Retrospectiva 2013: Os melhores livros lidos no ano!

30/12/2013

Lembram que eu falei para vocês no correio passado que eu voltava com os melhores livros lidos de 2013 em vídeo? Pois então, eu tentei e falei quase 20 min e como o youtube só me permite upar vídeos com 15, preferi fazer o post escrito do que dividi-lo em dois.

Considerações sobre essa lista. Ela esta de forma aleatória e se o seu livro favorito ou que você gostou muito não está aqui, não é uma afronta pessoal. Lembrem-se que gosto é aquela coisa que a gente conhece bem, e também pode ser que eu não tenha lido ele ainda.


1. A garota que perseguiu a Lua (Resenha) foi o primeiro livro que li em 2013 e foi uma surpresa muito grande eu ter amado tanto ele. O livro é fininho e com alguns detalhes que chamam a atenção, mas ele me pegou no enredo e personagens. É uma estória tão simples sobre amor e amizade que mesmo depois de vários outros, ainda lembro do enredo.

2. Um livro que eu também li no começo do ano foi A rosa do Inverno (Resenha). Não conhecia a Meg como Patricia e fiquei muito feliz por finalmente conhecê-la, gostei tanto que agora quero todos os livros dela desse gênero. O romance é histórico, bem escrito e com um toque de humor que tornou tudo ainda melhor.

3. Ah, Perry! Sempre que eu lembro de você sinto coisas. kkkk Never Sky (Resenha) chegou para mim de parceria e eu demorei uns dois meses para ler e depois de terminar fiquei 'Porque? o.O'. Foi uma leitura ótima e no meio do livro já estava favoritando e fazendo coraçõezinhos no meu nome e no do Perry. O livro não é tão divulgado quanto merece, mas essa distopia é uma das melhores que já tive a oportunidade de ler.


4. Eu não poderia deixar de citar um livro com o meu ser sobrenatural favorito, Anjos. Coloquei Sobrenatural #2 (Resenha) na lista, mas aqui vale o primeiro também, porque eu sempre vou ler algo envolvendo Anjos. Isso não significa que eu vá gostar de tudo, só que com Sobrenatural foi assim. Eu gostei da protagonista, do jeito que ela é e narra o livro, e gostei de como a autora desenvolveu os Anjos. Vale uma chance!

5. Agora pensem num livro de chorar até desidratar? É esse o estilo de Dançando sobre cacos de vidro (Resenha). Foi uma leitura lindíssima, mas que ao mesmo tempo partiu meu coração por tudo o que acontece, que nada mais é do que a vida. O fato de ficarmos doentes ou morrer é a vida acontecendo, só que isso não deixa de ser triste e nos emocionar, dependendo do contexto e como acontece. Esse não foi só um dos melhores livros que li no ano, foi um dos melhores livros que li na vida também.

6. Se teve um livro que deu uma despirocada na minha cabeça esse ano foi Dearly, Departed (Resenha). Não estou acostumada com zumbis e ler um livro onde tem um perfeito e que eu queria para mim foi estranho. Levem em consideração o fato de eles serem mortos e algumas partes estarem em decomposição que vocês vão entender. Brincadeiras a parte, me envolvi nesse mundo Vitoriano no futuro, onde as mocinhas se vestem com trajes longos e os mocinhos são mortos, mas tão apaixonantes que fica difícil não querer abraçar e levar para casa.


7. Eu já vinha escutando muito gente falando bem de Estilhaça-me (Resenha), mas nunca tinha parado para ler e este ano aconteceu. Depois da estranheza inicial como a forma da escrita, ele fluiu muito bem. Em dois dias já tinha devorado ele e queria mais. É uma trilogia distópica com alguns contos com os pontos de vistas masculinos intercalando. Ahhh esses masculinos do livro tem mexido com a cabeça de nós, pobre meninas sonhadoras. Leiam e fiquem dividas entre Adam e Warner.

8. Jane Austen é um das autoras que eu mais amo de todos os tempos e acredito que isso não seja segredo para ninguém, então tudo o que sai relacionando a ela eu leio. Com As memórias perdidas de Jane Austen (Resenha) não poderia ser diferente. O livro é uma 'biografia' romanceada da vida da criadora do Sr. Darcy. A autora pegou alguns fatos verídicos e misturou com alguns ficcionais e fez um livro maravilhoso.

9. Antes de falar bem de Química Perfeita (Resenha) vou falar mal dele. É uma tristeza que bem essa editora tenha comprado os direitos dele. Jesus me dê forças, porque a maioria dos livros que fazem parte dessa série já foram lançados e aqui no Brasil nem uma previsão eles tem. Enfim, a parte boa é que é um romance YA muito gostoso de ler e que envolve não só a diferença de classe social como a questão da descriminação de imigrantes. A protagonista é uma americana e o protagonista um latino. Humm, latinos...!


10. Se tem livros que as pessoas não dão nada, mas que depois se revelam como obras maravilhosas é a trilogia Legend. Eu descobri essa serie no segundo semestre deste ano e me apaixonei pela proposta dele, uma distopia envolvendo uma lenda e um prodígio. Marcado por mais ação do que romance, nunca fiquei tão mexida com uma frase do que a que aparece em Prodigy (Resenha). O desespero para ter o livro final esta em níveis alarmantes e só digo uma coisa para vocês, leiam por favor. Não dá para imaginar um mundo onde as pessoas não leiam Legend porque é sensacional.

11. Comentei em algum correio que este ano eu li poucos livros nacionais que tenha gostado e Céu em Chamas (Resenha) foi um deles. Contrariando a temida maldição da continuação, Céu em Chamas não perdeu o que eu mais gostei no primeiro: o ar de dia a dia. Eu costumo falar isso para ilustrar que esse é um romance muito real e que os personagens poderiam ser nossos conhecidos e amigos. É aquele formato em novela que o brasileiro gosta, que quando termina um capitulo fica aquele suspense no ar. Além de ter sensualidade, muito romance e drama. Recomendo demais!!

12. Como foi triste concluir uma das séries que mais gosto e para brindar, ou chorar dependendo do ponto de vista, coloquei O destino do Tigre (Resenha) para ilustrar, mas toda a série é ótima. Mitologia, caras gatos, romance, muita gente paparicando a mocinha e eu querendo ser ela é 1% do que a saga do Tigre tem a oferecer. É um entretenimento que você aprende coisas e que sai da leitura doida para aprofundar no assunto. Estou com alguns livros de mitologia para serem lidos por causa dessa saga. Quem não conhece faz favor de ler pelo menos o primeiro!!!


13. E 2013 foi o ano em que eu finalmente conheci o tão amado e odiado Travis Maddox, e foi o ano também em que fui conquistada por ele. Coloquei como melhor leitura Desastre Iminente (Resenha) porque gostei mais desse do que da versão que a Abby narra. Estar dentro da cabeça do Travis foi uma experiência muito intensa e prazerosa. Não concordo e nem discordo do modo que ele age e nem com os sentimentos dele, mas a Abby é uma mulher feliz no livro. Apesar de reclamar, ela aceita toda a situação e contra isso não posso argumentar.

14. Se tem um livro que eu levantei a bandeira durante o ano todo foi No limite da Atração (Resenha), tanto que ele nunca saiu da área de resenha destaque do site. Foi amor a primeira página, assim que comecei a leitura sabia que tinha algo muito bom nas mãos. Este é um daqueles YA que passam uma mensagem bonita e não traz só o romance banal e a sensualidade comum para a idade. Ele passa valores sobre amizade, família, amor, se conhecer e cair, mas nunca deixar de levantar e seguir em frente. Maravilhoso apenas!

15. Embora muita gente não tenha gosta de O inferno de Gabriel (Resenha), e a continuação que eu também li e tem resenha aqui no site, eu amei muito e me identifiquei plenamente com ele. Eu to no momento que a protagonista do livro está, em partes pelo menos. Estou sonhando em fazer um Mestrado na área de Literatura, além de ter saído da faculdade a pouco tempo. O momento dela é o meu, e nós duas só não combinamos mais porque ainda falta um Gabriel na minha vida. Deus, dá pra providenciar um o mais rápido possível? Obrigada!

12 comentários:

  1. Não acredito que ainda não li NENHUM destes :O
    Como podem ser os melhores do ano pra alguém e eu ainda não ter lido?
    Bora anotar alguns para colocar na lista de futuras leituras, acho que vou começar pelo 'A garota que perseguiu a Lua', pq achei a capa lindinha *-*

    Bjs
    http://confraria-cultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Estou lendo a Rosa do Inverno! Tem tanto livro nessa lista que eu ainda não li... Isso me faz ficar pensando que o ano que vem vai ser ainda mais difícil, mas sem drama... A lista está perfeita, pelo menos com os que eu conheço, tem vários livros dela que eu quero ler.
    Beijos!
    http://sobrelivrosesonhos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Dos livros que você citou só li Estilhaça-me.. Dos outros, quero muito ler Never Sky, Dearly Departed e No Limite da Atração =D

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
  4. Oi, Denise! :)

    Adorei o post. Tenho vontade de ler vários dos seus favoritos de 2013, como A Garota que perseguiu a lua, Never Sky e Dearly Departed.
    Eu também sou apaixonada pela Jane Austen. <3 Ela é uma das minhas autoras preferidas. Eu comprei esse livro e ainda não o li, mas acho que irei gostar tanto quanto você. :)

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ei, adorei a sua listinha, alguns livros eu conhecia e outros não.. Com certeza vou anotar aqui alguns para ler depois haha

    Feliz Ano Novo!
    Beijos, http://meuvicioliterario.blogspot.com.br/ <3

    ResponderExcluir
  6. Não li todos estes livros, e alguns deles ainda estão na lista de desejados :/
    Mas se você garante que são tudo isso, vou ter que dar um jeito e quero ler todos eles em 2015.
    Ótimas leituras mesmo!!

    Vim aqui pra desejar um 2014 iluminado!!! Que tudo se realize para você!! Um grande beijo e muito obrigada por fazer parte do meu ano!!!

    Lelê Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oie Deni
    Ótima lista, a maioria dos livros que você mencionou eu quero muito ler, como Never Sky, A menina que perseguiu a Lua, Dançando sobre cacos de vidros e As Memórias Perdidas de Jane Austen.
    Eu já li Estilhaça-me, Química Perfeita e O Destino do tigre.
    Desejo um feliz ano novo e que 2014 seja repleto de alegria, felicidade, amor, paz e saúde para você e sua família.
    Beijos

    Jéssica
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  8. Oiee Denise, tudo bem?

    Aaah, acredita que eu não gostei de Belo Desastre? Não consegui engolir o Travis e nem me interessei em ler Desastre Iminente. Para mim, o livro fluiu até cair no clichê da Abby ceder aos encantos do Travis. Pra 2014 eu quero ler algumas séries e entre elas está Legend e terminar a saga do Tigre *-*

    beijos e um lindo ano novo

    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  9. Quanta coisa bacana
    Desses eu Também já li A rosa do Inverno e Estilhaça-me
    que são realmente fantásticos
    Já estou seguindo ;)

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Desses li Estlhaça-me e A garota que persegui a lua e amei os dois, realmente são muito bons. Estou lendo O inferno de Gabriel e não estou gostando, tá muitooooooo paradão. kkk Sei lá, vamos ver o que vou achar no final dele.
    Beijos!
    Paloma Viricio-Monólogo de Julieta.

    ResponderExcluir
  11. eu amei/amo suas resenhas, terminei de ler o inferno de Gabriel e vou para o 2 agora :)
    http://divergentvote.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Denise,

    Você e os cowboys de Matarana têm uma história antiga. E quando você lê e resenha os meus livros, percebo novos detalhes sobre as histórias que eu mesma construí. Adoro a sua visão crítica, o modo como escreve e o companheirismo.
    Muito obrigada, dona! =D

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.