Resenha Nacional: Suíte Nº3

08/11/2013


Um rapaz trabalha como recreador de hotel e contrai um empréstimo para ajudar o tio doente. A dívida vira uma bola de neve e os agiotas começam a ameaçá-lo de morte. Então ele se aproxima de uma moça solitária, rica e muito culta, com a intenção de conseguir o dinheiro. A moça aceita se envolver, dentro do limite estabelecido pelo seu lado racional. Mas o destino reservou outros planos para eles. 
Vera é uma mulher muito rica, fechada, que dedicou a maior parte da sua vida aos estudos e acabou se tornando solitária. Hospedada em um hotel, ela vê o recreador Sergio e acha ele muito bonito, pouco tempo depois, ela acaba se encontrando com ele em uma livraria e um envolvimento começa. Sergio descobre que Vera é uma mulher rica e decide conquistá-la para saldar a divida que contraiu com um agiota para pagar o tratamento do tio. Ele logo percebe que Vera é diferente das outras mulheres, mesmo mais velha, ela é inexperiente, mas isso não impede de seduzi-la. O que começa como algo passageiro, logo se torna sentimento e Sergio tem que decidir, ou executa o plano ou abre mão do dinheiro de Vera.

O livro é narrado em terceira pessoa e acompanha os protagonistas Vera e Sergio. Como eu comecei a dizer no resumo do enredo, a Vera é uma mulher focada nos estudos e muito solitária, isso é algo que ela se impôs, e com o passar do tempo, ficou difícil sair da concha. O Sergio vem para ser o respiro dela, uma chance de sair da reclusão que é a vida da Vera. Ele é descrito como um homem muito bonito que sabe seduzir, o caráter dele que é um pouco duvidoso, já que ele se aproxima da Vera com intenções nada boas. Confesso que lendo o livro, eu não tive muita empatia por ele não, apenas no fim do livro quando tudo se resolveu eu o vi com outros olhos. O personagem é muito impulsivo e força algumas situações, o que não me agradou.

Quando eu li a sinopse desse livro, eu achei que era uma estória de amor bem romântica e fofa, mas não é bem assim. Isso foi o meu principal problema com o livro, a falta de envolvimento dos personagens. Eles se conhecem e as coisas logo acontecem, não é trabalhado a química inicial e depois desenvolve para o romance. O livro é pequeno, o que propicia para uma restrição de detalhes, mas para fazer o leitor acreditar que existe um envolvimento entre um casal, é preciso de mais elementos do que eles se encontrarem e pronto. Outro ponto contra os livros pequenos é a correria de algumas cenas, com este livro tem partes assim. Senti necessidade de algumas cenas serem mais bem trabalhadas, como o envolvimento do Sergio com agiotas.

Na contra capa do livro vem um aviso de conteúdo adulto e realmente, o livro tem partes eróticas. A maioria das cenas possuem uma descrição comum a livros assim, mas o linguajar é um pouco baixo, no sentido direto. As reviravoltas que o enredo possui é um ponto a favor, mesmo pequeno, o livro tem várias surpresas. Para um livro focado só em dois personagens, isso é algo que não deixa a leitura se tornar chata. O final do livro é um pouco corrido, mas não deixou nada solto, eu só fiquei com dúvida quanto ao final do tio do Sergio, acredito que isso não ficou bem explicado. O resto casou direitinho, inclusive o desfecho é fofo.

Dei três estrelas para o livro, pois como disse acima, o desenvolvimento do romance não me agradou, para mim faltou química por parte dos protagonistas. Tirando isso, a leitura flui bem, a linguagem dele não é complicada e quem gosta de um livro mais objetivo, que vai direto ao ponto na hora de narrar, com certeza vai gostar. A diagramação dele está ótima. Os capitulos são curtos e a fonte boa, a capa é muito bonita e tem tudo a ver com a estória, já que algumas cenas se passam em Paris. O titulo também tem uma referência direta com o enredo, não vou contar porque seria spoiler, a não ser que alguém consiga fazer associação. Eu não consegui, então foi surpresa. Enfim, o livro fez o seu papel, me entreter.

Suíte Nº3
Yeda Lins
Editora Penalux -Twitter/Facebook

9 comentários:

  1. Oie :)
    Já ouvi falar desse livro , mas nunca li a resenha dele , só a sinopse e alguns comentários.
    Não me interessei tanto , mas como você achei que ia ser como um romance fofo , apesar das nada boas intenções do Sergio rs
    Sua resenha ficou ótima e acho que retratou bem os pontos do livro , me decepciona um pouquinho quando o livro é assim corrido , mas mesmo assim acho que seria uma boa leitura para aqueles que gostam de " direto ao ponto " como você disse .
    Ai , agora fiquei curiosa em relação ao título haha não entendi direito o nome, mas pelo visto só lendo...
    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  2. Esse livro eu passo, ele nao me chamou muita atenção.



    xx

    ResponderExcluir
  3. Tivemos praticamente a mesma opinião, eu não gostei do tempo cronológico corrido demais, acaba que a gente não sabe o que levou a tal acontecimento, como chegaram, etc..
    Mas a escrita dela é boa, só falta desenvolver mais.
    Bj

    ResponderExcluir
  4. Parece ser um bom livro
    Apesar do casal não ter química, acho que a leitura compensa

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Esse livro não chamou muito a minha atenção, se a lista de leituras estivesse menor, talvez eu até lesse, mas dessa vez vou ter que passar. Parabéns pela resenha, está ótima.
    Beijos
    se púder visite sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Estou para ler o livro e espero encontrar uma narrativa bacana, apesar de ter tido minhas ilusões destruídas de que iria ler uma história de amor bem fofinha. -rs- Um ponto que me deixou bastante receosa com relação a leitura foi a ausência de detalhes que você mencionou ter encontrar em alguns pontos. Principalmente porque sou daquelas que gosta de cenas bem trabalhadas, onde eu possa sentir que tudo aquilo tem um razão de ser que vai além do que o autor quer. Ademais, espero poder ter uma boa leitura.
    Como sempre, uma ótima resenha Denise.
    Beijos,
    Isabelle | http://www.mundodoslivros.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá Denise,

    Sua resenha esta muito boa e esclarecedora, esse livro não faz meu estilo, mas gostei da capa...abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oie Deni
    Bem, eu gosto de personagens que tenham bastante química e que o romance seja bem explorado, que me deixe extasiada com tamanho amor,e por isso não sei se leria o livro.
    E também algumas cenas que são muito apressadas e a falta de mais elaboração de algumas cenas me deixaram mais desanimada para ler o livro.
    Parabéns pela resenha.

    Jéssica
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  9. Esse livro não me chamou atenção..
    infelizmente..

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.