Resenha Nacional: Amazônia - um caminho para o sonho

18/01/2013


Em "Amazônia- um caminho para o sonho", os personagens são de Ascurra e em busca de uma mudança na vida, partem para a maior Floresta Tropical Úmida do Mundo. Da majestosa Manaus dos Barões da borracha, passando pela festeira Parintins, subindo o rio Tapajós ao encontro de Fordlândia- a cidade americana construída em meio à selva até a Belém dos índios Tupinambás que observaram a chegada dos conquistadores na Baía. Eles precisarão se adaptar e encarar realidades diferentes. Irão conhecer muito dos pontos turísticos e também da história da região norte do Brasil. É um livro que traz muita informação histórica e de uma maneira sutil vai-se apresentando os personagens e a trama. 

Amazônia, basicamente, narra a viagem de 5 amigos pelo estado brasileiro que da titulo ao livro. Joana, Camila, Ana Carolina, Rafaela e Daniel saem do sul do Brasil em busca de conhecimento e descobertas e lá encontram além disso, muitas aventuras. Narrado em terceira pessoa, o livro detalha a viagem dos amigos desde o local, passando pela culinária até as roupas que eles vestem. Por ser professor de história, Daniel terá seu ponto de vista mais trabalhado no enredo, assim como o dos moradores e amigos que eles encontrarem pelo caminho. Isso porque a ideia é que não só eles aprendam sobre os lugares e cultura local, mas nós também.

O livro a principio pode ter um quê de aula de geografia ou até mesmo história, mas a autora contornou isso com um inicio de romance e as descobertas que as meninas fazem sobre si mesmas. A Rafaela talvez seja a personagem que mais aparece pois ela é a que tem o maior crescimento pessoal durante a viagem. A vontade dela de ser escritora se firma, assim como seus sonhos e desejos. Uma personagem que se destaca pela surpresa de fazer algo que nenhum deles esperava é a Ana Carolina. O enredo seguia por um caminho e de repente ela toma uma decisão e tudo o que estava planejado acaba sendo modificado. Essa mudança veio em nome da necessidade de ajudar aqueles que precisam.

Às vezes, queremos mudar o que está certo e esquecemos que o que se deve mudar é o que está errado.

Durante a leitura fica claro a grande pesquisa que a autora fez sobre a Amazônia e suas cidades, ela comenta sobre isso nos agradecimentos, e isso foi crucial para a verdade que o livro passa. As informações não são inventadas ou ficcionais, são todas verdadeiras. Cada nome de rua, lenda, comida tipica, festa, monumento... tudo está de fato ligado ao estado do Amazonas. Tantos fatos verídicos faz com que a história seja mais real e fácil de imaginar. De todas as lendas eu gostei mais da que conta a história das Amazonas brasileiras e da que envolve o amuleto Muiraquitã.

A narrativa também traz uma serie de questionamentos sobre conscientização ambiental. Não é segredo para ninguém que a floresta amazônica sofre as consequências da ação do homem, tanto do lado positivo quanto negativo, e o livro narra os dois pontos. Também é comentado as dificuldades que o povo passa devido a falta de alguns itens básicos como saneamento, educação e saúde. A história que mais me chamou a atenção foi a da cidade de Fordlândia e o quanto seus habitantes ficaram desamparados quando a produção de látex não deu certo.

Embora eu tenha começado a leitura desse livro e tenha parado depois durante uns 3 meses, a culpa desse hiato não foi dele e sim do momento que eu estava, que não era propicio para ele. A leitura se mostrou simples, gostosa e rápida, daquelas que quando você pega o ritmo, lê 50, 100 paginas sem perceber. Confesso que foi um enredo enriquecedor na parte cultural, mas como uma romântica inconfundível, eu esperava mais do casal. Sei também que na continuação veremos o progresso do amor que nasceu nesse, o que me faz ansiosa por ele. Os que apreciam um livro com um grande foco na parte cultural e histórica de uma região brasileira, vão encontrar em Amazônia - um caminho para o sonho um prato cheio.

Algumas coisas na vida não podem ser deixadas para o amanhã, pois o hoje é tudo o que se possui! Quem aprende isso consegue ser mais feliz.

Amazônia - Um caminho para o sonho 
M. C. Jachnkee
Editora Nova Letra

4 comentários:

  1. Olá.
    É com imensa alegria no coração que deixo esse comentário para vc.
    O que o meu corção gostaria de dizer ao seu coração é: muito obrigada! Obrigada por ter se aventurado com esse grupo por um cantinho tão esquecido e maravilhoso do nosso país.
    A sua resenha está tão bem escrita que transbordo de emoção neste momento!!!
    Obrigada, mil vezes obrigada. Adivinha??? Em breve, novidades do segundo livro no blog, face ou fanpage heehehe
    Quero muito conseguir algum meio de editar o livro no segundo semestre...torcendo.
    Adorei, amei!!!
    Beijocas, querida.

    ResponderExcluir
  2. Oi Denise!

    Adorei a sua resenha! Já li esse livro, e tanto ele como a autora são maravilhosos! Eu também adorei a lenda das Amazonas, adorei tudo na verdade! Bom mesmo! Concordo com você em tudo, inclusive na parte do romance! Rs

    Beijos,

    Marcellr
    bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Realmente, uma resenha de ótima qualidade para uma obra magnifica!!!

    UMA VIAGEM AO FUTURO
    http://umaviagemaofuturo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Esse é um dos meus livros favoritos, fico muito feliz quando um livro nacional entra pra essa listinha do meu coração! hahaha
    Adorei sua resenha!
    Beijos.
    Sara
    Livro de gente

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.