Resenha Nacional: João & Maria - Paixão e Rock'n Roll

20/05/2012


O que você escolheria: O Amor ou a Razão? Maria é bonita, estudiosa, avessa à badalação e tradicional. João é lindo, extrovertido, arrogante e vocalista de uma banda de rock. ... Ela jamais se aventurou numa paixão. Ele já singrou pelos mares de um amor fulminante. Eles não têm nada em comum. Mas foram feitos um para o outro. 

Maria é uma moça focada nos estudos e sem muita perpectiva de uma vida amorosa agitada, até que um certo líder de uma banda recém-famosa entra em sua vida. A princípio, ele entra de forma platônica, mas quando o tema de seu TCC proporciona que os caminhos deles se cruzem, João pode ter um papel em sua vida muito mais importante do que uma paixonite de adolescente por seu ídolo.

O livro é narrado em primeira pessoa e alterna os pontos de vista, por capítulo, entre João & Maria. A Maria é como descrita na sinopse, comum, só com o temperamento um pouco turrão por assim dizer. E João é o seu contrário, divertido e gosta de aproveitar a vida. Impossível não se identificar com eles, porque é como se fossem feitos para que nós leitores, tivessemos empatia por eles. E olha que qualquer leitor, do mal-humorado ao extrovertido.

O confronto era saber se abandonaria a possibilidade de realmente estar apaixonada e procurar um grande amor ou me conformar com a amizade, o carinho e o respeito.

A forma que o relacionamento de João & Maria se desenvolve e consequentemente o livro, é rápida. Ele tem poucas páginas e é como se tivesse falatando detalhes, o livro tem sim começo, meio e fim, só que com poucas informações, com pouco espaço para você se firmar na estória. O único aspecto do livro que não gostei foi esse, a falta de detalhes que tornaria a estória muito mais real.

Estava lendo uma matéria em algum blog sobre a combinação de música e livro, até comentei que se o outor soubesse construir o enredo, música e livro só cominariam. Apesar de alguns problemas de ortográfia e da falta de detalhes a comibanação dos dois nesse em especial deu muito certo. As músicas citadas são ótimas, escutem quando estiverem lendo que o clima muda completamente.

Abaixei-me lentamente para beijá-la. Ela fechou os olhos. Descobri naquele instante que não precisava procurar por mais nada.

A parte gráfica do livro ficou maravilhosa, mesmo antes de ter o livro em mãos já o achava muito lindo, mesmo com as folhas brancas. É uma boa capa para camiseta, divagando um pouco. Sobre o final ... quando você lê o título do livro já tem uma noção mais ou menos do que vai acontecer, dizer isso não é spoiler e sim, algo que qualquer um percebe. Agora como isso vai acontecer, só lendo o livro pra saber.

João & Maria - Paixão e Rock'n Roll 
Ana Paula Bergamasco, Marcos Bulzara 
Todas as Falas Editora

10 comentários:

  1. A capa foi a primeira coisa que me fez parar e dizer: Opa, que livro é esse?
    Achei muito interessante esse ideia de João e Maria modernizada e revista. E apesar dos pesares expostos em sua resenha, em um dia de tédio qualquer, gostaria de lê-lo ;)

    Beijinhos!

    Mary
    http://jardimdeborboletas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Não devo ler em um futuro próximo, mas leria tranquilamente.

    Beijos,

    Carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Esse estilo de relação entre João e Maria lembra muito "Eduardo e Mônica" da Legião Urbana. As personalidades são as mesmas! Impressionante! Música e literatura são coisas muito boas para se aliar. Parabéns pela sua resenha!

    Beijos!
    http://policialdabiblioteca.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. NUNCA LI UMA RESENHA DESSE LIVRO e amei, só o nome já me deixou com vontade de ler.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  5. Que pena essa falta de detalhes, né? Eu confesso que não sou fã de livros que ocupam 3 páginas para mostrar o quanto o mar é azul (mero exemplo rs), mas informação de menos tb acaba atrapalhando...

    De qualquer forma, eu tenho muita vontade de ler João e Maria. Me apaixonei pela escrita da Ana Paula depois de ler Apátrida!

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  6. A capa é bem bonita mesmo. Quando a história se arrasta demais, roda, roda e não sai do lugar, eu não gosto. Mas também quando falta detalhes pra que possamos visualizar a cena ou ter as sensações que a história quer demonstrar, acho que não é legal. Mas enfim, vou colocar o livro na lista de desejados. Acho que vale a pena.

    ResponderExcluir
  7. adoro essas histórias assim, de dois opostos em uma história de amor. Sem dúvidas, não tem como não se identificar, ou com a Maria ou com o João. Confesso que fiquei bastante curiosa para ler, me identifiquei muito com a Maria, hehe.

    beijinhos

    http://blogcharmeeestilo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eba resenha da gêmea!!!
    Então há tempos venho vendo esse livro, já vi algumas resenhas, mas as suas resenhas tem um alto valor e crédito comigo, por isso as levo muito a sério.
    João e Maria, nomes simples, comuns e não se preocupe, não é spoiler mesmo, acho que sei mais ou menos como será o final, ou o que acontecerá.
    A capa é realmente linda e apaixonante. Essa questão de detalhes, em certos livros ela cabe como uma luva e em outras não. Acho que o autor tem que perceber isso, será que preciso colocar mais detalhes, ou será que não? Mas enfim, todo autor assim como qualquer ser humano vai aprendendo com o tempo, ninguém é um Machado de Assis inato, não é mesmo? Então essas pequenas faltas tem sim que ser apontadas, para que melhorem cada dia mais.
    Música e literatura, são duas coisas que combinam, acho muito legal isso, e adoro quando os autores colocam playlist em seus livros, acho que a música nos aflora sensações, e quando combinadas com a estória do livro nos fazem viajar ainda mais.
    É um livro que quero ler com certeza, algo me diz que vou gostar desses personagens!!!!

    Bjs
    Daiane
    nouniversodaliteratura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Nunca tive oportunidade de ler este livro
    Mas tenho muita vontade, por ser nacional
    E parece ser muito lindo, pelo menos a capa

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Primeira resenha que leio desse livro e achei o enredo interessante.
    Dica anotada!!
    *bye*

    Louca por Romances

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.