Resenha: Branca de Neve tem que morrer

22/02/2013



Thriller revelação do ano na Alemanha com mais de 1 milhão de exemplares vendidos. 

Numa noite chuvosa de novembro, Rita Cramer é empurrada de uma passarela e cai em cima de um carro em movimento. Pia e Bodenstein, da delegacia de homicídios, têm um suspeito: Manfred Wagner. Onze anos antes, a filha de Manfred desaparecera, sem deixar pistas, e um processo baseado em provas circunstanciais condenou Tobias, filho de Rita Cramer, a dez anos de prisão. Logo após cumprir a pena, Tobias retorna à sua cidade natal e, repentinamente, outra garota desaparece. Os acontecimentos do passado parecem repetir-se de maneira funesta. Pia e Bodenstein se deparam com um muro de silêncio. As investigações transformam-se numa corrida contra o tempo, iniciando uma verdadeira caça às bruxas. 

A narrativa de Branca de Neve tem que morrer começa com Tobias saindo da cadeia apos ser condenado a dez anos de prisão pelo assassinato de duas meninas. A cidade ainda não esqueceu o acontecido e hostiliza ele e sua família por isso. Longe dali, uma mulher cai do alto de uma passarela e os detetives Pia e Bodenstein precisam descobrir se foi acidental ou não. Quando o caso dos detetives acaba chegando em Tobias, uma nova menina desaparece e todos os dedos e vestígios apontam para ele como sendo culpado. Agora os detetives precisam descobrir o que aconteceu com a menina do presente e as duas meninas do passado.

A principio o livro é confuso, pois sendo em terceira pessoa, podemos acompanhar vários personagens e é o que acontece. Fora o Tobias, que é considerado o principal desse livro (mas não da serie) já que o enredo gira nele, temos os detetives Pia e Bodenstein (protagonistas da serie), Amelia, o pai de Tobias e muitos dos moradores de Altenhain narrando. Até pegar o embalo da forma como a autora escreve, eu demorei um pouco, depois de conhecer os personagens e saber qual a questão importante do suspense, a leitura fluiu. A autora utiliza varias descrições de lugares para ambientar o leitor e isso foi o que eu mais gostei, me sentir dentro do enredo.

Sendo um livro de suspense, não teremos um romance aqui, embora a vida particular dos detetives e de outros personagens apareçam um pouco. Embora existe um casal no qual o Tobias está envolvido e o que motiva os assassinatos seja o amor, as cenas são rápidas e nem um pouco românticas. O foco principal dele é descobrir se o Tobia é o responsável pelo desaparecimento da menina e depois o monte de questionamentos que aparecem depois. Pode parecer obvio lendo a sinopse que ele não é o culpado, mas tem varias coisas envolvendo ele e uma dica, a cidade onde a estória se passa.

A impressão que eu tive sobre esse livro é que ele era um enorme quebra cabeça, onde a autora espalhou vários mistérios e pistas e foi solucionando tudo aos poucos. Quando você resolve uma pista aparece mais duas ou três e o jogo só termina quando o livro termina. Esse é o segredo do suspense, não solucionar logo de cara e arrastar a estória depois e nem deixar nada sobrando. O enredo me proporcionou solucionar algumas questões e isso me empolgou mais para saber se eu estava certa ou não. Bom, tudo se resolveu de uma forma mais complicada do que eu imaginava, mas para os personagens que eu queria, deu tudo certo.

Quando Branca de Neve tem que morrer foi lançado, achei que ele estava querendo pegar a fama dos livros sobre esse assunto, mas não, ele é o quarto livro de uma série lançado na Alemanha. É curioso que a editora tenha começado por esse e não do começo, mas não senti a necessidade dos anteriores, é provável que em cada livro os parceiros Pia e Bodenstein solucionem um caso. Espero que a Jangada invista nos livros anteriores e nos que estiverem por vir, pois a escrita da Neuhaus é ótima e ela soube conduzir o suspense até a ultima parte do livro.

Em Altenhain, naquele vilarejo idílico, que ela havia considerado  tão monótono e ermo, viviam monstros impiedosos e brutais, camuflados  por máscaras de ingenuidade tacanha.

Branca de Neve Tem Que Morrer - Bodenstein & Kirchhoff - Livro 04 
Nele Neuhaus
Editora Jangada

10 comentários:

  1. Quando eu soube sobre o lançamento achei que fosse algo bem diferente, mas a estória me parece ser bem interessante, apesar de confuso =D

    Bjs

    daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu não conhecia esse livro
    Conhecia o outro da NC, mas esse não

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu imaginava um história totalmente diferente.
    Gostei.
    Bjos...

    ResponderExcluir
  4. Sua resenha me surpreendeu. Talvez pelo título ou pela capa, nunca havia me interessado pelo livro, também achava que o nome teria surgido no embalo dos filmes envolvendo a clássica personagem. O motivo da surpresa foi justamente o fato de se tratar de um livro de mistério/policial cheio de enigmas, característica que muito me atraiu.

    Bj
    Livro Lab

    ResponderExcluir
  5. Eu lembro quando a Aione leu esse livro. Falamos sobre ele e me pareceu um dos grandes suspenses que eu irei amar.
    E acho que tu só me fez querer brincar logo nesse quebra-cabeça.

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Amo suspense, mas ele tem que ser bem contado. Não pode enrolar muito, nem correr demais.

    Já queria ler o livro só por causa do título, agora que li a resenha fiquei mais curiosa pela historia.

    ResponderExcluir
  7. Opa! Esse é um livro que achei interessante logo quando vi. Mas...não entendi o que o título tem que ver com a história. Acho que só lendo para saber. Estranho mesmo que não tenham começado do primeiro livro, nem sabia que fazia parte de uma série.
    Bom final de semana.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  8. Adorei sua resenha, amo esta capa! Estou super louca/ansiosa para ler o livro.

    ResponderExcluir
  9. Quando li o título tive uma ideia totalmente diferente sobre o que seria o enredo, mas gostei da sua resenha e fiquei com vontade de ler “A Branca de Neve tem que morrer”.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Muito legal saber que é uma série lançada na Alemanha e principalmente que não tem necessidade dos livros anteriores para entendê-lo.

    clicandolivros.blogspot.com

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.