Livro da editora Belas Letras analisa as traduções dos títulos de filmes americanos para o português

08/03/2013

Quem de nós não viu a tradução de um título de filme e achou estranho em comparação com original? Recentemente tivemos a tradução de Warm Bodies para Meu namorado é um Zumbi (Oi???!!). O livro Perdidos na Tradução, da Belas Letras, analisa a tradução de alguns títulos em inglês para o português.

 
Um título de filme mal traduzido tem o poder de amaldiçoar um perfeito romance e de provocar gargalhadas em um típico dramalhão. Não é preciso muita intimidade com a língua inglesa para perceber que as traduções para o português de muitos títulos do cinema americano não são nem um pouco fieis ou coerentes com os originais. Este livro é uma seleção de pérolas divertidamente comentadas pelo professor e tradutor Iuri Abreu. Aqui você vai perceber que, com a ajuda de um tradutor metido a poeta, todo filme pode virar uma comédia. 


Sobre as promoções: Estão rolando duas promoções na fanpage da editora, uma com capas de filmes que as pessoas tem que descobrir que filme é, e a outra com charadas, elementos que lembram o filme. Para participar das promoções é preciso curtir a fanpage, comentar o nome do filme em português e compartilhar a imagem. Além disso, quem comprar o livro no SITE da Belas Letras ganha um marcador + frete grátis + um pôster de filme (O Tubarão, Forrest Gump e O Exterminador do Futuro).
 

5 comentários:

  1. Que legal!
    Realmente odeio traduções que não são fieis aos filmes
    Feliz Dia da Mulher
    Beijos
    Rizia - Livroterapias
    http://livroterapias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia
    Mas parece ser muito bom

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, já anotei a dica do Warm Bodies. Realmente, o título nacional é para entrar na lista dos mais absurdos. Em Portugal, não fugiram tanto do original: Sangue Quente.
    Abraços e espero que gostem do livro.
    Iuri Abreu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o título do livro, não sei porque mudaram, na verdade até imagino, mas que ficou estranho, ficou.

      Bjs!

      Excluir
  4. Muito interessante, a capa é bem promissora.

    Beijos *-*
    clicandolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.