Resenha: Faça seu Pedido

05/06/2013



Kayla McHenry está tendo o pior aniversário de dezesseis anos da história! E não é só porque ela é diferente. Fica difícil se divertir quando você está apaixonada pelo namorado da sua melhor amiga. Na hora de assoprar as velinhas, Kayla faz um pedido: “Eu desejo que todos os meus desejos de aniversário se tornem realidade. Porque eles nunca se realizaram”. Na manhã seguinte, ela acorda e vê um Meu Querido Pônei cor-de-rosa pastando em seu jardim. No dia seguinte, depara-se com um carregamento de chicletes de bolinha para um ano inteiro. E, então, um cara meio plastificado chamado Ken aparece e começa a segui-la por toda a cidade, a bordo de um conversível! A cada dia, um novo desejo se torna realidade. Mas… isso PRECISA PARAR. Porque, quando fez quinze anos, Kayla desejou ganhar um beijo de Ben Mackenzie… E Ben, agora, é nada menos que o namorado de sua melhor amiga! 

A narrativa de Faça seu Pedido é feita em primeira pessoa e conta a estória de Kayla e a realização de todos os seus desejos de aniversário de uma só vez. Ela é a protagonista do livro e uma menina de recém completados 16, com uma família complicada e uma relação envolvendo a melhor amiga mais complicada ainda. A Nicole, a melhor amiga, durante muito tempo foi o patinho feio, mas agora ela uma das meninas mais lindas  da escola. A amizade das duas balança, não pela paixonite secreta que a Kayla tem pelo Ben, namorado de Nicole, mas porque a mesma quer ter a sua "independência" da amizade, tomar as próprias decisões e sair da sombra de Kayla. O Ben é, de acordo com a visão da protogonista, a coisa mais linda, fofa e perfeita do mundo, com seus lindos olhos azuis e cabelos loiros. Com uma descrição desse fica dificil não gostar dele né?

O triangulo amoroso do livro é bem light, se é que existe algo light em se apaixonar pelo namorado da melhor amiga, mas ele não é aquele drama que nós estamos acostumadas. No primeiro momento eu achei que as coisas não iriam se resolver bem entre a Kayla, Ben e Nicole, só que a autora foi esperta e resolveu do jeito mais feliz possível, todos saíram ganhando. Pelo idade dos personagens do livro, eu esperava que tivesse mais cenas românticas, mas não é bem assim. Faça seu Pedido foca mais na Kayla tentando desfazer os seus pedidos malucos de aniversário e encontrar uma solução para situação envolvendo os três.

O tom deste livro é a comédia, mas ele também tem partes pequenas que são mais reflexivas. Imaginar que todos os seus desejos de aniversário se tornariam realidade é algo que qualquer criança deseja e num primeiro momento a Kayla fica feliz com isso, só que agora ela tem 16 anos e o que ela desejou com 7 já não tem nada a ver com ela. Então imagem a situação, quando mais nova ela deseja coisas bonecas, falar outra língua, ser uma sereia e outras coisas do tipo, quando elas acontecem, a vida dela não para e ela tem que tentar resolver, e o engraçado é quando ela tem que viver com isso. Não vou contar a cena que mais ri, mas ela diz respeito a algo que toda a menina com 11, 12 anos quer e que algumas meninas acabam desenvolvendo mais rápido.

Ken. O maldito Ken. Da Barbie.
E ele acha que sou a namorada dele.
PQP, quando foi que eu desejei isso?

A parte reflexiva fica a cargo do peso de ter pais separados e uma mãe ausente que compensa isso com dinheiro. É um tema clichê, eu sei, mas não deixar de ser algo importante na narrativa. Como estamos dentro da cabeça da Kayla, sabemos o quanto isso a afeta e como determina algumas atitudes que ela tem em relação a escola, aos amigos e os meninos. Nunca é um tema fácil, e no caso da protagonista, ela lida com isso de forma brusca e reclusa, se afastando de algumas pessoas e tendo atitudes diferentes. O livro mostra esse crescimento dela também, a relação com a mãe muda e com a do pai tem um desfecho triste e que na maior parte das vezes acontece, quando os pais se separam.

O único ponto que me incomodou nesse livro foi o fim, ela concluiu o enredo,  mas de forma superficial e aberta, como se os maiores detalhes deveriam ser imaginados pelos leitores. Já deixei claro a minha posição quanto a isso, livros que fecham suas narrativas com a opinião do leitor, e ela é negativa. Não me agrada esse tipo de conclusão, eu prefiro que o livro tenha mais paginas, mas um fim direto e objetivo, do que poucas palavras e a duvida do que realmente aconteceu fique na minha cabeça. Apesar disso, foi uma leitura gostosa e leve, rápida também, pois a narrativa da autora foi construída para que a estória tivesse esse ritmo. A linguagem é atual e o para quem está precisando ler algo para passar o tempo e se divertir, esse é o livro.

Minha felicidade não depende de outras pessoas. Não depende de elas precisarem de mim, me quererem bem, nem aprovarem o que eu faço. Está dentro de mim (...). De alguma maneira eu havia perdido o poder de ser feliz, mas estou conquistando essa força novamente. 
Começando hoje. Hoje, eu escolho a mim.

Faça Seu Pedido
Mandy Hubbard
Editora Gutenberg

20 comentários:

  1. Oi Denise,

    Que capa linda! Eu ainda não havia lido a sinopse, então não fazia ideia do que se tratava de fato. Achei bem bacana e divertido, já assisti um filme com este mesmo tema.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Achei bem engraçado o livro em várias partes. Fiquei incomodada como fato da Kayla ser muito desastrada, isso é o tipo de defeito que não gosto em personagens.
    Também achei que faltou um final mais desenvolvido.Enfim o livro é legal e de certa forma e gostoso de se ler.
    Beijos...

    ResponderExcluir
  3. Denise para de fazer resenha. Eu preciso de tempo pra estudar e minha lista só faz crescer. Acabei de adicionar esse a minha longa e interminável lista. Beijo

    @_RayPereira
    http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu já li esse livro e gostei bastante, só achei que a autora tinha que ter feito um final melhor pro livro.

    http://lagrimas-de-diamante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Esse livro parece ter um enredo agradável e divertido.
    Espero ter a oportunidade de lê-lo em breve.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Acredito que vou gostar da leitura, apesar de ter achado, pela sua resenha, que não se aprofundam muito no drama do triângulo. Só que isso pode até ser uma qualidade. Estou cansada de tantos triângulos.

    Beijos,
    Carissa
    http://www.carissavieira.com

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Denise,

    Mais um livro que fico conhecendo aqui no seu blog, não gostei da capa e a sinopse achei mais ou menos, mas pela sua resenha poderia até ler....abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Já adorei o livro, já imaginou os desejos de anos atrás se tornarem realidade agora, eu iria morrer. kkkkkkkk
    Adorei a resenha, acho q é uma leitura agradável.

    ResponderExcluir
  9. Parece ser uma história divertida e suave,com certeza quero lê-lo.

    ResponderExcluir
  10. Parece ser muito bom, quero muito ler :)

    ResponderExcluir
  11. Gostei da sua resenha!
    quero muito ler esse livro, ele é diferente das minhas atuais leituras!
    parabéns!

    ResponderExcluir
  12. Oi Oi Denise, pelo que li da sua resenha o livro deve ser bem engraçado e ri muito com o quote do Ken, apesar de nunca ter desejado isso kkkk. Bom deve ser uma loucura ver de repente todos os pedidos de aniversário serem realizados né, se isso acontecesse comigo as coisas iam ficar sem pé nem cabeça kk

    ResponderExcluir
  13. Guria, descobri teu blog hoje e fiquei encantada!
    Ainda mais depois dessa resenha, faz tempo que penso em ler esse livro e com certeza ele entrou pra minha wishlist agora!!

    E parabéns pelo teu blog, o layolt tá uma graça, me encantou!

    Beijinhos!
    www.blogdaruiva.com

    ResponderExcluir
  14. Amei sua resenha.
    Já tinha visto esse livro no DPQ, e sou louca pra ler.
    Beijos.

    CAPRICORNIZANDO

    ResponderExcluir
  15. Esse livro parece muito com um filme que vi não faz muito tempo, e gostei então deve ser muito bom gosto disso de pedidos e sempre fiquei pensando no que eu pediria rsrsrs. Gostei do corte então imagina o resto, uma pena que o final nãos seja tão bom, mas vamos dar uma chance pra leitura.

    ResponderExcluir
  16. este livro parece ser muito bom, gostaria muito de tê-lo e ainda mais que próximo mês é meu niver, então seria um ótimo pedido. Adorei!!!

    ResponderExcluir
  17. Já tinha ouvido falar desse livro, mais depois que li essa resenha me apaixone por ele

    ResponderExcluir
  18. Adoro as suas resenhas e principalmente o modo como as escreve, estou doida por esse livro ! haha beijo !

    ResponderExcluir
  19. Pela sinopse o livro parece ser bem legal, estilo comedia mexicana, mas pela sua resenha, acho que fico com um pé atrás, não gosto de finais onde tenho que imaginar o que acontece depois, por que sempre a incerteza de não acontecer neh? Mas de resto adorei, parece realmente divertido bem o estilo louco de ser hoje em dia.

    =)

    ResponderExcluir
  20. Parece ser interessante, não é um livro que eu costumo ler, mas estou aberta a novas leituras haha. Vamos ver.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.