história, pois nesta releitura de Sarah Pinborough ninguém é o que parece.

Em um reino próximo, a realeza anuncia um baile que encontrará uma noiva para o príncipe e parece que o desejo de Cinderela irá ganhar aliados peculiares para ser realizado. Contudo, não será fácil: ela não é a aposta de sua família para esse casamento real, e sua fada madrinha precisa de um favorzinho em troca de transformar essa pobre coitada em uma diva real. 

Enquanto isso, parece que Lilith não está muito contente com os últimos acontecimentos e, ao mesmo tempo em que seu reino parece sucumbir ao frio, ela resolve usar sua magia para satisfazer suas vontades. 

Feitiço é o segundo volume da trilogia iniciada com Veneno, um best-seller inglês clássico e moderno ao mesmo tempo em que recria as personagens mais famosas dos irmãos Grimm com personalidade forte, uma queda por aventuras e, eventualmente, uma sina por encrencas. Princesas, rainhas, reis, caçadores e criaturas da floresta: não acredite na inocência de nenhum deles! 

Palavra da editora: Nada é o que parece no segundo volume da saga encantadas! Em Feitiço, Cinderela, com seu desejo desmensurado de fazer parte da realeza, fará qualquer coisa para obter atenção do príncipe. Mas seria mesmo este um final feliz? – Mariana Rolier 

Feitiço continua sendo narrado em terceira pessoa só que dessa vez acompanhamos o conto de fadas da Cinderela, com mudanças como é o propósito da trilogia. Nesta versão a Cinderela também faz os serviços domésticos e tem uma madrasta que a manda fazer isso. Ela é apaixonada pelo príncipe e quando este decide dar um baile para escolher sua futura noiva, Cinderela deseja poder ir e eis que a sua fada madrinha aparece. Bruxa na verdade, e ao conceder esse desejo à Cinderela, ela pede algo em troca. O que ela pede em troca envolve algo que acontece no primeiro livro da série e vemos como os contos vão se encontrar. A Cinderela queria tanto se casar com o príncipe que nem percebe o quão absurdo é, casar com alguém que ela mal conhece. É onde entra um personagem masculino que vai fazê-la abrir os olhos.

Lembram quando eu disse na resenha de Veneno que eu esperava que a autora me fizesse desgostar das princesas e que as rainhas não fossem tão más assim? Em Feitiço acontece quase isso. A Cinderela não é a menina doce e pura como conhecemos, mas também não é a mimada que eu comentei no livro anterior dessa série. A personalidade dela é a de uma mulher egoísta, ciumenta e mesquinha. Ela tem um pouquinho de sonhadora também e meio aérea, já que ela se apaixona pelo príncipe através de uma foto e quer por tudo casar com ele sem ao menos conhecê-lo. Aliás, esse é um bom questionamento que o livro traz, o amor à primeira vista por meio da beleza. Na verdade não é amor, só um encantamento vazio.

Além da Cinderela temos a madrasta, que não é tão ruim como no conto, e o pai, que não esta morto. Uma das irmãs da Cinderela quase não aparece na estória, mas a outra foi uma surpresa. A Rose é uma mulher determinada e não é cruel nesta versão, pelo contrário, ela ajuda a Cinderela numa situação complicada que ela se envolve na conquista do príncipe. Tem um personagem que rouba dos ricos para dar aos pobres que aparece por aqui também e ele e a Cinderela ficam amigos, um pouco mais que isso em alguns momentos, mas que não é dado a ele um desfecho. Pode ser que ele volte no ultimo livro e eu gostaria que isso acontecesse, que a estória dele fosse entrelaçada com a do próximo conto de fadas. Espero estar certa!!

Sua vida ia ser tão ruim assim para sempre? Só trabalho, só ficar na sombra de Rose e de Ivy? A irmã de criação pobre? A plebeia? Talvez fosse como tinha que ser, mas ela só queria uma noite. Uma noite apenas em que se sentisse especial. ... Só um baile, desejou ela. Ela queria poder ir ao castelo pelo menos uma vez.

Quando eu terminei de ler Feitiço percebi que o enredo de Veneno não tinha terminado, pois o desfecho da Branca de Neve acontece neste segundo livro. É como se a autora tivesse desenvolvido uma trama central que vai permear todos os livros da trilogia, e uma outra trama para cada conto de fadas que ela escolheu. A estória da Cinderela foi concluída, mas agora eu já estou preparada para ela voltar no último livro, já que a Branca de Neve apareceu nesse também. A trama central envolve um conto de fadas que aparece no primeiro livro e que eu achei meio fora de encaixe, ainda acho, mas que eu acredito que fará sentido no último livro. Três personagens também são importantes em todos os livros e aparecem em Veneno. Não desistam dos livros se Veneno não fizer sentido, Feitiço tampa alguns buracos do primeiro volume.

O bom dessa serie é que ela é fácil de ler, em dois dias já tinha terminado Feitiço e meu queixo ficou lá no chão. Gente, estou chocada até agora com o desfecho da Branca de Neve, foi totalmente inesperado para mim e olha que eu vinha tentando adivinhar as coisas e elaborando várias possibilidades. Gostei muito mais desse livro do que do primeiro e achei a autora muito criativa na hora de amarrar os dois contos. É o que eu comentei no outro parágrafo, no começo não faz muito sentido, mas quando você entende a coisa no geral percebe que foi bem pensado. O último livro da trilogia é o conto da Bela Adormecida e depois de ter ficado empolgada com esse, estou desejando muito essa nova estória. Espero meu surpreender e ficar chocada ainda mais.

Quem quer, na verdade, um amor encantado? Ela não queria, nem antes do baile. Ela apenas supunha que eles ia se apaixonar se tivessem a oportunidade, como se o amor fosse algo fácil e não precisasse de nada além de um rostinho bonito e de uma grande vontade de amar.

Feitiço - Saga Encantadas - Livro 2
Sarah Pinborough
Única Editora - Twitter/Facebook


7 comentários:

  1. Oi, Denise :)

    Só eu que acho as capas dessa trilogia muito lindas?!
    Nossa, faz tempo que eu quero ler Veneno e agora virou quase uma necessidade, haha. Como não ficar ansiosa depois de ler que o segundo livro é tão incrível e surpreendente quanto o anterior. Quero ver como ficaram essas novas versões! Além do mais, estou curiosa para saber o que aconteceu com a Branca de Neve, rs.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Sempre achei as capas dessa saga esquisitas. Mas sempre tive vontade de ver veneno, ainda mais depois de saber que eles são baseados em contos de fadas. Confesso que não li a sua resenha por que não quero spoiler do primeiro volume.

    Beijos, Rafael

    livrosvsseries.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia essa série
    Por isso nem li muito a resenha
    Mas parece ser bem interessante

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Apesar de não curtir muito as capas, gostei da resenha e fiquei curiosa. Se o próximo tema do clube do livro da minha cidade for releituras vou ler essa série. :D
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  5. Legal, eu acho legal demais releituras de contos de fada. Sempre contextualizar é uma forma de tornar permanente uma história. Gostei da resenha!

    http://porentrelinhaseestrelas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Achei a capa de Veneno e Feitiço lindíssimas e fiquei super interessada em ler.
    Gosto de releituras de contos de fadas.

    beijos.
    like-a-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Eu amei Veneno e não vejo a hora de ler Feitiço, fiquei ainda mais curiosa com a sua resenha. Beijos

    Estante de Cristal

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.