Primeiro romance da Série dos Robôs de Isaac Asimov volta às prateleiras

30/09/2013

Publicado no início da década de 1950, As Cavernas de Aço, escrito por Isaac Asimov, é o primeiro romance da consagrada Série dos Robôs. Asimov, ou o Bom Doutor (como era conhecido), é considerado por muitos fãs e críticos como o maior escritor de ficção científica de todos os tempos.


As Cavernas de Aço nasceu com um desafio. Asimov queria provar para seu editor, John W. Campbell, que a ficção científica não era limitada e poderia ser incorporada a qualquer gênero literário. Foi assim que elaborou um enredo envolvendo um robô e um investigador de polícia. A história saiu primeiramente na revista Galaxy Science Fiction, em três partes, e um ano depois foi publicada como livro. O sucesso foi tão grande, que era inevitável que Asimov escrevesse uma sequência. Assim escreveu The Naked Sun, e depois The Robots of Dawn, e Robots and Empire, criando a Série dos Robôs. O segundo livro, The Naked Sun (ainda sem título em português), será lançado pela Aleph em 2014.

Na trama de As Cavernas de Aço, Os Mundos Siderais, antigas colônias da Terra, possuem rígidas leis de imigração, e não aceitam mais terráqueos em seus planetas. Para agravar a situação, os robôs estão substituindo grande parte da mão de obra trabalhadora na Terra, levando os humanos a perderem seus empregos e privilégios de cidadãos. Um brutal assassinato pode comprometer as relações diplomáticas entre esses dois mundos: um roboticista Sideral é morto em sua residência, nos arredores de Nova York, e as suspeitas recaem sobre um terráqueo. É quando entra em cena Elijah Baley, um investigador nova-iorquino encarregado de solucionar o caso antes que a situação fuja de controle. Para cooperar com o caso, os Siderais enviam um parceiro inusitado: um robô.


Curiosidades 

> As Cavernas de Aço foi publicado no Brasil em 1976, pela editora Hemus, com o nome de Caça aos Robôs.

> Em 2011, foi divulgado que As Cavernas de Aço ganharia uma versão para os cinemas assinada por Henry Robinson, designer gráfico conhecido principalmente pela abertura de Sherlock Holmes, e produzida pela FOX. Até o momento, não há novidades sobre o projeto.

> Os robôs estão em alta. A FOX está produzindo o seriado Almost Humans, criado por J. J. Abrams (Star Trek, Lost), J. H. Wyman (Fringe) e Bryan Burk, com um enredo bem semelhante ao de As Cavernas de Aço. O lançamento da série está previsto para 4 de novembro. Mais informações.

> Isaac Asimov ganhou renome com a série Fundação - eleita, em 1966, a melhor série de ficção científica de todos os tempos, superando concorrentes de peso como O Senhor dos Anéis, de J.R.R. Tolkien.

> Além dos hollywoodianos Eu, Robô e O Homem Bicentenário, outros livros de Asimov foram adaptados para o cinema, entre eles O Fim da Eternidade, que ganhou uma versão tão rara quanto bem comentada, produzida em 1987 na extinta União Soviética.

> Isaac Asimov escreveu também dezenas de livros de divulgação científica e, por isso, também exercia o papel de consultor científico para algumas obras. Foi o que fez, por exemplo, no primeiro filme de Jornada nas Estrelas para o cinema, em 1979.

> Em 2009, uma cratera de Marte foi batizada com o nome Asimov, em sua homenagem. Outros títulos de Asimov publicados pela Aleph:

> Trilogia da Fundação (box) 
> Fundação 
> Fundação e Império 
> Segunda Fundação 
> Limites da Fundação 
> Fundação e Terra 
> O Fim da Eternidade 
> Os Próprios Deuses 

Título: As Cavernas de Aço 
Autor: Isaac Asimov 
Tradução: Aline Storto Pereira 
Formato: 14x21cm 
Nº de páginas: 304 
Preço de capa: R$ 46,00 
Editora: Aleph 
ISBN: 978-85-7657-150-6

2 comentários:

  1. Nossa que show! Não sabia nada disso,nem conhecia esse livro ou autor, acredita? Gostei bastante da postagem.
    Beijos!
    Paloma Viricio-Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o livro, mas achei interessante a proposta do autor.
    Ótimo post!!

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.