Resenha Nacional: Todas as estrelas do céu

29/08/2012



Podem dois irmãos adotivos se apaixonarem um pelo outro? 

Caroline e Leandro são dois adolescentes de uma bem resolvida família de classe média, ele adotado, ela filha biológica do casal Marco e Lúcia. Diante dos conflitos da adolescência, do colégio, do vestibular, ambos se veem diante de mais um dilema: um amor impossível e todas as consequências da busca pela felicidade ao lado da pesso amada. O desafio dos dois em entenderem o que passa consigo mesmo, em enfrentar os pais, a sociedade e sua propia consciência é exposta neste romance honesto, ágil e de final surpreendente. 

"Todas as estrelas do céu". Uma obra polêmica e doce ao mesmo tempo, com um tema inusitado, falado de igual para igual com os jovens ou mesmo para quem já passou da adolescência. 

Quando me inscrevi no viajante desse livro sabia apenas que era sobre um casal de irmãos adotivos que se apaixonavam. Ja havia lido um livro parecido com esse e resenhado aqui no blog e como gostei do tema decidi recebê-lo, porém o livro ao meu ver possuí algumas falhas e a leitura embora rápida não me agradou muito.


O tema incesto, mesmo que entre irmãos adotivos, é polêmico. Cada um tem a sua opinião e ser imparcial sobre isso é o que muitos autores fazem para agradar a todos. No caso de Todas as estrelas do céu, o tema não é tratado de uma forma racional e vendo o lado pratico da questão, e sim pelo lado do romance. Aqui o foco é no amor juvenil e no quão arrebatador e tempestuoso ele pode ser.

Como bem explicado na sinopse, o livro vai narrar o amor do casal Leandro e Caroline. A diferença de idade entre eles é pequena, ambos estão no período da adolescência e como dito, é tempo de descobertas e se firmar sobre quem você é ou quer ser. Caroline é a mais infantil dos dois, com atitudes as vezes egoísta e precipitadas. Leandro é mais pé no chão e tende a mostrar mais o amor que sente pela irmã adotiva. 

O amor do casal protagonista não me convenceu, mesmo que em algumas cenas eu tenha gostado da demostração de carinho não acreditei que eles realmente se amavam, mesmo com o final que o livro tem. Sei que os adolescentes são impulsivos e eles mudam de opinião a todo momento, porém como foi escrito as cenas que eles estão juntos parece forçado e sem química. O amor deles não tem um propósito porque eles mesmos se questionam se se amam de verdade e devem ficar juntos.

Não me parece certo me apaixonar pelo meu irmão mais velho. É como se eu estivesse amando a pessoa errada, não que eu não te queira, lógico que eu quero, mas parece que eu não deveria te amar e que esse amor é,  sei lá, amaldiçoado...

Acredito que a maioria que acompanha o blog sabe da minha paixão pelos clássicos e eu sou muito desconfiada com releituras, acredito que o livro é bom da forma original e cabe aos autores posteriores escreverem seus próprios enredos. Todas as estrelas do céu é uma releitura de um dos maiores romances já escrito, Romeu e Julieta. É lógico que o autor mudou muita coisa, mas a relação entre os dois livros é evidente. Quando percebi durante a leitura esse paralelo pensei "o autor foi corajoso ao fazer isso, mas provavelmente ele deu um tiro no pé."

A linguagem do livro é fácil e não tive problemas com ela, é até infantil em alguns momentos, mas não deixa nada em aberto. Aliais, o autor fechou bem o enredo, não deixou nenhuma ponta solta e isso é um ponto positivo para o livro. Outro bom ponto foi a descrição das cidades onde a estória se passa, bem detalhista e com conhecimento de causa, fiquei até com saudade de Florianópolis com ele descrevendo os pontos turísticos da cidade.

Posso estar sendo muito rigorosa com o livro, ele é o primeiro do autor e erros são comuns, mas aqui escrevi apenas o que gostei e não gostei para quando vocês lerem estarem cientes de quais aspectos são positivos e negativos a meu ver. Li muitas resenhas enaltecendo ele ao máximo, mas fica aqui a minha recomendação: é um livro razoável. Quem sabe um adolescente goste mais, porque assim como o autor disse no começo do livro "um adulto pode achar esse livro incoerente, já que ele foi escrito para um adolescente".

Todas as Estrelas do Céu
Enderson Rafael
Editora Novas Ideias

10 comentários:

  1. Nunca li nada desse tema mas, achei bem interessante.
    Ótima resenha. Parabéns!
    Esse livro entrou na lista de leitura.

    Luiza Helena Vieira
    Obsession Valley
    http://obsessionvalley.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Interessante demais. Eu realmente fiquei muito interessada!!!

    ResponderExcluir
  3. Achei meio coxinha, o fato deles serem adotivos é pra gerar menos polêmica, pois na prática não faz diferença pra mim... Me lembrou um pouco aquele filme "Do começo ao fim" mas sem a ousadia que ele propõe.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Do_Come%C3%A7o_ao_Fim

    ResponderExcluir
  4. Oi Denise!
    Olha essa coisa de amor entre irmãos tenho certo receio, por que na minha cabeça não entre que duas pessoas que convivem como irmãos pode ter interessa já que a relação sempre foi baseada de irmãos. Então já passo a leitura por ai, e além do mais ser um romance em que o casal não convence não dá né? Como você mesma comentou fica sem preposito...
    Adorei sua opinião sobre o livro!
    Beijos
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oláá, achei super interessante o tema abordado, mas acho difícil relatá-lo com imparcialidade, pois por ser uma polêmica geralmente tomamos uma posição né? Pelo menos eu.
    Pena que o livro não te convenceu e não conseguiu te deixar "boquiaberta", mas que bom que é uma leitura ao menos razoável, temos sempre de levar em consideração q é o primeiro livro do autor né?
    rs

    Beijos, tô seguindo :*

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Acho que gostaria desse livro. Eu tenho uma certa curiosidade em lê-lo. Espero não me decepcionar.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  7. Já faz MUITO tempo que tenho vontade de ler este livro
    Ele é um dos primeiros da minha lista
    E sempre encontro elogios a respeito
    Amei a resenha

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Amei a resenha! Só meu deu mais vontade de ler o livro :3 Tá na minha lista do skoob fazzz tempo :c

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.