Resenha: Tipo Destino

27/09/2013


Lani e Erin são melhores amigas, embora não tenham muito a ver uma com a outra. Lani é uma taurina tranquila e Erin é a impetuosa leonina. Uma adora Astrologia (e outras artes adivinhatórias também) e ficar em casa; a outra gosta de pessoas e baladas. Suas preferências — incluindo pizzas e meninos — são bastante diferentes, ou eram, até que Erin começou a namorar Jason… 

Assim que Lani conheceu o namorado de Erin, sentiu uma enorme conexão com ele. Uma sensação de que já se conheciam a vida toda. E, apesar de acreditar que ele sentia o mesmo, ela sempre soube que Jason estava fora de cogitação, afinal, ele era quem ele era! Ela decidiu ignorar seus sentimentos. Não importava o quanto quisesse ficar perto de Jason, nada a demoveria da ideia de se manter distante dele. Então, Erin viajou durante todo o verão… 

“Este livro me deu vontade de mudar minha vida.” THE TRUTH ABOUT BOOKS

“Uma narrativa inteligente e rápida…” KIRKUS REVIEWS 
Tipo Destino vai contar a estória das melhores amigas Lani e Erin, que embora diferentes, são ligadas por algo que aconteceu no passado. Um novo ano trás novas possibilidades e uma delas está envolvida por um garoto totalmente irresistível, Jason. Erin e Jason começam a sair, e Lani ao conhecer o namorado de sua amiga, percebe que eles tem muitas coisas em comum e isso desperta nela vários conflitos. Ela não sabe como lidar com a atração que surge por parte dela e que aos poucos ela descobre, por parte dele também. Será que Lani deve arriscar sua amizade por causa de um garoto, ou deve esquecer o que está sentindo por Jason?

A protagonista Lani é quem narra o livro, e a personalidade dela é a de uma adolescente americana um pouquinho diferente, já que ela tem um forte apelo ativista, assim com a família. Ela é mais contida, na dela e não tem uma facilidade tão grande de lidar com as pessoas. O que é bastante, relembrando os tempos de adolescente. Já Erin é o seu completo oposto, ela gosta de chamar a atenção, ser o centro de tudo e é espontânea. A principio você não entende muito como as duas podem ser amigas, mas além de um acontecimento do passado, ambas gostam de Astrologia, então isso também favorece a amizade.

Fora as duas, nós temos o pivô do que vai fazer as coisas acontecerem no livro, Jason. Além dele ser "perfeito", que é como a maioria das meninas descrevem aquele cara bonito e que demostra interesse por elas, me chamou a atenção a sensibilidade desse personagem. Ele é muito coerente com a situação em que se encontra, se encantar por uma amiga, mas depois querer ficar com a outra. Em nenhum momento eu vi deslealdade da parte dele ou uma forma de tirar vantagem ao ficar com as duas, foi mais um erro de julgamento mesmo. O último personagem que vale ser ressaltado é o Blake, melhor amigo da Lani. Ele é um amor gente e passa por uma situação complicada envolvendo quem ele é.

Eu sou apaixonada pela escrita da Susane. O quanto eu me envolvo com os seus livros e leio eles rápido é uma coisa absurda. Acredito que seja a junção de uma estória simples, com personagens que você sempre se identifica. Adoro como ela coloca algo para fazer a gente refletir e já tinha comentado sobre isso nos outros livros. Nesse, isso é um pouco diferente, a protagonista ou os outros personagens do livro não tem problemas sérios, mas passam por vários questionamentos pertinentes a idade deles, como aceitação, qual o lugar deles no grupo em que convivem, o primeiro amor e o valor da amizade. Tem uma parte, mas para o fim do livro, que é angustiante. A vingança é sempre algo prejudicial, mas neste livro, a situação chega meio que ao extremo.

Fico triste quando falam que os livros da Susane são ruins ou tem protagonistas chatas, e que a leitura acaba não sendo proveitosa. O segredo dos livros dela, é você não ler pensando que vai encontrar a nata da literatura e nem cosia do tipo. Estes são para entreter, para você passar um tempo sem se preocupar em descobrir um mistério, por exemplo, ou raciocinar demais para compreender o enredo. Outra coisa, esses livros são para uma faixa etária de 15 e 16 anos, não adianta ler com a sua cabeça de 20, não vai rolar. Tente se colocar no lugar da protagonista e viver a estória que ela ta narrando, sempre funciona para mim.

Esse é o livro que a autora revelou, com exclusividade para o Seja Cult, que vai virar filme. Eu estou empolgada com isso, ainda mais por ele não ser tão conhecido e fazer parte de alguma franquia, porque dai ele traria toda aquela bagagem que eu não curto muito. Vou tentar acompanhar o processo e torcer para que ele saia logo. Não pensei em ninguém especifico para os atores, mas espero que eles combinem o máximo possível com o que a autora descreve. Foi uma leitura super agradável, que recomendo a todos que querem um livro leve e com algumas doses de reflexão adolescente.

Sempre esperei por esse momento, quando eu finalmente me sentiria forte o bastante para superar o medo. Quando tudo começaria a se encaixar no lugar. Minha vida finalmente tem a chance de ser tudo o que eu sempre quis que ela fosse.
Tipo Destino - E se sua alma gêmea fosse o namorado de sua melhor amiga?
Susane Colasanti
Editora Novo Conceito - Twitter/Facebook

7 comentários:

  1. Tenho muita vontade de ler esse livro, pena que não consegui pedir a tempo
    E essa capa é linda

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu queria ler esse livro quando vi a capa em dos blogs internacionais que acompanho, há um bom tempo atrás, mas depois nunca mais ouvi falar dele e acabei esquecendo.
    Quando a NC começou a publicar os livros dela, vou confessar que com todos os comentários negativos que li sobre os outros livros da autora, nem dei muita atenção a esse livro.
    Mas aí veio a sua resenha e droga, agora eu quero ler!
    Adicionando mais um na listinha de "livros para ler após o lançamento do meu livro".
    Realmente, há alguns livros que você precisa começar a ler sem muitas expectativas, porque se não, no fim você não vai achá-lo tão legal.

    Beijos,
    Letícia - Literature Diary

    ResponderExcluir
  3. Fiquei bem curiosa. Parece ser daqueles que a gente começa a ler e não consegue mais parar, querendo saber o que vem depois!

    ResponderExcluir
  4. Achei legal, apesar de não ficar super curiosa ou louca para ler esse livro rs.
    Parece bem leve, algo para se ler depois de um livro super impactante, só para quebrar a tensão. heheh

    bjs
    www.like-a-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Eu fiquei bastante interessada nesse livro assim que vi a sinopse quando foi lançado. A historia parece ser bem interessante - é o que eu penso - adorei a sua resenha ;)
    Aquela foto ali em cima é do filme Brilho eterno de uma mente sem lembranças? Minha amiga me falou dele, um dia eu assisto ^^

    Beijos,
    Estou seguindo e curti sua fan page,
    passa lá no meu blog
    Gota d'explosão | Facebook

    ResponderExcluir
  6. Não curti muito esse livro... Não gosto de astrologia, então nada do que a Lani falava fazia sentido ou mudava minha vida, sabe? Não foi uma leitura que eu me identificasse. E a Erin é muito impulsiva, nossa! Mas entendo: deve ser horrível você estar com um cara, ele terminar com você, e depois você descobrir que ele está com sua melhor amiga.

    @mmundodetinta
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu ainda não conheço os livros da Susane, mas tenho certeza de que vou gostar. Algumas pessoas falam que são livros pra jovens, coisa e tal, mas uma leitura que nos faz lembrar da juventude deve ser boa. Adorei saber que vai virar filme. Em breve vou ler Bem Mais Perto..
    Beijo.

    Bye da Pah
    Livros Estrelas

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.