Resenha: Marcada - House of Night

23/04/2013



Em The House of Night você vai conhecer um mundo parecido com o nosso,exceto pelo fato de que nele os vampiros sempre existiram e convivem tranquilamente com as pessoas normais. No primeiro volume, Marcada, Zoey, uma garota de 16 anos,acaba de receber uma marca que vai transformar a sua vida por completo.Zoey terá que se afastar de seus amigos e de tudo aquilo que fazia parte da sua vida até então.A menina vai se transformar em vampira e usufruir de poderes que ela nem imaginava possuir. Mas para isso ela precisa suportar o difícil período de transformação,caso contrário morrerá.


Até que enfim estou fazendo a resenha de uma das series que mais amo e que a maioria mais odeia. Já li House of Night até o quinto livro, mas como ainda não tinha feito resenha no site, estou relendo e apresentando o meu ponto de vista sobre ela. Marcada é narrado em primeira pessoa e conta a estória da Zoey, uma menina de 16 anos, que em um dia comum na escola recebeu a marca de vampira na testa e isso muda completamente a sua vida. Ela precisa ir para a Morada da Noite, algo como um internato, para que a transformação se complete, pois caso seu corpo rejeite a marca, ela morrerá.

No mundo criado pelas autoras, os vampiros e humanos coexistem, mesmo que os humanos aceitem a outra raça por obrigação. A explicação delas para os vampiros me convenceu e foi bem fundamentada, os humanos são marcados e seu corpo precisa passar pela transformação. Na Morada da Noite, os novatos aprendem a lidar com sangue, a se fortalecerem para as mudanças, treinam o seu lado psicológico e descobrem de onde vieram. Nessa descoberta, somos inseridos na cultura do povo Cherokee, índios americanos, e nas lendas da Nyx, deusa dos vampiros. Os rituais para a Nyx me agradou muito, é bem descrito e ambientado.

Gosto da serie House of Night por dois motivos principais, o primeiro deles é a linguagem que o livro possui. Ele é leve e descontraído, escrito para jovens e com o linguajar coloquial. O segundo motivo é a protagonista que ao contrario de muitos, eu adoro. Me diverto com a Zoey, dou risada das situações que ela se mete e torço por ela quando algo dá errado. Ela é a típica adolescente confusa, complicada e quer se descobrir e encaixar nessa nova vida. Eu a acho tão real, que às vezes me vejo nela. Acredito que essa empatia me faz não desistir da serie mesmo tento tantos livros. O livro ser narrado pela visão dela também favorece essa conexão, nós a conhecemos mais intimamente.

Mesmo sendo uma serie longa, cada livro possui seu começo, meio e fim. É claro que ele é uma sequencia e que em cada um deles acontece algo que acrescenta ao anterior, mas não fica nada de muito "meu Deus, preciso saber" para ser descoberto no próximo, pelo menos não até o quinto, ou nesse primeiro. Marcada possui ação, romance, personagens secundários que às vezes roubam a cena... ou seja, tudo o que eu curto em um livro jovem adulto. Com esse livro vocês não vão sentir que ele é o primeiro, pois embora o intuito seja conhecer os personagens e o porquê das coisas, ele logo entra no seu próprio enredo e conflito.

Algo sobre os títulos dos livros, eles tem uma relação direta com o que acontece na estória. O primeiro é Marcada e o segundo Traída, então, já dá para imaginar que algo muito ruim envolvendo traição vai acontecer. Lerei esse livro em breve pois como li a algum tempo, não me recordo bem do motivo do título. Recomendo esse livro para quem gosta de algo leve, sobrenatural e diferente do que se lê de vampiros. Espero com minha opinião ter despertado em alguém a vontade de dar uma chance para a serie, pois sempre que gostamos de algo, queremos que todos gostem também.

Não vai ser sempre tão ruim assim. Quando você for uma vampira madura, sua vida vai lhe parecer sua outra vez. Você tomará suas decisões; fará as coisas ao seu modo; seguirá o rumo para o qual o seu coração, sua alma e seus talentos te levaram.


Marcada - House of Night - Livro 1
P. C. Cast, Kristin Cast
Editora Novo Século

7 comentários:

  1. Eu demorei a ler os livros dessa série, mas quando o fiz já tinha quase todos os publicados. Não consegui ler um e escolher outra coisa. Emendei um atrás do outro.

    ResponderExcluir
  2. eu acompanhei House of Night por muuuito tempo, até o nono livro, antes de desistir. séries muito longas me irritam porque enrolam demais na narrativa. Marcada não mostra todo o potencial que a história tem. Os livros seguintes vão ficando melhores, mas chega um ponto em que você quer que as coisas se fechem e isso simplesmente não vai rolar. Então larguei mão. Parte de mim quer continuar, pq tipo, já li tudo isso, mas perdi a paciência iauhiauhiuah
    beijoos


    http://nossosromancesadolescentes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Já ouvi falar dessa série
    Mas nunca tive muito interesse
    São muitos livros

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu sou uma das pessoas que como você, ama a série Denise! Não li todos ainda, somente os quatro primeiros, quero muito continuar a leitura pois me apaixonei pelos livros. É tão diferente e envolvente, as magias que usam, nossa fiquei encantada quando li e não achei que fosse gostar tanto :D

    Beijos!

    Da Imaginação a Escrita

    ResponderExcluir
  5. Hey
    Realmente, sempre leio opiniões diversas da série e sou indecisa para começar a leitura.
    Mas já que você vai postar as resenhas, quero lê-las de repente vem a vontade 100% para a leitura haha

    beijinhos
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  6. Hum...sinceramente não sei muito o que falar sobre esse livro. Não conheço a série e já vi muitas resenhas negativas do mesmo. Acredito que só lendo para tirar as próprias conclusões, mas não é um livro que chame tanto a atenção da minha pessoinha! kk
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  7. ja ouvi falar dessa série, tenho uma colega do colegial que diz que ja leu todos, mas acho que é mentira, eu sei que ela não teria tanto dinheiro assim para comprar os livros... ela elogia essa serie demais... mas eu nao tenho interrese em ler... quem sabe se sair uma versao cinematografica dos livros?.. Estou a dedicar meu tempo com a serie DIVERGENT

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.