Serie Cult: North & South

17/09/2012

No semestre passado em literatura inglesa, a professora para ilustrar a influencia que a revolução industrial teve na literatura do seculo XIX passou um trecho do seriado North & South para assistirmos e logo no inicio já fiquei encantada, mas no dia não conseguimos ver tudo e fiquei para ver depois em casa. Demorei milênios para assistir a serie toda e me arrependo muito, vão saber porque durante a indicação, só adianto que é um dos melhores seriados da BBC que já tive a oportunidade de ver.



  Eu acho que vi o inferno e ele é branco como a neve. Branco como a neve.


A serie televisiva North & South da BBC de 2004, adapta o clássico de mesmo nome da autora Elizabeth Gaskell. Ele é essencialmente um romance de oposição, sejam eles ideológicos, sociais e principalmente sentimentais. Ele narra a saída da família Hale do sul da Inglaterra (Helstone) para o norte (Milton), onde o provedor Richard de ex-clérigo será professor de filosofia e sociologia. Sua esposa Maria e a filha Margaret o acompanham nessa nova etapa. 

Logo que chegam a Milton, Margaret conhece Mr. Thornton, um empresario do ramo de algodão, e um sentimento de profunda antipatia nasce entre os dois que por mais que ele tente, será só com grandes sacrifícios que Margaret o olhará com bons olhos. As diferenças entre o norte e sul é também uma alusão para as diferenças entre Margaret e Mr. Thornton.


Várias temáticas vão ser trabalhadas em North & South, como exemplos a escravidão infantil, as péssimas condições de trabalho, a imigração e emigração, os avanços tecnológicos da época e assim por diante. Um dos pontos importantes e mais trabalhados no seriado é a criação dos sindicatos trabalhistas.  

Durante a revolução Industrial os primeiros sindicatos foram criados, assim como as greves. Naquela época se trabalhava 14 horas por dia e em péssimas condições para se ganhar muito pouco. Temos cenas da organização dos trabalhadores, de como a greve influenciou na produção de algodão e quase levou o Mr. Thornton a falência e como os empresários viam esses sindicatos e as greves. 


A estória do casal foi bem conduzida pela roteirista, às conversas entre eles têm aqueles sarcasmos característicos de quem por fora não gosta, mas por dentro já está começando a gostar. Os personagens em si são carismáticos e interpretados brilhantemente por Daniela Denby-Ashe e Richard Armitage que também contribuem para o sucesso da serie, mas que pegam um casal perfeito para dar vida. O fato deles não terem se apaixonados logo de cara foi ótimo para mim, o amor deles foi sendo construído aos poucos, as qualidades se sobressaindo nas primeiras impressões, a química entre eles escondida o tempo todo para depois aparecer de forma bem singela.

Fica registrado também a minucia que a produção da BBC teve com esse seriado. Assim como os outros, a riqueza de detalhes é impressionante, as roupas, os cenários a trilha sonora... tudo é impecável e de bom gosto. O moinho onde os trabalhadores separam o algodão e o tecem é perfeito e muito realista.


Indico a serie para que gosta de um bom romance, indico para quem gosta de fatos históricos, indico para quem gosta de series inteligentes e bem trabalhadas... ou seja, indico para todo mundo. Esse é um dos poucos seriados que soube misturar temáticas importantes e diferentes sem que ficasse chato ou cansativo ou pior, não fizesse sentido. É sério, todos deveriam ver.

No Brasil a Logon lançou o box do seriado e ele está na faixa de preço entre 40 e 50 reais, ainda não o possuo, mas espero um dia tê-lo junto com os outros seriados da BBC. O DVD é dividido em 4 episódios de 50 min. cada. Abaixo capa do box nacional e o trailer da serie.




8 comentários:

  1. Eu amo a série North and South, tenho o box verdadeiro aqui e assisti a série na época em que lançou em Londres, eu amei!

    ResponderExcluir
  2. Dica totalmente anotada. Estou ansiosa para fazer o download e começar a assistir essa série. Primeiro porque sou uma série maníaca e segundo porque não resisto a um romance de época.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  3. Oi Denise! Já vi esse seriado mas nunca assisti, minha mãe disse que é ótimo! Mas ainda não tive tempo de parar pra assistir. Adorei a dica!
    Beijos
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Nossa!! Fiquei muito curiosa!! Conheço a qualidade e o cuidado das séries da BBC... São especialmente bem tratadas. *-*

    ResponderExcluir
  5. Boa noite Denise,

    Gostei demais do seu post, essa série deve ser interessante, mas o livro deve ser ainda melhor....boa dica....abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Geeeeente
    Que tchuchuco é esse? Que olho é esse desse homem?
    Nunca ouvir falar dessa série... Por onde eu estava? hahaha
    Vou assistir, com certeza

    Beijos
    Xintia
    www.theniceage.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Hey
    Que gato esse moço ein?
    A BBC tem umas séries bem legais.
    Gostei da dica, já salvei aqui pra assistir depois

    Tenha uma ótima quarta!
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  8. Eu já li o livro que deu origem a série, e se for tão bom quanto seu original, eu definitivamente preciso lê-la. Sem falar que clássicos de época são uma das grandes paixões da minha vida. ~Janeite~ q
    Beijos.
    Amor, Ana.

    http://quemprecisaviver.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.