Resenha: Destrua-me

02/07/2013


Destrua-me é um conto que a autora Tahereh Mafi escreveu para nos dar a visão do Warner do que acontece em Estilhaça-me. Esse último é o primeiro livro da trilogia, que deve ser concluída em 2014, e o segundo foi lançado a pouco pela editora Novo Conceito. No meu ponto de vista, o conto tem sim muitas informações (spoilers) sobre o primeiro livro e acredito que sobre o segundo também, já que um novo personagem aparece nesse conto e revela uma ideia que ele dará continuidade mais para frente. Então, sugiro que vocês leiam os livros na ordem, primeiro Estilhaça-me, depois Destrua-me que tem menos de 100 paginas e Liberta-me.

Não vou dar spoiler nenhum nos próximos parágrafos, por isso, fiquem tranquilos. Eu já tinha comentando numa rede social que num triangulo amoroso é difícil a autora não dar pistas de com quem a mocinha irá ficar. Ou a protagonista conhece o preferido primeiro e fica mexida, não dando espaço para a outra ponta do triangulo, ou a autora o coloca para narrar trechos do livro ou por fim, ela faz um livro para expor o ponto de vista dele. Esse é o caso deste conto. Eu sou team Adam, personagem que conhecemos em Estilhaça-me, mas eu já tenho quase certeza que as coisas vão virar e a Juliette se envolverá com o Warner. Para quem ainda tem dúvidas, esse conto sana todas.

E se ele pensa que é o par ideal para ela, está muito enganado, ele ainda é mais idiota do que eu imaginava.

O conto é narrado em primeira pessoa, pelo Warner, e começa um pouquinho antes do fim de Estilhaça-me. Depois ele conta como soube da Juliette, a viu pela primeira vez, algumas das suas motivações, os seus sentimentos e como as coisas caminharam depois do que acontece no fim do primeiro livro. Ele é muito aberto e verdadeiro nesse conto. Em Estilhaça-me o Warner além de ser o líder do setor 45 é também o vilão, e ler que esse vilão é tão humano e vulnerável quanto qualquer outro personagem, deixa tudo mais interessante para a continuação. Muito do que ele se tornou é por causa de um personagem que aparece no conto e ele deixa isso bem claro, mais até, o Warner tem verdadeiro ódio por essa pessoa. Senti que um confronto, de grandes proporções, está por vir entre os dois.

Após o conto eu continuo sendo team Adam, mesmo ficando mexida com a visão do Warner dos acontecimentos e seus sentimentos intensos, um pouco obsessivos, pela Juliette. Algo importante sobre o conto é que ele apresenta uma visão a mais da relação dela com os pais e de algumas situações do tempo que ela estava no hospício. Ele encontra um objeto que acaba revelando muito mais da Juliette do que ele conhecia e isso mexe demais com ele. O fim do conto me deixou com uma pulguinha, eu acho que o trio, Adam, Warner e Juliette, são bem mais parecidos do que a gente pensa. Não sei, é uma ideia. Agora, estou pronta para ler Liberta-me e isso acontecerá muito em breve.

Criei a reputação de ser alguém frio, um monstro que não teme nada nem ninguém. Mas tudo isso é ilusório. Porque a verdade é que não passo de um covarde.

Destrua-me
Tahereh Mafi
Editora Novo Conceito

12 comentários:

  1. Eu sei que, pela lógica eterna dos livros YA, a Julliete vai acabar com o Adam. Mas caramba, eu amo o Warner e sou Team Warner all the way. "Destrua-me" me destruiu mesmo e ainda to em pedacinhos. Ler "Liberta-me" depois disso - conhecendo o Warner como conheci em "Destrua-me" - só me deixou torcendo ainda mais pelo personagem. MEsmo que ele não termine com a Julliete, torço muito que ele tenha um final digno e que não morra só pq ficou marcado como vilão lá no começo.

    ResponderExcluir
  2. Me diga, por qual motivo mais um triângulo amoroso? Esses autores só sabem escrever sobre isso? Que droga!
    Enfim, passou o momento desabafo. haha

    Eu #choro porque não tenho ainda esses livros, eu quero tanto os dois e mais esse conto, mas até lá...
    rsrs

    E é legal o propósito desses contos, sempre dá pra ter uma ideia de um personagem que demonstra ser outra coisa.

    ResponderExcluir
  3. Já li esse livro e amei
    Mas sempre fico com mais e mais vontade de saber da vida dele, mas acho que só teremos isso no 3° livro da série
    E muitas atitudes que ele tem com os soldados e os civis são surpreendentes

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Estou na espera de completar a série pra ler tudo de um vez e estou gostando muito das resenhas que leio isso só me deixa mais curiosa pra ler tudo logo.
    Não gosto quando eles colocam triangulo amoroso mas fazer o que né.

    ResponderExcluir
  5. Spoileeeeeeeer spoiler everywhere! Mentira, to brincando. Eu preciso ler esses livros, mas minha lista não para de crescer. Fica complicado. A resenha ficou ótima, como sempre, Denise ;)

    Beijos
    @_RayPereira
    http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Denise!
    Eu não tenho vontade de ler esse conto porque não gostei de Estilhaça-me... Mas já vi que o segundo livro está a venda nas livrarias (pelo menos acho que é ele)!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  7. Eu estou esperando terminar a serie pra ler tudo de vez, porque não aguento ficar esperando.
    Mas não sei se vou aguentar até ano que vem pra começar ler.

    ResponderExcluir
  8. Gente, eu nunca li Estilhaça-me! Acompanhei toda a divulgação dele, muitas resenhas, todas essas coisas lá pelo ano passado, e sempre muito curiosa pra ler, mas até hoje não tive oportunidade. Li a tua resenha mesmo assim, meio chateada por estar por fora da história :/

    ResponderExcluir
  9. Nunca li esse , agora fiquei curiosa pra lê-lo , a história parece ser mt mt e mt boa!

    maquiagenseseusafins.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Sério eu iria amar a Tahereh Mafi se ela mudasse esse conceito de YA que a Priscila citou acima. Confesso que depois de ler destrua-me tive que reler estilhaça-me para descobrir pq odiava o Warner antes e cara eu tive mais certeza ainda do ódio que sentia por ele, mas acontece que ao terminar Liberta-me eu já não era mais eu e não tinha nenhum controle com relação aos meus sentimentos pelo Warner. Ele simplesmente se tornou tudo o que as mulheres gostam!

    ResponderExcluir
  11. Eu pretendo ler esse conto, mas não agora, pois tenho alguns livros, que quero ler primeiro.

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu quero muito ler Estilhaça-me e depois de ver aqui que vai ter outro livro, minha curiosidade só aumentou! Ainda bem que você não entregou nada , assim mantém o suspense! Já havia lido algumas páginas, vou juntar $ e compara! kkkkkk
    Um abraço.
    Amanda Ramos

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.