{Post especial Dia da Mulher} As personagens femininas que se destacaram

08/03/2013

Ao invés de fazer uma resenha hoje, preferi fazer um post especial sobre as personagens femininas que mais se destacam para mim. Na lista vocês vão ver protagonistas novas e antigas e algumas que eu sei que a maioria gosta e outras que vocês nem devem conhecer. A lista não está por ordem de preferencia. 

1.  Madame de Pompadour


Sei que essa personagem de fato existiu, mas como a edição que eu tenho não é uma biografia e sim um romance, não vi por mal colocá-la na lista. O que eu gosto nela, é como ela soube usar a inteligencia para fazer o rei Luís XV pensar que tudo saia da sua cabeça. Ela soube como manipular as coisas a seu favor, só que não de um jeito ruim, e sim, com astucia. A amante do rei governou a França durante um período de sua história.

2. Brittany


A resenha desse livro foi a última que fiz e eu fiquei encantada com a estória e gostei da protagonista. A imagem de perfeita que a Brittany quer passar no livro é fachada, ela é uma personagem sensível e que em determinadas situações se mostra forte. Me chamou a atenção, a sua ligação com a irmã que é deficiente mental. O fato da Brittany estar disposta a mudar todos os seus planos para ficar perto da irmã e ajudar a cuidar dela, me comoveu.

3. Jane Eyre


Minha paixão pelas irmãs não poderia deixar de aparecer por aqui. A protagonista do livro A moradora de Wildfell Hall também merece destaque, mas eu ainda prefiro a Jane, acho que pela semelhança que ela tem com a Charlotte. Em determinados momentos da leitura parece que é a autora e não mais a personagem. As características marcantes dela, para mim, são a determinação e a objetividade. Mesmo passando por inúmeras situações que fariam as pessoas desistir, ela seguiu em frente e venceu no fim da narrativa.

4. Whitney


Primeiro contato que tive com a autora Judith e não poderia ter começado melhor. A alma do livro é a Whitney, e ela possui uma personalidade bem incomum para a época que se passa o enredo, séc. XIX e é exatamente a personalidade da protagonista que me agrada. Firme e decidida naquilo que quer, ela não mede esforços para conseguir casar com o homem que ama. Quando ela se envolve com outro no livro, outra qualidade se sobressai, a determinação. Ela passar por cima de muita coisa para ficar com esse novo homem.

5.  Elizabeth Bennet


A Elizabeth talvez seja a protagonista mais conhecida da Jane, e que junto com o Mr. Darcy, formam um dos casais mais amados da literatura. A jovem impetuosa Elizabeth, conquista o leitor logo no começo da narrativa, por ter uma predileção maior pela leitura e intelectualidade do que pela apareceria. Quando ela e o Mr. Darcy começam a se relacionar, ela mostra o lado orgulhoso e preconceituoso da sua personalidade e no fim do livro, seu lado nobre de quem perdoa e reconhece que errou.

E as protagonistas que mais se destacaram para vocês??

7 comentários:

  1. Só conhecia a Lizzie e a Jane (apesar de não ter lido Jane Eyre). Fiquei interessada em conhecer as outras.

    Beijos,

    Carissa
    www.carissavieira.com

    ResponderExcluir
  2. Lizzie é uma de minhas preferidas também.
    http://leituramagnifica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post!! Parabéns para nós!!!
    O My Petit já está atualizado, não deixe de conferir!!
    Beijinhos!!,
    Marissol!!
    ➥ www.mypetitblog.com

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Denise,

    Gostei demais desse post e se eu for colocar um lista ela vai ser enorme, Elizabeth é uma também.....parabéns pelo post...abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Orgulho e preconceito será minha nova leitura, adoooroo os personagens!!
    Beijos *-*
    clicandolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Nossa! Me senti uma péssima leitora. :x rs. Até hoje não li "Orgulho e Preconceito"... :/
    Achei legal falar das suas personagens preferidas no dia da mulher. ^^
    Beijo.

    Anna Oliveira
    Primeiros Esboços

    ResponderExcluir
  7. Oi Dê, adorei seu post, obrigada por compartilhar suas "heroínas" Eu gosto muito da Aurélia, do livro Senhora de José de Alencar.
    Bye da Pah
    Livros Estrelas

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.