Parabéns Jane Austen!!

16/12/2013

Hoje é um dia muito especial para os fãs da autora Jane Austen. Há 278 anos, nascia a escritora inglesa que seria eternamente conhecida por seus romances de mocinhas espirituosas e mocinhos carrancudos, mas apaixonantes. Para o dia não passar em branco, já que a Jane é uma das minhas escritoras favoritas, decidi fazer esse post para lembrar algumas informações da autora, seus livros e as melhores adaptações. Vamos lá então?!!!


Jane Austen nasceu no dia 16 de dezembro de 1775, na zona rural de Severton, Hampshire, Inglaterra e também cresceu nesta cidade. Seu pai, George Austen, era sacerdote da paróquia da pequena cidade. Junto com a mãe Cassandra, cujo o nome quando solteira era Leigh, tiveram oito filhos, sendo a filha Cassandra a mais próxima de Jane. Foi a irmã que Jane tanto amava quem fez o único retrato conhecido da escritora, que atualmente se encontra na Galeria Nacional de Arte em Londres.


As primeiras escritas de Jane datam de 1787, uma coletânea de diversas paródias da literatura da época chamada Juvenilia (a editora Pedrazul lançará em 2014). Logo depois ela começou a escrever as primeiras versões de Elinor and Marianne, First Impressions, e Susan, que posteriormente viraram Sense and Sensibility, Pride and Prejudice e Northanger Abbey. Lady Susan, um pequeno romance que a maioria desconhece, provavelmente foi escrito nesta época. Ele é uma paródia do estilo sentimental de Samuel Richardson.


Em 1804 Jane escreveu um romance intitulado Os Watson que nunca terminou, dizem que ela não gostou do que tinha escrito e abandonou o romance. Querendo aproveitar o sucesso, anônimo, que o romance Sense and Sensibility fez na época da publicação, em 1814 ela escreveu Mansfield Park e em 1816, Emma.


Em agosto de 1815 Jane começou a escrever Persuasion, mas por se sentir mal a escritora não finalizou a obra. Além deste, a escritora também não terminou Sanditon. Jane Austem faleceu no dia 18 de julho de 1817 aos 41 anos e por muito tempo a sua morte gerou burburinho e até um possível envenenamento foi considerado, mas hoje, considera-se que a sua morte foi devido a Doença de Addison. Ela esta enterrada na Catedral de Winchester.


Embora tenha escrito com propriedade sobre o amor, Jane nunca se casou. Especula-se que ela teve um envolvimento com Thomas Lefroy em 1795, mas nada muito sério e nunca confirmado, já que não existem registros sobre o assunto. Porém, é sabido por todos, que independente de ter vivido uma estória de amor, a autora Jane Austen não poderia ter escrito melhor sobre o assunto. Ela emocionou, emociona e emocionará leitores de diversas gerações.

***Adaptações***

Tenho três indicações de adaptações para vocês. Sei que existem vários livros, filmes, séries, HQs e por ai vai, baseados na vida e na obra de Jane Austen, pretendo ter todos um dia, mas eu escolhi os que já assisti e gostei. O primeiro deles é talvez o que a maioria já conhece, a adaptação cinematográfica de Orgulho e Preconceito. ♥


O outro filme que tenho para indicar é um romance sobre a vida da Jane chamado Amor e Inocência. Ele mistura fatos reais e fictícios e traz a atriz Anne Hathaway como a escritora inglesa. De seriados eu indico todos os que a BBC já produziu. Possuo o box O melhor de Jane Austen da LogOn e os seriados são incríveis.


***Museu***

A casa que autora viveu em Chawton, nos arredores de Alton, Hampshire, Inglaterra, é hoje um museu independente administrado pelo Jane Austen Memorial Trust. Lá tem a maioria dos pertences da escritora e também reconta a sua história. Espero poder visitar um dia.



Fonte - Fonte/Imagens

8 comentários:

  1. Tenho 3 livros dela na estante, mas que ainda não consegui ler por causa da fila de leitura pendente que só cresce.
    O teu post de 'parabéns' reacendeu a vontade de ler, a mesma vontade que eu senti quando estava desesperada atrás de um livro dela, e que quando consegui notei que não teria tempo para ele naquele momento.

    Minha única meta para 2014 vai ser ler os 3 livros dela que tenho.

    Bjs
    http://confraria-cultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ai Jane Austen é diva!!
    Parabéns a essa escritora fantástica!
    Ótimo post, só o que me falta dela que quero muito é o dvd com as minisséries da BBC, quero muito, mas é tão cara! Esperando uma promoção :)
    abraços
    Melissa

    ResponderExcluir
  3. Minha autora preferida!! Já li amor e inocência e assisti ao filme <3

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho orgulho e preconceito e não li ainda ... vale a pena então ? E sobre os dvds é seriado mesmo ? Vi na Saraiva por 69.90 , será que compensa ver os dvds ou comprar os livros ? O que me indicam ? Abraços e obrigada! ps: adorei esse chapéuzinho ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou uma suspeita Aline, acho que tudo o que tem relação com essa autora e suas estórias valem a pena. A Saraiva já vendeu esse box por 40 reais, então se você quiser esperar, pode ser que o preço baixe, mas eu paguei 70 e não me arrependo, é muito bom.

      Leia os livros e veja as adaptações depois!! =D

      Bjs, Denise.

      Excluir
  5. Oie!

    Ainda não li todos os livros da Jane, :\
    O box é lindinho!

    Bj!
    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Post maravilhoso e muito bem delineado, adorei conhecer mais um pouco sobre a autora :) Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Vi o filme Orgulho e Preconceito recentemente e fiquei morrendo de vontade de ler a obra! Ainda nessas férias, com certeza irei conferir a escrita famosa da autora rs Quem sabe eu leio os outros livros dela ;)

    Beijos,
    salaodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.