Livros que indicam outros Livros

08/07/2013

Eu adoro quando um livro indica outra obra. Seja o protagonista lendo ou algum outro personagem citando, não importa, o interessante é quando a vontade de ler a obra citada acontece. Lembrei de alguns livros que citam outros e decidi fazer este post, o problema é que eu não me recordo de tantos assim, então, se vocês lembrarem de mais algum deixem nos comentários que atualizo depois o post.

Talvez a saga que mais tenha  indicado livros seja a saga Crepúsculo. Não é segredo para ninguém que a autora se baseou em alguns livros para construir o enredo, além de fazer com que seus personagens citem passagens deles ou apareçam lendo. A Bella é a personagem que mais está entre os livros e dentre as obras citadas na saga estão três da escritora Jane Austen: Orgulho e Preconceito, Razão e Sensibilidade e Mansfield Park.


Talvez as duas obras mais citadas durante os livros sejam O morro dos ventos Uivantes, da autora Emily Brontë e Romeu e Julieta, do Shakespeare. Em Lua Nova a Bella faz uma comparação do Jacob com os personagens dr. Jekyll e mr. Hyde, que são do livro O médico e o Monstro do autor Robert Louis Stevenson. O mercador de Veneza, do Shakespeare, ainda faz uma participação especial em Amanhecer.


Quem leu O inferno de Gabriel deve ter percebido que o enredo inteiro faz uma alusão ao clássico A divina Comédia de Dante Alighieri. A autora Sylvain Reynard faz com que seus personagens citem trechos do livro e introduz partes dele nas aulas que o Gabriel, protagonista, leciona na faculdade. Além disso, a Julia, outra protagonista, faz mestrado na área de Literatura e encima do livro. No livro As violetas de Março a personagem Emily Taylor ama um livro que ainda não foi lançado no Brasil, mas que me deixou morrendo de vontade de ler que foi Years of Grace da Margaret Ayer Barnes.

 
E o último livro que eu li e citou outra obra foi Predestinados, que eu adorei diga-se de passagem. A mitologia do seu enredo é baseada no livro Odisseia de Homero, obra essa muito difícil e cansativa, mas que eu espero um dia poder ler. Me lembrei de mais um livro citado em outro, o Sam, personagem de Calafrio, adora poesia e lê trechos da obra Poemas do autor Rainer Maria Rilk no livro.


11 comentários:

  1. Bom dia Denise,

    MUito legal esse post...também gosto de ver obras citadas em livros e tem um livro que li e resenhei no blog que se chama O Senhor March e através dele eu conheci e li o livro Mulherzinhas, não é citado na leitura, mas na contra capa e achei bem bacana....abraços.



    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Denise, como sempre, arrasando nas postagens. Adoreeeeeeei a matéria. Super interessante o fato de que na maioria das vezes quando concluímos a leitura, não procuramos os livros citados para ler. E mais interessante ainda é que muitas vezes nem nos damos conta de que um livro foi citado indiretamente. Como no caso do Médico e o Monstro, pelo menos para mim.
    Parabéns, ficou maravilhosa.

    Beijão
    @_RayPereira
    http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Amo quanto um personagem cita algum livro, depois ficou louca atrás do livro.
    Acho que todo mundo que leu crepúsculo já ficou curioso pra ler O morro dos ventos Uivantes.

    ResponderExcluir
  4. Aaah, que legal o post! Sabe, eu amo referencias a outros conteudos, de todos os tipos. Sempre anoto e depois corro atras. As vezes eh um filme, um outro livro, um compositor...conhecer as referencias nos enriquece culturalmente e tambem nos ajuda a entender melhor a cabeça do autor :)

    ResponderExcluir
  5. outro livro que também indica vários é As Vantagens de Ser Invisível! Ele indica O Apanhador no Campo de Centeio e vários outros títulos muito legais :D adoro quando uma história faz referência a outros livros, porque isso muitas vezes é um detalhe muito subjetivo da personalidade dos personagens que só quem leu os livros de referência consegue captar =]

    beijão!
    http://nossosromancesadolescentes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Também gosto de livros que indicam outros
    Que bom que a Bella pelo menos sabe indicar bons livros

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Muito legal esse post!
    Me lembrei de vários livros que foram citados em outros livros que li.
    Acho que vou começar a anotar os nomes dos livros para ler.
    Ainda não li Orgulho e preconceito, mas quero muito ler!

    http://meuslivrosesonhos.blogspot.com.br/2013/07/resenha-premiada-anjo-de-quatro-patas.html
    *Ficarei feliz com uma visita sua!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. a Jane Austen cita muitos livros mas muitos mesmo, em A Abadia de Northanger porque a temática é justamente baseada nos livros góticos que eram populares na época.
    Abraços
    Melissa Padilha
    De Coisas por Aí

    ResponderExcluir
  9. Uau, adoro!! Agora de cabeça não lembro de um livro que indica outro, mas lembro de livros em que há muitos outros livros dentro dele, e que seus títulos são os mesmos do livro tratado na história: Coração de Tinta e A Sombra do Vento, livros esses que amo de coração.
    Bjos Deh..
    Bye da Pah
    Livros Estrelas

    ResponderExcluir
  10. Já li alguns dos livros citados e são realmente ótimo, merecem o título de clássico. O meu favorito é O morro dos ventos uivantes!

    Garota das Letras - http://garotadasletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Terminei agora com "violetas de março" e queria ler "Years of Grace". <3

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.