Cine Cult: Valente!

02/08/2012


Desculpem a demora deste post, assisti Valente assim que estreou e a resenha dele foi protelando devido aos muitos posts atrasados ainda da viagem. Enfim, estava com vontade de vê-lo a alguns meses, quando vi o trailer no filme A Bela e a Fera 3D, o título e o enredo me atraíram e assim que estreou, corri para assistir.


Merida foi treinada pela mãe desde pequena para ser uma princesa e mesmo não tendo aptidão, para Elinor a filha teria que seguir o que ela queria a todo custo. Disposta a qualquer coisa para mudar o seu destino, se casar para manter a paz entre os reinos, Merida decidi buscar ajuda na mágia e isso afetará para sempre a relação entre ela e a mãe e como os grandes reis vão tratar as escolhas de seus filhos.

Os personagens de Valente são apaixonantes, cada um tem uma personalidade bem específica e diferente. Não temos uma vilão, embora a Elinor a princípio seja vista como uma, ela na verdade quer o melhor para a filha. As cenas engraçadas ficam com o pai Fergus e os trigêmeos pestinhas Harris, Hubert e Hamish irmãos de Merida. Já a personagem principal é forte e determinada, tem suas escolhas bem claras e luta por elas. Com seu jeitinho nada comum para uma princesa, Merida vai fazer jus ao título do filme, Valente.


Desde o desenho Shrek em 2001, onde os protagonistas possuem características físícas bastante diferentes, nós temos uma mudanção nos desenhos e animações. O que antigamente era padrão na apresentação dos personagens, está ficando cada vez mais para trás. Eles agora parecem mais a gente, nada de esteriótipos sem defeitos e inalcansáveis e a ideia de que contos de fadas só acontecem com quem é loiro, branco e dos olhos claros. 

Os desenhos de agora, passam que os finais felizes podem acontecer com qualquer personagem e também com a criança diferente que está vendo o filme. Em Valente é exatamente assim. Nós temos temos primeiro, uma personagem mulher como protagonista, a Merida, e segundo o seu padrão de beleza comum: cabelos encaracolados e sardas por todo o rosto. Fiquei muito comovida quando escutei uma menina passando em frente ao poster do filme e falando com a mãe que o cabelo dela era igual ao da Merida, não tem exemplo melhor de empatia do que essa aproximação entre personagem e público.


Outro ponto que merece destaque no filme é a temática do destino e das responsabilidades. Ser e ter responsabilidades não significa concordar com o que é imposto á você, é saber conversar e chegar ao meio termo. Merida tinha um destino traçado que ela não concordava e isso só se resolveu quando ela conversou com a mãe e expôs os seus sentimentos contrários quanto a isso. Convenhamos que não é um conselho só para as crianças. A questão de ter o controle sobre a sua vida e fazer o que gosta e o que escolheu para fazer, também é tratado no filme. Não seguir a vontade de outras pessoas, mas o que você sente e deseja. São bons valores para se passar, para crianças e adultos.

Comentando um pouco sobre o 3D, para animações eu consigo ver uma diferença bem grande, ao contrário do que filmes normais que só vejo em algumas cenas. O 3D de Valente está bem feito e principalmente, está no filme todo. Geralmente as cenas de ação se sobressaem mais, o que é comum, mas mesmo assim recomendo esse filme no 3D. O único aspecto que não gostei foi a participação da cantora Manu Gavassi na trilha sonora. Não vi necessidade em compor algumas músicas sendo que a original é linda e combinou tão bem com as cenas do filme. Mas isso, sou eu dizendo.


Passei uma ótima tarde na compania dos personagens de Valente. Ri e me emcionei com o enredo e recomendo para qualquer um, independente de ser criança ou não. É aquele tipo de filme que você assiste e te deixa com uma sensação boa, de querer que todo mundo assista a se sinta da mesma forma que você.

Trailer:

10 comentários:

  1. Oi Deniii!!!


    Aiiin Estou louca para ver este filme!

    O trailer é D+!

    Verdade isso que vc disse de mudar um pouco o genero de princesas padrão!
    Adorei o cabelão dela!!!

    Sabe com qual princesa ja me compararam?
    Com a Rapunzel de "Enrolados"
    kkkk
    Ela é tão cabeçuda quanto eu!

    Beijokas!

    ResponderExcluir
  2. Ah, eu estou querendo tanto ver Valente. *-* Ele parece ser super divertido, só pelo trailer já dá para notar. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  3. Quero muito, muito assistir esse filme
    Parece que vai ser muito bom ;)

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oieeee
    Aaaah quero muito ver esse filme, pena que onde eu moro não tem cinema aí fica dificil =/
    Adorei uma personagem de desenho animado com um cabelo cacheado *u* finalmente né?
    Beeijos
    http://sessaodas10.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Denise!

    Awn, eu estou morrendo de vontade de assistir "Valente", desde que vi o trailer.
    Adorei a proposta, e personagens que fogem dos padrões me agradam bastante.
    Vou assistir neste final de semana! \o/

    Amei o post!
    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Valente é muito fofo, não é minha animação pixar favorita e também achei bem previsível, mas como eu disse é fofo... e cativante também. Agora a trilha realmente não precisava ter sido dublada, e estragou a cena que era até bonita. Pena que não se encontra animações legendadas nas salas de cinema :/

    ResponderExcluir
  7. Ela se tornou uma das minhas princesas favoritas *-*

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro animações e esta parece ser ótima realmente. Pena que ainda não pude assistir e sempre sou uma das últimas a ver, mas sempre que posso vejo e me divirto muito!

    Beijos,

    Paula

    http://tri-books.com

    @Tri_Books

    ResponderExcluir
  9. Eu fiquei um pouco frustrada quando assistir. POr mais legal que seja o filme, não acho que desenvolveram bem a história. :(

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.