Resenha: Esperando por você

12/03/2013



É hora de iniciar o segundo ano do Ensino Médio, e Marisa está pronta para um novo começo e para seu primeiro namorado de verdade. No entanto, depois do popular Derek convidá-la para sair, as coisas ficam complicadas. Além de seus pais se separarem e de Marisa ter uma briga com seu melhor amigo, Derek ? o amor da sua vida ? a deixa desapontada. As únicas coisas que mantêm Marisa são os podcasts de um DJ anônimo, o qual parece entendê-la totalmente. Mas ela não sabe quem ele é... Ou sabe? 

Marisa tem 16 anos e quer que seu segundo ano no ensino médio seja diferente. Ela tem novas resoluções e a primeira delas é ter um namorado. O número um de sua lista é o garoto mais popular do colégio, Derek, e que parece estar interessado nela. A segunda resolução é mudar como as pessoas a veem. Ela teve problemas de ansiedade no ano anterior, e os outros a veem como esquisita. Marisa quer novos amigos, um namorado, melhorar suas notas... ou seja, uma nova vida. Mas a vida tem seus próprios planos e Marisa terá que lidar com as situações que não saem como ela deseja.

O fato da Marisa, que narra o livro, ter problemas como a depressão e ansiedade deixa o livro com duas perspectivas diferentes: ela contando fatos da vida dela e ela contando sobre a doença e seus sentimentos em relação a isso. O livro tem partes confusas porque ela não consegue lidar com a ansiedade gerada pelas coisas não saírem como ela quer. É o descontrole de você perceber que tem domínio da sua vida até um determinado ponto. Ler quando ela está tentando não deixar que algo simples que acontece no dia a dia de qualquer pessoa se torne algo que a incomode a ponto dela não sair de casa por vários dias é triste. A depressão e o transtorno de ansiedade são assuntos sérios e que qualquer pessoa pode desenvolver, estando numa linguagem mais simples, da para se ter a dimensão do quão complicado isso tudo pode ser.


É estranho como se pode viver tão perto de alguém, crescer com ele, sem de fato saber quem ele é. (...) É esquisito como o tempo é capaz de mudar algo que você achou que continuaria para sempre inalterado.

Esse livro tem muitas semelhanças com o anterior da autora lançado no ano passado. Assim como em Bem mais perto, nesse também tem um triangulo amoroso, eu não chamaria assim, mas é o que parece ser, e a protagonista acaba descobrindo que a idealização de uma pessoa perfeita não existe. O Derek é o garoto descolado, bonito e que todas as meninas querem ficar e o Nash é o nerd, que usa roupas desleixadas e é visto mais como amigo. A questão da aparência é quase que obrigatório em romances adolescentes, a Marisa idealiza um padrão e corre atrás dele sem perceber que nos relacionamentos os sentimentos é que são mais importantes.

Outra questão trabalhada que é comum em livros para esse público é a estrutura familiar. Como que o adolescente lida quando os pais se separam ou aquela imagem de família perfeita se rompe. No caso da Marisa que já tem problemas com ansiedade e depressão é pior. São mais questões na cabeça dela para se preocupar e tentar resolver. Com quem ela deve ficar? Quem é o culpado da separação? Existe mesmo um culpado? Para uma pessoa que já está abalada emocionalmente, ver esse tipo de imagem se quebrar, torna tudo ainda pior.

As obras da Susane eu não recomendo para quem não gosta de livros para adolescentes. De livros cheios de questões quanto a formação da personalidade deles. Para quem já passou dessa fase pode ser chato ler sobre primeiro amor, relacionamento com os pais, as brigas entre amigas e outros temas típicos dos jovens. Eu, particularmente, gosto muito da escrita da autora e de como sempre tem temas sérios com uma linguagem simples. Eu me envolvo tanto na escrita, que os dois livros dela que eu peguei para ler num dia, terminei no outro. Espero que a editora Novo Conceito lance os outros livros dela logo.


O único cara que me merece é aquele que acredita que sou a melhor pessoa com quem ele poderia estar.

Esperando por Você - Dois meninos. Duas paixões. Uma garota indecisa. 
Susane Colasanti
Editora Novo Conceito

5 comentários:

  1. Eu comprei Bem Mais Perto, mas não li ainda. Fiquei curiosa quanto à história, mas li algumas críticas negativas. Eu gosto muito de livros teen, independente da fase. Acho que tanto em se tratando de formação de personalidade, quanto focando em questões de relacionamentos, é um aprendizado, um reviver e uma identificação muito imediata, porque todo mundo já passou por coisas parecidas em algum momento. E se a narrativa é gostosa, então já compensa muita coisa. Mas vou ter que ler pra saber =]
    Beijão

    http://nossosromancesadolescentes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ficou ótima sua resenha, é a primeira que me dá uma visão mais profundo livro, pois tenho visto criticas bem negativas e acho que vou procurar conhecer melhor esse livro, rsrs. O legal é poder reviver esse momento do primeiro amor, lembrar como era a vida na adolescência ;)

    Bjs

    Da Imaginação a Escrita

    ResponderExcluir
  3. Segunda resenha positiva sobre este livro que leio hoje. anotado na listinha. Parece muito bom.

    Beijos,
    Carissa
    www.carissavieira.com

    ResponderExcluir
  4. Oii!
    Não sei mas toda vez que leio as resenhas do livro dessa autora tenho a impressão que ela usa demais de clichês, isso me irrita um pouco e me tira a vontade de ler seus livros, mas acho que ainda o lerei, já que só podemos ter absoluta certeza sobre a história depois de ler, obviamente.
    Abraços
    Melissa
    decoisasporai.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Já li esse livro e gostei bastante
    Achei bem melhor do que o ultimo dia da autora
    E apesar de ser um livro jovem, tem uma bela estoria

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.