Resenha Nacional e Sorteio: Clube da Insônia

30/10/2012


Na noite, a fúria e a paixão se encontram. O submundo emerge às ruas, evocando gente esquecida que não tem vez nem voz e perambula pela cidade em busca de luz. A noite também é a casa da diversão sem hipocrisia, da embriaguez, da luxúria, das angústias e das reflexões de quem não consegue adormecer antes de a loucura se recolher novamente aos seus abrigos diurnos. De olhos bem abertos, o músico Tico Santa Cruz, líder da banda Detonautas Roque Clube, leva o leitor a um mergulho na escuridão para compartilhar seus medos e seu inconformismo, em textos viscerais que pulsam do início ao fim, madrugada adentro, até o sol nascer. 

Clube da Insônia é um livro de contos e crônicas do líder da banda Detonautas, Tico Santa Cruz. Esse não é meu gênero literário favorito como comentei em outra resenha, mas esse livro em especial gostei. Aqui o autor não expõe apenas suas opiniões, ele narra algumas estórias que aconteceram com ele de forma a parecer que poderiam acontecer com qualquer um, incluindo quem está lendo. Isso faz com que você se identifique com alguns trechos.

O livro é dividido em duas partes. Na primeira é o Tico aberto, o que ele pensa e sente, na segunda são as suas criticas em relação ao mundo e as pessoas. Particularmente gostei mais da segunda parte, ele foi bem como eu o imagino defendendo suas opiniões, agressivo, sem papas na língua e com argumentos bem estruturados. Ele comentando sobre o consumismo é bem o que eu penso. Poderiam até ser questionamentos ingênuos que ele faz, como li em algumas resenhas, mas pelo menos ele está questionando, pensando a respeito, enquanto muita gente já aceitou aquilo que lhe foi imposto.

No meio disso tudo a algumas músicas, bom eu imagino que sejam músicas, pode até ser pensamentos soltos ou poemas aleatórios. Porém, a estrutura e o que elas passam tem cara de música, e não seria ele se não tivesse. Foi o que me passou, versos em formato de música. E por falar no que ele me passou, não pensem que esse é um livro pesado só pela imagem que o Tico passa, fiquei surpresa com os textos leves, e sentimentos bastante comuns. Ele pode sim ter um lado forte ao defender aquilo que acredita, mas também tem um lado humano bastante surpreendente.

Não percebe que é sinal de coragem também dar passos para trás, e que somente os estúpidos e ignorantes andam para frente sem saber exatamente para onde estão indo?

Com um trabalho gráfico tão maravilhoso, não poderia deixar de comentar sobre ele. O livro é praticamente todo ilustrado, com desenhos nos começos dos contos. Não sei onde li ou ouvi, que essas ilustrações eram as tatuagens que o Tico tem pelo corpo, só que lendo, notei que essa informação não é correta. Na verdade os desenhos adiantam o que você lerá nos contos, como um tema. As folhas alternam entre amarelas com escritas pretas e pretas com escritas brancas. É um dos livros mais bem trabalhados que já tive a oportunidade de ler. Parabéns a a editora pelo belo trabalho.

Clube da Insônia
Tico Santa Cruz
 Editora Belas Letras

*Sorteio*

Gostou da resenha e que ler o livro para tirar suas próprias conclusões? Então participe da promoção abaixo e concorra a um exemplar do livro Clube da Insônia + 1 marcador do mesmo. As regras são bem simples:


- Ter endereço no território nacional;
- Siga o blog no GFC;
- Deixe um comentário nesse post sobre a resenha e o livro;
- E caso queira ajudar a divulgar a promoção, twitte a mesagem e ganhe pontos extras.

a Rafflecopter giveaway
Pronto, você já está concorrendo. A promoção começa hoje 30/10 e vai até 17/11, o vencedor terá 48h para responder o e-mail que será enviado ou um novo sorteio será feito. Em caso de dúvidas, contate @dnisin ou diamanteliterario@gmail.com

*O livro e marcador serão enviado pelo blog em até 30 dias a contar a data do resultado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.