Resenha: Álbum de Casamento - Quarteto das Noivas #1

24/12/2013


Quando crianças, as amigas Parker, Emma, Laurel e Mac adoravam fazer casamentos de mentirinha no jardim. E elas pensavam em todos os detalhes. Depois de anos dessa brincadeira, não é de surpreender que tenham fundado a Votos, uma empresa de organização de casamentos bem-sucedida. Mas, apesar de planejar e tornar real o dia perfeito para tantos casais, nenhuma delas teve no amor a mesma sorte que tem nos negócios. Até agora. Com várias capas de revistas de noivas no currículo, a fotógrafa Mac é especialista em captar os momentos de pura felicidade, mesmo que nunca os tenha experimentado em sua vida.

Por causa da separação dos pais e de seu difícil relacionamento com eles, Mac não leva muita fé no amor. Por isso não entende o frio na barriga que sente ao reencontrar Carter Maguire, um colega de escola com o qual nunca falara direito. Carter definitivamente não é o seu tipo. Professor de inglês apaixonado pelo que faz, ele cita Shakespeare e usa paletó de tweed. Por causa de uma antiga quedinha por Mac, fica atrapalhado na frente dela, sem saber bem como agir e o que falar. E mesmo assim ela não consegue resistir ao seu charme. Agora Carter está disposto a ganhar o coração de Mac e convencê-la de que ela é capaz de criar suas próprias lembranças felizes.
O que pode sair de quatro meninas que quando crianças gostavam de brincar de casamento? Uma empresa famosa chamada Votos. Mac, Emma, Parker e Laurel são melhores amigas desde criança e quando adultas, decidiram abrir uma empresa que organiza casamentos, levando em consideração as habilidades de cada uma. Álbum de Casamento conta a estória da Mac a fotógrafa da empresa e que durante um descanso do trabalho conhece Carter, o irmão de uma das noivas que a Votos organizará o casamento. Carter e Mac estudaram juntos durante um pequeno período do ensino médio e nessa época, ele tinha uma quedinha por ela. Agora os dois se reencontraram e Carter investirá nessa quedinha e vai ser difícil para a Mac resistir a esse cara atrapalhado e cativante.

O livro é narrado em terceira pessoa acompanhando os pontos de vista das amigas, mas principalmente de Mac e Carter. A Nora é uma autora muito esperta, apresentando as amigas e nos fazendo conhecê-las e interagir com elas, ela incita a nossa empatia não só com a protagonista, mas com todas. A Mac é uma personagem ótima de se ler, engraçada e muito real. Ela tem sérios problemas com casamento devido a mãe, que se casou e namorou homens diferentes com uma facilidade que ela não consegue entender. Esse modelo distorcido de casamento, acaba refletindo no modo como a Mac vê o amor e a união. Ela foge disso e tem muito medo de se envolver.

Nossa, fazia tempo que eu não lia um mocinho tão fofo quanto o Carter e por mais que eu tenha gostado dele, e eu gostei muito, não consigo parar de pensar no quanto ele é um ideal de homem. Acredito que qualquer pessoa que ler o livro vai perceber que é uma escritora idealizando o tipo de homem que a maioria das mulheres desejam, atencioso, cuidadoso, protetor, fiel e por ai vai. Os homens reais possuem defeitos, o que no caso do Carter não acontece, além do fato de ele não existir na vida real. Isso para mim não afetou nada na leitura nem no meu encanto pelo personagem, acho que essa aura de casamento combinou certinho com tudo perfeito. Quem não quer um casamento lindo e que dure para sempre? É um sonho? Pode até ser, mas nem por isso deixamos de desejar.

A primeira coisa que pensou foi 'quem diria?'. Quem poderia imaginar que o professor de inglês, o cara legal que dava com a cara na parede, podia beijar desse jeito?
E por falar em casamentos... gente, que vontade de casar!!! É sério. Em se tratando de uma empresa que organiza esse tipo de evento e onde as quatro amigas fazem alguma coisa nela, é de se esperar que tenhamos detalhes de como funcionam os casamentos e o que acontece por trás do grande dia. Não é nada muito maçante, longe disso, e por mais cansativo que seja para as meninas, elas não deixam de transparecer que amam o que fazem. A Nora tem um jeito de escrever muito envolvente e imaginativo e isso casou super bem na hora de descrever os casamentos. Você vai lendo e se imaginando no lugar da noiva, ou vendo como estão os preparativos da festa, escutando a música e vivendo o ambiente. Por isso eu falei que da vontade de casar porque você quer viver essa magia que o livro passa com o casamento.

Não estou me lembrando agora, mas o outro livro que eu li da autora acredito que classifiquei como hot, então nesse eu esperava que tivesse algumas cenas no estilo, mas não tem. Pode até ter sido uma coisa boa, já que o ar romântico que o livro tem não combinaria com cenas tão descritivas de sexo. O casal se envolve e essas cenas são bem por cima, apenas dando a ideia e deixando que a gente imagine o resto. O foco principal é passar um romance mais água com açúcar, daqueles que fazem a gente suspirar, então o sexo ficou em segundo plano. Tem cenas da Mac com o Carter que são muito bonitinhas e outras engraçadas, ela comentando das orelhas vermelhas dele me fez rir bastante.

Foi uma leitura muito, muito agradável, rápida e leve. Eu esperava que fosse gostar pelos comentários das outras pessoas e sinopse do livro, mas não tanto, logo no começo eu já sabia que ia ser um livro 5 estrelas. Este é um livro para entreter e com uma escrita envolvente, fazer com que você esteja dentro do enredo vivendo o que ela propõe. Como somos apresentadas a todas as meninas neste primeiro livro, a empolgação para ler os outros livros aumenta. O próximo romance, Mar de Rosas, será sobre a florista Emma e eu estou louca para ler. A personagem é a mais otimista do quarteto e também a que mais se empolga com a ideia de casar, então estou esperando algo mais sonhador e cômico.

Vai ser interessante ver os personagens deste livro aparecendo nos outros, já que elas são melhores amigas e uma situação que acontece aqui com a Mac e Carter pode ser concluída nos próximos romances. Espero que a Arqueiro não me faça esperar muito e que aquele ditado literário do 'leio o livro em um dia e espero um ano pela continuação' não se aplique aqui.

Avós usam paletó de tweed. Velhinhos em filmes ingleses antigos usam paletó de tweed. Por que acho sexy ele usar paletó de tweed? Essa é uma pergunta que esta me atormentando.
Álbum de Casamento - Quarteto de Noivas - Livro 01
Nora Roberts
Editora Arqueiro - Twitter/Facebook

4 comentários:

  1. Boa tarde Denise,

    Só leio resenhas positivas em relação a esse livro e a sua não foi diferente, nunca li nada da autora, não é uma leitura pro momento mas futuramente quem sabe.....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Estou com muita vontade de ler essa série
    Amo livros de época

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu penso nesse livro como se fosse algum livro do N. Sparks, bem leve e rápido de ler, estou certa? Beijokas!

    http://umamamaeemapuros.blogspot.com.br/2013/12/mesa-nova.html

    ResponderExcluir
  4. A cada nova resenha que leio sobre esse livro a minha curiosidade só aumenta. Então espero lê-lo em breve e apreciar a leitura.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.