Resenha e Promoção: A espada na Pedra - O Único e Eterno Rei (Volume I)

16/07/2013


Seria inconcebível o sucesso extraordinário de histórias como O Senhor dos anéis e Harry Potter sem que, antes delas, existisse a seminal e insuperável obra de T.H. White, O único e eterno rei, da qual A espada na pedra é o primeiro dos cinco volumes. Esta versão definitiva da lenda arturiana, lida e amada por todas as gerações e fonte generosa de inúmeras outras obras no cinema, no teatro e na literatura, é uma influência cultural decisiva do nosso tempo. Este primeiro volume apresenta a educação do jovem Arthur, aqui apelidado Wart, sob o teto de seu tutor, sir Ector, e introduz a figura de seu grande guia da vida inteira, o mago Merlin.

Dos cinco volumes que compõem a saga, este é o de maior apelo entre jovens. Ao inaugurar a história, A espada na pedra toca na mais explícita manifestação da permanência da vida humana, a predestinação, que é a garantia da justiça, patrocinada por um poder maior, a divindade. Só esse aspecto já serve para definir O único e eterno rei como um monumento à transcendência enredando os leitores numa teia feita de aventura, agilidade, humor, assombro. O rito de passagem enfrentado pelo jovem que o destino escolhe para ser o rei é a metáfora da luta para merecer a eternidade: aprender os segredos é aprender a ser digno da escolha; e o aprendizado se faz dentro dos princípios da ética e da estratégia.

Eu conheço a estória do Rei Arthur bem por cima, pelas explicações da aula de Literatura na faculdade, e embora goste do tema, não conhecia essa série de livros. Fiquei sabendo quando recebi o e-mail com o lançamento dele e me interessei muito, seria a oportunidade de me aprofundar no assunto. Não me arrependi da leitura, mas tenho algumas ressalvas como vocês podem ler abaixo.

O livro é narrado em terceira pessoa, pelo autor T. H. White, que não só narra a estória, como também da as suas opiniões e antecipa fatos. Na verdade ele faz grandes interferências no enredo, naquele estilo de confundir os leitores mais desavisados. E quando digo leitores desavisados, digo eu mesma. Até perceber que quem narrava o livro era o autor, eu ficava "tem algo errado" o tempo todo. Isso porque não fazia sentido as épocas misturadas. Como por exemplo, o livro é narrado no séc. XII, mas ele cita fatos do séc. XX.

Outro fato que me causou estranheza foi a linguagem. O livro tem muitas palavras repetidas, o que deixaram o ele cansativo em certos momentos. Eu não sei se o original é assim também, mas demorou um pouco para eu pegar o ritmo da leitura com essa tradução. Além disso, ele possui palavras estranhas e algumas até desconhecidas. Tem um personagem chamado Rei Pellinore que utiliza algumas palavras mais antigas e que normalmente não usamos muito. Foi até difícil achar no dicionario algumas. Acredito que o autor quis dar um ar arcaico a obra com o uso desse linguajar.

Para ser sincera, eu esperava que o livro fosse mais histórico do que fantasioso. Ele aborda o mito Arthur por um lado mágico e não tão sério quanto eu achava que seria. O livro tem muitas situações inusitadas, como o Wart se transformando em animais e esses falando, ou criaturas que são a junção de várias outras especies. Isso deu ao livro uma leveza de literatura jovem, onde tudo pode acontecer se você acreditar. As coisas só se tornam mais sérias e parecidas com o que eu conhecia da lenda do Arthur no fim, que é onde o fato mais conhecido acontece e deixa um gancho para o próximo livro.

Eu gostei da leitura e dei quatro estrelas para ele no skoob. Acredito que os próximos livros devam ter um crescimento do personagem, já que a série acompanha a vida inteira do Arthur. O segundo livro acabou de ser lançado e vai nos apresentar a vilã da estória, Morgause. Sim, a própria Morgana, nome traduzido para o português. O filme A espada era a lei é esse livro inteiro, até o jeito do Merlin, meio doido e sem noção, é como está descrito nesse livro. Essa série deu inspiração para autores como J. R. R. Tolkien, J. K. Rowling e Marion Zimmer Bradley, então, a série merece uma chance.

Fica aqui um comentário sobre essa nova edição que a Hamelin fez. Está linda. A capa, folhas amarelas e com detalhes vermelhos em todas as páginas, os começos de capítulo com alguns arabescos, dão um charme especial a obra. Sem contar as ilustrações do começo do livro e um estudo auxiliar no fim dele. Esse estudo fala sobre a série, o autor, alguns personagens e símbolos. Recomendo lerem depois, já que ele comenta sobre os outros livros.

Educação é experiência, e a essência da experiência é a autoconfiança.

A Espada na Pedra - O Único e Eterno Rei - Volume I
T.H. White
Editora Hamelin

*Promoção*

E como eu tinha prometido, o site vai sortear um exemplar de A espada na Pedra mais folder promocional do livro. As regras estão abaixo e não tem nenhuma obrigatória, por isso, participem muito!!!


Prêmio: livro A espada na Pedra + folder promocional do livro.

Regras:

-A promoção inicia hoje, 16/07, e vai até 10/08 e o resultado sai dia 11/08.

-Preencha o Rafflecopter com os dados verdadeiros, já que irei conferir se a pessoa seguiu corretamente as regras.

-A promoção não tem regras obrigatórias, então mesmo que você não tenha todas as redes sociais da promoção, poderá participar.

-Para participar você deverá escolher ser registrado com seu facebook OU e-mail, serão desclassificados os participantes que preencherem duas vezes o formulário.

-Os prêmios serão enviados em até 60 dias após o contato feito com o ganhador.

-Qualquer dúvida sobre o funcionamento da promoção entre em contato com o site pelo e-mail: sitesejacult@gmail.com ou @dnisin

-O participante deverá ter endereço de entrega em território brasileiro.

-Uma vez que o contato seja feito com o ganhador, este terá até 3 dias para retornar com seu endereço de entrega. Caso isto não ocorra será realizado um novo sorteio.

*Lembrando que o livro possui um defeito na parte de baixo da capa, como mostro nesse vídeo. Os que preencherem o formulário confirmam estar cientes disso.

a Rafflecopter giveaway

*Resultado*

Fiquei muito feliz com todos os que participaram da promoção, obrigada. O que vocês estão interessados mesmo é no vencedor, então vamos lá.



Parabéns Eva Munhoz!!! Você tem 72h para responder o e-mail que será enviado a você ou um novo sorteio será feito.

Na barra lateral do site ainda tem outras promoções rolando, não deixem de conferir e participar.

25 comentários:

  1. Participando e torcendo pra ganhar depois dessa resenha linda

    Beijos
    @_RayPereira
    http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Sempre gostei de livros que contam ou relatem coisas que ocorreram no passado. E pensei que este livro seria mais real ao ocorrido com a história de Artur. Sempre fui louca por saber mais sobre a história se é real ou ficção. E pelo que pude notar na sua resenha, ele não é tão fiel assim. Mas mesmo assim vou dar uma lida,já que você diz valer a pena. Beijos.
    Beth
    elizabethmsalles@hotmail.com

    Não sabia se era pra comentar aqui sobre a resenha, mais a fiz. Se não for me avise. Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. SEGUIDORA : ANDRESSA NUNES

    Resenha bem estruturada, abordando pontos importantes do livro, nos dando uma boa noção sobre o enredo, facilitando o entendimento por parte de quem lê, boa pedida para os leitores.

    ResponderExcluir
  4. Eu já li um livro do Rei Arthur faz tempo, eu era bem pequena, acho que nem entendi muita coisa porque não era livro pra criança. Mas eu ainda me lembro de algumas coisas.
    Achei linda a capa de A espada na Pedra, fiquei com muita vontade ler!!

    ResponderExcluir
  5. Gosto da história de rei Arthur e de suas adaptações. Achei a narrativa desse livro um pouco confusa, mas que sabe um dia eu decida lê-lo.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. que demais!
    o livro parece ser incrível e não podemos perder a oportunidade de ganhar esse livro!
    <3

    http://newdaynewdress.wordpress.com
    beijinho!

    ResponderExcluir
  7. 5 volumes? Acho que vou demorar um pouco mais para começar a ler mais esta série.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  8. Hey
    Só conheço a história do Arthur pelo que falam e pelo filme que vi. Mas não lembro MUITA coisa..
    Minha prima tinha até uma VHS do desenho haha

    Mas palavras repetidas? Sinônimos, oi?
    Não conhecia o livro, mas fiquei curiosa para ler algo sobre o assunto

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  9. Oi !

    Não conhecia esse livro , muito menos o autor , mas me interessei tanto por ele que vou participar da promo ;)

    Parabéns pelo blog ;)

    http://livroselivrosana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Muito bacana esses livros meio históricos
    Gostei bastante das dicas

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Denise!
    Isso vai parecer estranho, mas esse é o tipo de história que adoro ver o filme, mas não curto ler. Tipo Senhor dos Aneis, Game of Thrones... toda vez que vejo uma sinopse assim já penso que a leitura vai ser cansativa.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  12. Amei a resenha, parece ser um livro bem interessante, adoro livros com essa temática, participando ><


    Beijinhos,
    Lia *.*
    www.limaoealecrim.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Denise,

    Gostei muito da sua resenha foi bem esclarecedora e nos tira muitas dúvidas. gostaria muito de ler esse livro, mas confesso que não gostei da capa....abraços e participando do sorteio.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá,nunca lia história do rei Arthur,mas deve ser maravilhosa!já ouvi alguns relatos e esse livro me parece ser muito bom!bjs e participando!!

    ResponderExcluir
  15. Nunca li nenhum livro que contasse a história do rei Arthur, mas já estava curiosa com alguns, e agora também este, que parece ser bem interessante.
    Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  16. É interessante que o Rei Artur é um personagem tão conhecido que a gente até pensa nele como sendo um personagem histórico e não um mito, parece ser bem interessante essa série, pena serem 5 volumes.

    ResponderExcluir
  17. Sempre fui fã desse gênero de livros que nos levam a imaginar como seria viver em uma epoca como a de Rei Arthur, The Lord of The Rings, Harry Potter, Game of Thrones, com bastante lutas com espadas, cavalaria, feitiços; eu gostaria de adquirir o livro pelo prazer de ter mais esse livro na minha prateleira. A fantasia de A espada na Pedra me contagiou eu quero incontrolavelmente esse belissimo livro, quero entrar novamente nesse mundo da fantasia.
    alexsandercosta08@gmail.com

    ResponderExcluir
  18. Ainda não conhecia o livro,espero ganhar.
    Participando.
    magiasbooklivros@hotail.com

    ResponderExcluir
  19. Não conhecia o livro, me chamou bastante atenção a capa, e parei para ler sobre, e adorei, o livro é como eu gosto!
    gabriellemedina@hotmail.com
    Participando e torcendo demais, se não vou ter que compra-lo

    ResponderExcluir
  20. Ahhh estou louca por esse livro. Adoro estórias assim :3
    Participando da promoção :)
    nnathyyn@gmail.com

    ResponderExcluir
  21. Eu gosto da história de Arthur e quero ler diferentes versões dela. Espero que apesar dos poréns do livro a leitura dê certo para mim.

    Érica Martins
    Espiral dos Sonhos

    ResponderExcluir
  22. Só pra constar, é este o livro em que foi baseado o desenho da Disney "A Espada Era a Lei"! Por sinal, a Madame Min, que tem uma participação razoável na história, mal aparece por aqui (aquela luta dela com Merlin, na qual eles se transformam em vários animais, está faltando nesta edição brasileira). Creio que esta seja a versão norte-americana, que obrigou o autor a cortar algumas coisas e incluir eventos do quinto livro. Só não fico com mais raiva porque comprei (mais ou menos) barato no sebo!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.