Ler escutando música dá certo?

27/05/2013

Uma mensagem no twitter e a resposta de alguns foram inspiração para este post. A mensagem era minha e nela eu comentava que não entendia como as pessoas conseguiam ler e escutar musica ao mesmo tempo, que como me distraio com facilidade, ou a leitura não fluía ou não prestava atenção na música. Muitos de vocês me responderam que conseguiam sim fazer as duas coisas ao mesmo tempo. Uns usavam a musica como forma de abafar os outros sons e outros colocam ela bem baixinho para relaxar.



Fiz algumas pesquisas para saber se realmente o cérebro consegue assimilar as duas coisas ou é só o meu que não consegue. Achei em sites como a Superinteressante e Universia, matérias falando que a musica clássica pode ajudar na leitura ou até mesmo no estudo, pois ela acalma a pessoa e consegue aumentar a sua memorização. Lembremos de um fato, a maioria das musicas clássicas não possuem letras, apenas a melodia e pode ser por isso que ela seja a mais indicada nesses casos. Convenhamos, se o ritmo pode nos distrair, imagina a letra, se for uma musica que você curte muito então, é mais fácil ainda.

O fato é, eu acho que tanto musica como livro são coisas que devem ser apreciadas com calma e total atenção. Mesmo que falem que é possível assimilar os dois, ainda tenho as minhas dúvidas se a pessoa conseguiria me dar detalhes do que ela estava lendo e ouvindo. Tiro até por mim, eu tenho mania de ler com a TV ligada bem baixinho e às vezes acontece de algo que está passando nela prender a minha atenção e eu demorar muito para voltar a me concentrar. Acaba que eu fico lendo varias vezes o mesmo paragrafo.

Ler em um local tranquilo e sem muito barulho acredito que seja o ideal, mas como muitos de nós passa a maior parte do dia na rua, seja trabalhando ou estudando, lemos do jeito que dá. E é bem comum mesmo ver as pessoas no ônibus, por exemplo, lendo com os fones e se isso funciona para ele bom e se funciona para você de outra forma, bom também. Mais do que ler o importante é entender, assimilar o que você está lendo e se você consegue fazer isso escutando Bruno Mars, considere-se especial, porque basta uma musica dele começar para eu me dispersar completamente.

Alguns livros vem com uma playlist para que a leitura seja acompanhada com musica, No limite da Atração tem a sua e eu fiz esse teste. Gente, eu não consegui dizer depois se quem estava cantando era homem ou mulher, serio, a minha concentração ficou toda na leitura. Depois eu escutei as musicas e fui lembrando das cenas e deu mais certo. Escrever, se não for algo acadêmico eu consigo, este post eu estou fazendo escutando Maroon 5. Agora me respondam, conseguem ler escutando musica? Mas sejam sinceros em!

*Um doce para quem adivinhar que livro é esse da imagem?? ;) ... Reparei agora.

17 comentários:

  1. Oi!Adorei o post!
    Não consigo de jeito nenhum ler com música,na verdade nem com barulho dá!S for com música eu começo a cantar e depois não li nada do livro!
    Beijos!
    http://louquinhaporlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Aii...bem interessante essa postagem. Tipo eu desde pequena estudo e leio escutando música e antes só conseguia estudar ouvindo música sem não rolava...hoje já consigo estudar sem, mas é melhoro com. Agora TV não dá certo, eu tbm fico lendo o mesmo parágrafo várias vezes quando tô perto da Tv. kkkkkkkkkk
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  3. Para mim não dá
    Ou uma coisa ou outra, sou muito lerda para fazer duas coisas

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto de ler ouvindo música no ônibus e metrô, porque me impede de escutar os barulhos mais chatos. Nunca li ouvindo música clássica, tentarei um dia.
    Beijos!

    www.despindoestorias.com

    ResponderExcluir
  5. Eu não consigo, de verdade! Assim como você, me distraio muuito fácil, e acabo perdendo a leitura :/

    Beijo
    Mariana | Sem querer me intrometer
    Sorteio O Guia do Mochileiro das Galáxias (5 livros!)

    ResponderExcluir
  6. Adorei seu post. Até ano passado eu não conseguia de jeito nenhum ler escutando música, porque também me distraio com facilidade, mas esse ano tive que me acostumar, era isso ou ficar sem ler, já que eu só ando tendo tempo de ler no ônibus rs.
    E com relação à TV depende muito do que está passando, quando é algo que me interessa é difícil de ignorar, mas estou aprendendo, já que é muito difícil silêncio total aqui.
    Mas acho que isso depende muito de cada um, de cada momento, do livro que está lendo, sei lá.

    beijos,
    @adri_brust
    http://stolenights.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Denise, amei o texto. Super curioso esse fato, porque estou tão acostumada a ler ouvindo música que nunca parei para pensar nesse lado. :)

    ResponderExcluir
  8. A princípio eu também tinha muita dificuldade em ler e escutar música ao mesmo tempo. Não conseguia entender como as pessoas conseguiam fazer essa proeza (cá entre nós, quando ouço uma música que conheço, começo a cantar rsrs). Mas foi por pura curiosidade que comecei a escutar e ler/estudar ao mesmo tempo; para minha surpresa funcionou. É claro que não é todo tipo de música que se encaixa com a leitura, mas de um modo geral consigo sim. Até para abafar ruídos externos. Mas não tem jeito, quando dou por mim o álbum já finalizou e não consegui tirar minha atenção do livro. É ótimo para criar um clima na história. Adorei o debate. Abraços! http://defrentecomoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Caracas, eu me identifiquei muito com o post. Principalmente na parte que diz que fica lendo várias vezes o parágrafo rsrs. Eu também não consigo ler e escutar música ao mesmo tempo. Mas irei testar com música clássica. =)

    ResponderExcluir
  10. Antes de tudo: Quero meu doce e que seja chocolate, por favor! :)
    O livro é Twilight!

    Bom, eu quase sempre ouço música enquanto leio/escrevo, só não ouço quando esqueço mesmo.
    Sempre fico ouvindo Adele, as músicas do 19, que são mais lentas que as do 21.
    Mas escuto um pouco de tudo, depende do gênero do livro, coloco sempre baixinho para somente ouvir o instrumento e não reconhecer a voz do cantora(a), senão, vou começar a cantar e a concentração vai embora.
    E quando livro me faz chorar, eu até esqueço que a música está tocando.

    Beijos,
    Letícia - Literature Diary

    ResponderExcluir
  11. Hey
    eu não consigo ler escutando música, em termos. HAHA
    É porque em geral não consigo, mas já percebi que com músicas mais calmas a leitura flui numa bia, como a Letícia citou: Adele.

    Agora escrever os posts, só com música mesmo xD

    Adorei o post

    bjs e um bom feriado
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  12. Tão eu esse post! Não leio e não escrevo ouvindo música. A letra da música vai embaralhando com o texto que estou lendo ou escrevendo, me deixando confusa. Quando ouço música, presto atenção na letra e na música em sim, quais instrumentos estão sendo utilizados ali, pois toco orgão numa orquestra, então isso me toma toda a atenção. Na rua leio sem problema, só não no ônibus, o que me deixa enjoada. E depende da música clássica, algumas são bem expressivas, que é impossível não aguçar os ouvidos pra escutar melhor.

    Bye da Pah
    Livros Estrelas

    ResponderExcluir
  13. Antes só estudava ouvindo musica, hoje sou musico e não consigo estudar ouvindo musica, pois começo a observar detalhes da musica e começo a desconcentrar nos estudos;;) kkk

    ResponderExcluir
  14. Ouvir música clássica me ajuda muito durante a leitura, mas somente clássica. Alguém cantando, evidentemente que atrapalha e muito a leitura.

    http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/09/16/escutar-musica-durante-estudo-melhora-aprendizado-aponta-pesquisa.htm

    Abraço!

    ResponderExcluir
  15. eu meio que consegui ler a metade ,mais depois da metade do seu post a musica começou a me distrair ,comecei a abaixar o volume e mesmo assim me distraia ate que eu finalmente pausei pra eu poder ler seu post ,estava escutando Avenged Sevenfold - Save Me ,me distraio muito com musicas ,por na minha escola e muito barurenta e me atrapalha um pouco ,então eu escuto musica no volume auto pra ñ escutar o povo gritando e me atrapalhando com aquelas musicas de funk insuportaveis ,mais mesmo escutando musicas n conseguia prestar atenção nas aulas so conseguia evitar a barulhera dos outros ,ler no maior silencio e muito bom !

    ResponderExcluir
  16. Pessoal experimente. Escute uma música ou músicas de acordo com o tipo de leitura. Geralmente faço isso a noite quando tenho mais tempo. Por exemplo, eu li os livros de série Diário de Vampiros e baixei a trilha sonora das temporadas, as dos personagens principais pelo menos. Juro, faz toda diferença. Fica a fica.

    ResponderExcluir
  17. Pessoal experimente. Escute uma música ou músicas de acordo com o tipo de leitura. Geralmente faço isso a noite quando tenho mais tempo. Por exemplo, eu li os livros de série Diário de Vampiros e baixei a trilha sonora das temporadas, as dos personagens principais pelo menos. Juro, faz toda diferença. Fica a fica.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.