Resenha de Ouro e Promoção: O cão dos Baskerville

23/07/2013


Conhecido como um dos primeiros best-sellers do século XX e considerado o melhor romance policial já escrito, O cão dos Baskerville arrebata o leitor com seu enredo de horror gótico, um clima de ameaça constante, estranhas pistas e inúmeros suspeitos. Baseado em lendas locais sobre cães negros e fantasmas vingativos, esse é mais um caso brilhante do imbatível detetive de Baker Street.
Uma maldição ronda a família Baskerville desde que um dos seus raptou uma moça. Diz a lenda que ela tentou fugir e o raptor e seus amigos, tentaram pegá-la de volta, mas foram todos mortos por um cão gigante. Depois desse dia, todos os Baskerville que vivem na pequena charneca perto de Londres morrem. Após o último morto, um novo descendente assume sua herança e vai morar no solar, mas ele não vai enfrentar essa maldição sozinho, ele tem a ajuda do detetive Sherlock Holmes e seu amigo Watson para desvendar esse mistério. Seria mesmo os Baskerville amaldiçoados ou tudo não passa de um plano de alguém que quer ver essa família longe do solar?

Quem narra O cão dos Baskerville é o assistente do Sherlock, Watson. Não é nesse livro que somos apresentado com mais detalhes a ele, na verdade, a estória já começa com a apresentação do caso. O livro não ser narrado pelo Sherlock faz todo o sentido, não sei se conseguiríamos acompanhar a mente dele ou ficaríamos com tanta expectativa do próximo passo. Costumo dizer que o Watson somos nós nos livros do Holmes, porque por mais que ele participe do enredo, não consegue acompanhar tudo. Eu não gosto muito do narrador personagem, quem leu a resenha de O grande Gatsby sabe disso, mas com esse livro em especial eu abro uma exceção.

Essa versão da Zahar possui mais de 40 ilustrações originais, publicadas no periódico britânico Strand Magazine entre os anos de 1901 e 1902. Naquela época, as estórias de Conan Doyle eram publicados em fascículos mensais e com os desenhos para auxiliar os leitores a visualizar suas ideias. De lá para cá, muitas versões para o cinema e tv dos livros dele foram feitas e cada um tem na cabeça como seriam os personagens de Doyle. Só que ver as ilustrações originais deu uma perspectiva diferente ao enredo, pois eu imaginava o Sherlock e o Watson mais parecidos com os atores da série da BBC, mas é claro que as ilustrações dessa versão tendem a refletir o inicio do séc. XX.

Algumas pessoas, sem possuir gênio, têm o notável poder de estimulá-lo. confesso, meu caro companheiro, que tenho uma divida muito grande para com você.

Já comentei isso muitas vezes, que eu inicie no mundo literário pelos livros do Sherlock Holmes e eles são familiares para mim. A diferença foi que eu li uma edição mais fiel ao que o autor escreveu. Eu me abro para o gênero policial para poucos autores, já que esse não o tipo de livro que goste muito, porém, os livros sobre o Sherlock Holmes me intrigam de uma forma que eu não consigo dizer não para eles. Até a minha postura como leitora muda, eu fico bem mais atenta para não perder nenhum detalhe pensando se lá na frete ele fará sentido. E quando descubro algo fico "porque não cheguei a essa conclusão antes?" ou divagando sobre as sacadas do autor.

Se existe alguém que ainda não leu Sherlock Holmes está perdendo muito, pois eu nunca li nada que chegue perco da inteligencia do autor ou de um detetive tão cativante quanto o mesmo. O cão dos Baskerville tem um quê de sobrenatural que mexe um pouco com o leitor, a ciência e aquilo que não se pode provar entram em cheque na vida do detetive. Além disso, ele possui algumas surpresas que te prende do começo ao fim, primeiro você quer desvendar o mistério, depois saber como e quem e por fim, porquê. Geralmente faço ressalvas quanto a recomendar um livro, mas esse vai agradar qualquer leitor, até os mais exigentes.

Esse livro merece um comentário sobre sua edição. Como mostrei neste vídeo, essa versão da editora Zahar é um pocket de luxo, que significa capa dura, folhas amarelas e ilustrações. É como se fosse aquela edição grande deles, só que sem os comentários. Essa versão também possui mais de 40 ilustrações como disse e uma pequena apresentação sobre o autor e o livro. Sem contar a capa e outros detalhes que deixam a edição mais charmosa. Parabéns editora Zahar pelo trabalho maravilhoso.

O mundo está cheio de coisas óbvias que ninguém jamais observa.

O cão dos Baskerville
Arthur Conan Doyle
Editora Zahar

*Promoção*

E se você gostou da resenha e quer ler o livro participem da promoção abaixo. Em parceria com a editora Zahar o site vai sortear um exemplar da versão pocket luxo do livro O cão dos Baskerville. Não esqueçam de ler as regras com atenção e segui-las, pois todas são conferidas.


Prêmio: livro pocket luxo O cão dos Baskerville + marcadores.

Regras:

-A promoção inicia hoje, 23/07, e vai até 17/08 e o resultado sai dia 18/08.

-Preencha o Rafflecopter com os dados verdadeiros, já que irei conferir se a pessoa seguiu corretamente as regras.

-A promoção não tem regras obrigatórias, então mesmo que você não tenha todas as redes sociais da promoção, poderá participar.

-Para participar você deverá escolher ser registrado com seu facebook OU e-mail, serão desclassificados os participantes que preencherem duas vezes o formulário.

 -Os prêmios serão enviados em até 60 dias após o contato feito com o ganhador.

-Qualquer dúvida sobre o funcionamento da promoção entre em contato com o site pelo e-mail: sitesejacult@gmail.com ou @dnisin

-O participante deverá ter endereço de entrega em território brasileiro.

-Uma vez que o contato seja feito com o ganhador, este terá até 3 dias para retornar com seu endereço de entrega. Caso isto não ocorra será realizado um novo sorteio.

-Perfis feitos pra sorteios não serão aceitos.

*O livro foi lido por mim.

a Rafflecopter giveaway

*Resultado*

Gente, quantas participações nessa promoção em?!! Não poderia estar mais feliz, muito obrigada galera. O sortudo que vai levar o livro é...



Parabéns Fernando Turozi!!! Você tem 3 dias para responder o e-mail que enviarei a você ou um novo sorteio será feito.

20 comentários:

  1. Oi Denise!!! Tudo bem?
    Eu acabei de trocar um livro meu por esse no Skoob, pois morro de vontade de lê-lo.. mais por ser um clássico, mesmo por que não sei muito bem sobre o é é a história! Por isso não li a parte que você conta um pouquinho da história, desculpe, mas prefiro que eu leia e descubra a história duma primeiras vez só.. rsrsr
    MAs enfim.. VOcê disse que gosta de Sherlock pois cada detalhe é importante, e pode ser usado no futuro do livro, e isso me prende.. admiro muito! Adorei saber isso! Sem contar que parece ser o tipo de livor que você tenta descobrir o mistério primeiro que o detetive, como vc disse.. kkk e eu adoro isso! Parece, e é uma ótima ideia de leitura.. E espero ganhar a edição.. assim, lerei novamente, e possivelmente descobrirei novos mistérios da segunda vez.. isos geralmente acontece.. O.o enfim.. kkkkkkk bela resenha, parabéns, \o/ e boa sorte pra mim :) hihi

    Luis Fernando

    http://novelodeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu simplesmente amo o Sherlock Holmes!! É um dos meus personagens favoritos, o Arthur Conan Doyle é gênial! Desde que li Estudo em Vermelho, já virei fã! Infelizmente e vergonhosamente O cão dos Baskerville é um dos únicos livros que eu ainda não li (e o que eu mais tenho vontade de ler também) O Watson faz referencia a ele em vários outros contos, ou seja necessito ler.
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  3. Oi Denise. Descobri que sou apaixonado por literatura clássica, com preferência até aos gêneros policiais. Adoro as adaptações de Sherlock para tevê, mas confesso que nunca li nada a respeito disso e tenho bastante curiosidade. Com a leitura recente de Agatha Cristie entendi bem o que você quis dizer com 'ficar atento a leitura' e procurar fios soltos que influenciem na dissolução do caso. Adorei a resenha, o livro vai pra minha lista e por sinal essa edição é mesmo linda demais. Abraços!

    De Frente com os Livros

    ResponderExcluir
  4. Oi Denise, amei a resenha como sempre, apesar de não gostar muito do Sherlock. Mas eu amo romance policial, será que vou gostar do livro?

    Beijos, @_RayPereira
    http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Essa edição é maravilhosa! Um ótima trabalho realizado pela Zahar, luxo mesmo. Já possuo o exemplar 'As aventuras de Sherlock Holmes' e é simplesmente fantástico acompanhar todos os contos com as ilustrações. Está para ser lançado 'Um estudo em vermelho' e pretendo lê-lo antes de 'O cão dos Baskervilles', uma vez que fora lançado antes, mas é de meu interesse possuir os dois.

    ResponderExcluir
  6. Esse livro é realmente lindo e tem tudo o que eu gosto, é um policial, gênero que amo, tem um personagem principal cheio de charme e carisma, Sherlock Holmes, é um clássico numa eddição primorosa e ainda por cima ilustrado. Melhor é impossível.

    ResponderExcluir
  7. Adoro as aventuras do Sherlock Holmes e essa edição parece ser perfeita .

    ResponderExcluir
  8. 40 ilustrações originais!! Preciso muito desta edição! Mas fala sério, Holmes é daqueles personagens fictícios que são tão familiares que você fica até em dúvida se não foi alguem real! Esqueçam daquela bobagem que o senhor Jô Soares fez, isto é Conan Doyle! Quero muito esta edição, vou esperar o sorteio e tentar a sorte, caso contrário vou até a livraria e compro o meu!

    ResponderExcluir
  9. Não sei exatamente se li ou não esse livro. Na época da escola, eu lia MUITO Sherlock Holmes, sempre que eu ia à biblioteca eu pegava um livro da série, então provavelmente esse foi um deles, mas não consigo me lembrar da história, mesmo com ela descrita na resenha, então pode ser que esse seja uma exceção e eu não cheguei a ler. De qualquer forma, eu já estava atrás dos livros do Sherlock para reler e claro que esse é um deles, principalmente se eu ainda não tiver lido. Sou muito fã da série, certamente foi o que instigou minha paixão por livros policiais e de suspense. Adorei a resenha e, claro, estou participando do sorteio. ;D

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Denise,

    Gostei demais da resenha desse livro e acho que seria um livro que me agradaria muito...vai para listinha....kk....belo sorteio...participando...abraços.



    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. As aventuras e mistérios de Sherlock ,são muito boas .
    Participando
    magiasbooklivros@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Nunca li aventuras de Sherlock Holmes, já ouvi várias pessoas comentando que os livros são ótimos, e pra quem adoro mistério esse livro deve ser maravilhoso!
    gabriellemedina@hotmail.com
    participando claro

    ResponderExcluir
  13. Adoro Sherlock Holmes, e sonho em ter toda a coleção! Tenho vários livros, mas como cada um é de uma editora, fica difícil montar uma coleção organizada! "O Cão dos Baskervilles" foi o segundo livro dele que eu li, e ia amar ganhar, espero ter sorte =)

    Beijos! Adorei seu blog =)

    ResponderExcluir
  14. Sou doida por Sherlock Homes. Ele é demais. Incrível, é o que posso lhe dizer. E estava louca pra ler essa maravilha, que você gentilmente nos apresenta na sua resenha. Não há como não ler e se maravilhar com essa história, e desejá-la pra sua coleção. Beijos.

    ResponderExcluir
  15. De todos os detetives de ficção que temos, Sherlock tem um lugar especial em meu coração. Ele e seu amigo de longa data Watson me encantam de tantas formas que é difícil descrever. Se sou uma pessoa perspicaz, devo as minhas leituras juvenis de Sherlock.

    Já tenho o livro, mas adoraria ter esse também.

    /o/ kisses

    ResponderExcluir
  16. Acho muito lindas estas edições de luxo da Zahar! A Editora arrasa. Quero ter todas =)

    Eu também gosto muito de Sherlock, ele é um dos meus detetives favoritos. Mas a narração ser pelos olhos de Watson foi um grande sacada do autor! Porque Watson se torna um personagem tão querido quanto Holmes também.

    Eu, diferentemente, gosto de narradores personagens, que assim como Nick Carraway e John WAtson são personagens secundários.

    ResponderExcluir
  17. Essa resenha me fez me sentir mal por nunca ter lido nada com o Sherlock Holmes hahaha mas também serviu de estímulo e com muita vontade de ler esse clássico. Gosto muito de romances policiais, principalmente esses que tentamos desvendar o caso e raramente conseguimos. Sortuda a pessoa que ganhar esse livro.

    ResponderExcluir
  18. Sherlock!!! *----------------------* De, acredita que li pouquíssimos livros dele? Acho que DOIS! E olha que tenho mais que esses aqui em casa. Me sinto uma trouxa =( Essa história eu conheço mais ou menos, pela série da BBC e tal, mas bem, não é a mesma coisa e estou loooouca pra ler as versões originais! *-* E CARACA ilustrações originais, meu, que liiindo!! Acho tão bonitas essas ilustrações antigas e tal. E adorei saber sobre a edição pocket luxo, não sabia delas! Que legal!

    bijsss

    @mariapsalles
    jardim-de-borboletas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Eu sempre quis ler algo do Shelock mas não foi possível ainda. Não sabia que essa era uma edição ilustrada; Acho que por enquanto eu vejo Sherlock como os filmes (não os novos). Gostei do toque sobrenatural desse livro e quero ler com certeza.

    Érica Martins
    Espiral dos Sonhos

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.