Resenha e Sorteio: O diário de Suzana para Nicolas

24/09/2012

 
Depois de quase um ano juntos, o poeta Matt Harrison acaba de romper com Katie Wilkinson. A jovem editora, que não tinha qualquer dúvida quanto ao amor que os unia, não consegue entender como um relacionamento tão perfeito pôde acabar tão de repente. Mas tudo está prestes a ser explicado. No dia seguinte ao rompimento, Katie encontra um pacote deixado por Matt na porta de sua casa. Dentro dele, um pequeno volume encadernado traz na capa cinco palavras, escritas com uma caligrafia que ela não reconhece: “Diário de Suzana para Nicolas”. Ao folhear aquelas páginas, Katie logo descobre que Suzana é uma jovem médica que, depois de sofrer um infarto, decidiu deixar para trás a correria de Boston e se mudar para um chalé na pacata ilha de Martha’s Vineyard. Foi lá que conheceu Matt. E lá nasceu o filho deles, Nicolas. Por que Matt teria lhe deixado aquele diário? Agora, confusa e sofrendo pelo fim do relacionamento, é nas palavras de outra mulher que Katie buscará as respostas para sua vida. O diário de Suzana para Nicolas é uma história de amor que se constrói ao virar de cada página. Cada revelação é mais uma nuance sobre seus personagens. Cada descoberta é um fio a mais a ligar vidas que o destino entrelaçou.


Esta é uma história de amor, Nicolas, minha, sua e do papai! Ela conta como a vida pode ser boa quando se está com a pessoa certa. Fala de como é necessário aproveitar cada instante com essa pessoal especial. Cada milésimo de segundo.

Já começo a resenha com o quote acima para vocês sentirem o clima do livro. É sim uma estória de amor, mas não só isso, é uma estória também de perdão, seguir em frente quando a vida é dura demais com quem amamos e sobre vários outros temas que mexem com o emocional de quem lê. Não é um livro para qualquer hora, mas que você deve ler em algum ponto da sua vida, principalmente quando acredita que ela, está tão difícil e ruim.

Katie acabou de ter o seu coração partido por Matt. Apos quase um ano juntos, ele não da nenhuma explicação para ela sobre porque esta indo embora, deixa apenas um diário e um bilhete na porta de sua casa. Katie começa a ler o diário e conhece Suzana e Nicolas, pessoas que são parte da história de Matt. Nela ela também encontra respostas para algumas atitudes dele e descobre um segredo devastador, entendendo assim, quem Matt é e porque ele agiu de determinadas formas com ela.

Quando o amor é verdadeiro, quando o amor é certo, pode nos dar o tipo de alegria que não se consegue de nenhuma outra forma. ...tive longos períodos sem amor na minha vida a e a diferença é indescritível. Nós é muito melhor do que eu.

São três os pontos de vistas da narrativa, temos Katie, Suzana e Matt. Katie somos nós no enredo, tentando juntar as peças e descobrir qual a verdadeira estória de Matt. Suzana é a dona do diário e quem narra por um período maior o livro, é sobre a perspectiva dela que conhecemos Matt, a vida dos dois como casados, o nascimento de Nicolas e uma parte do desenrolar do enredo. E por fim Matt, que é quem narra o ponto principal do livro. A alternância de dois, dos três pontos de vista segue um padrão, Suzana contando algo e a reação de Katie depois, só Matt que aparece no fim.

Os sentimentos em relação aos personagens muda conforme conhecemos eles. A Suzana terá uma empatia maior por parte dos leitores por ser quem está mais presente durante o livro, mas a Katie por ser os nossos olhos e emoções no livro, também terá uma parte dessa empatia. Já Matt tem a sua estória contada por terceiros, então nele recaem as impressões das mulheres que fazem parte do enredo, e por mais cativante que ele seja com elas e conosco, ficamos o tempo inteiro com o pé atrás em relação a ele.


Boas lembranças são como talismãs, Nicky. Cada uma delas é especial. Você as coleciona, uma a uma, até que um dia olha para trás e descobre que elas formam um longo cordão colorido.

O que marca o incio desse livro são as suposições, você lê a sinopse e várias perguntas surgem na sua cabeça e julgamentos também. Ele é uma gangorra de emoções e a cada capitulo tomamos partido de alguém, isso já acontece logo quando lemos a sinopse, inevitavelmente ficamos do lado de Katie e contra Matt, mas estamos tão errados sobre essas suposições. Quando a estória se desenrola e vamos entendendo o que de fato acontece, somos surpreendidos de uma tal forma que a emoção transborda. A quanto tempo não tinha essa ótima sensação de ser pega de surpresa por um livro, tinha até me esquecido o quanto ela é boa.

A proposta da narrativa ser em diário foi perfeita para esse livro, pois no diário nos expressamos de uma forma livre, sem pensar no que os outros vão dizer e com a Suzana acontece isso. Tudo bem que ela escreve para que o filho saiba de suas memórias e sensações, que é com a intensão de que ele leia um dia, mas é de uma forma verdadeira. Acredito que com isso o autor quis tocar mais os leitores, deixar o livro mais intimo, como se fossemos confidentes dela e da estória de amor que ela viveu ao lado de Matt.


... não tenho palavras para explicar como é uma sorte encontrar alguém que se possa amar tanto e que - a maior felicidades de todas - ame você com a mesma intensidade.

O diário de Suzana para Nicolas é um livro triste e até cruel. Cruel porque nos faz pensar em assuntos que normalmente não pensamos, ou que não queremos pensar porque dói e está além do nosso entendimento e triste pois a vida passa tão rápido e lendo livros como esse você percebe que não aproveita quase nada dela. Por isso veja esse livro como um aprendizado e aproveite. Aproveite os lugares, as comidas, os cursos, as pessoas que você ama ou quer conhecer... não importa, apensa viva, viva e viva.

Quero deixar vocês curiosos sobre um fato que me marcou nesse livro, por isso vou apenar dizer: a estória das cinco bolas, para saber o que isso significa, leiam o livro. Esse com certeza é um dos ensinamento que quero passar para os meus filhos e para o máximo de pessoas que eu puder. Só não conto para vocês porque seria spoiler e mais do que isso, quero que todos leiam e se sintam tocados com essa estória maravilhosa.

A vida é um grande milagre, uma serie de pequenos milagres a cada dia. A gente só precisa aprender a olhar para ela sob a perspectiva correta.

O Diário de Suzana para Nicolas
James Patterson 
Editora Arqueiro

***

Promoção O diário de Suzana para Nicolas


 Valendo: 1 exemplar de O diário de Suzana para Nicolas

Demorou, mas a promoção saiu e será bem simples. No rafflecopter tem o que obrigatório e o que é opcional. A promoção incia hoje (30/09) e vai até 27/10 com o resultado saindo dia 28/10. O ganhador terá 48h para responder o e-mail que será enviado com os dados ou um novo sorteio será feito. Em caso de dúvida: @dnisin ou diamanteliterario@gmail.com

*Validos os cometários feitos antes e durante a promoção na resenha do livro em questão, os comentários da parte opcional do formulário podem ser feitos em posts antigos, porém, durante o tempo da promoção.

**O livro será enviado pela editora Arqueiro podendo levar de 30 a 45 dias, a contar da data do resultado.


a Rafflecopter giveaway

2 comentários:

Tecnologia do Blogger.