Serie Cult: #SherlockBBC

27/05/2012


Nossa, até que enfim vou escrever sobre esse fenômeno. Já não estava me aguentando de ansiedade em comentar com vocês sobre a série que tem mexendo com a minha cabeça e coração. 

Clichê? Até pode ser, mas aquilo que é bom e nos deixa empolgado tem que ser compartilhado. Então, espero que vocês gostem e vamos a #SherlockBBC.

  
“The name is Sherlock Holmes, and the address is 221B Baker Street.”

Começando por que me indicou. A Bruna, uma amiga do twitter, estava comentando a algum tempo sobre essa série inglesa muito boa e eu fiquei curiosa pra saber sobre o que era. Ela me explicou por alto e fui assistir. Me apaixonei logo de cara, não só pelos personagens e o enredo dos episódios que são muito inteligentes e bem construídos, mas também por ser sobre Sherlock Holmes.

Ele foi/é um dos meu personagens favoritos, aliais, eram sobre as suas aventuras que eu lia quando criança e as que tive meu primeiro contato com a leitura. Tenho essa imagem tão nítida na minha cabeça, meu pai comprando livros dele pra mim, que tudo o que envolve Sherlock eu dou uma atenção especial.


A série #SherlockBBC foi criada em 2010 (como assim só vim saber dela agora?!) por Steven Moffat e Mark Gatiss e ambienta um Sherlock na Londres dos dias de hoje, como assessor da Scotland Yard que nada mais é do que os policiais ingleses. Ele possui o mesmo gênio como descrito nos livros de Arthur Conan Doyle, criador do personagem no séc. XIX/XX, arrogante, meticuloso e com uma inteligência fora do comum. A série é um sucesso na Inglaterra e além de ter agradado muito a crítica, também recebeu prêmios importantes do British Academy Television Craft Awards e BAFTA.

E quem faz o Sherlock nessa adaptação? (quem, quem, quem??) Benedict Cumberbatch. Um ator britânico (e lindo que aff) e muito conhecido por lá, mas praticamente desconhecido por aqui. Ele fez grandes trabalhos em séries da BBC e está no elenco do filme O espião que sabia demais e rodando Star Trek II e O Hobbit. Posso afirmar como uma fã modesta de Sherlock Holmes que o Ben Batch é a minha personificação do próprio. Metódico e organizado e com aqueles silêncios que percebemos o cérebro dele trabalhando à mil.


O Dr. Watson (mas conhecido como nós na série) é interpretado por Martin Freeman, também conhecido na Inglaterra e desconhecido para muitos. Ele interpretará o hobbit Bilbo Bolseiro em O Hobbit e foi Arthur Dent em O Guia do Mochileiro das Galáxias. Porque eu afirmo que ele somos nós na série? Porque ele não é tão inteligente quanto o Sherlock e esse sempre explica pra ele (e pra nós) o desenrolar dos casos. Lógico que ele tem um papel importante na trama de apoiar o Sherlock e utiliazar seus conhecimentos médicos nos casos, mas alé disso ... o que seria do Sherlock sem o seu escudeiro Watson? Nada, é a resposta dessa pergunta.


Não citarei todos os outros personagens da série embora eles sejam importantes para não extender ainda mais o post. Embora um certo senhor Moriarty seja o ? de muitos episódios. Não posso deixar escapar nenhum spoiler, quero vocês bem curiosos.


A série hoje possui duas temporadas. Cada uma delas com três episódios com duração de 1h30 cada. Parecem longos, mas os casos são tão cheios de detalhes que a hora passa e você nem percebe. A não ser as finais de temporadas que deixam fatos em abertos, cada episódio tem o seu começo, meio e fim. Eles estão dispostos da seguinte forma:

1º Temporada

1×01 – A Study in Pink
1×02 – The Blind Banker 
1×03 – The Great Game 

2º Temporada

2×01 – A Scandal in Belgravia
2×02 – The Hounds of Baskerville
2×03 – The Reichenbach Fall

TODOS os episódios são muito bons, mas sempre temos um preferido. Gosto muito do The Hounds of Baskerville por ter uma relação direta com o livro O cão dos Baskerville, embora você perceba na série toda (quem já leu os livros) várias semelhanças entre os livros de Conan Doyle e o enredo. O The Reichenbach Fall termina de uma forma ... quem já assistiu sabe do que estou falando. É quase desesperador o jeito que termina e como tudo acontece. Só digo uma coisa, chorei muito.

Os loucos pela série (assim como eu), vão de ter de esperar até ano que vem pela terceira temporada. Ela começa a ser filmada em 2013 e estreia em julho do mesmo ano com a adaptação do livro The Adventure of the Empty House. Mas um dos criadores da série da um aviso aos sherlockianos:

Mark Gatiss (co-criador da série) e eu (Steven Moffat) já decidimos o que iremos fazer na nova temporada e acredito que o desfecho deixará as pessoas ainda mais enlouquecidas tentando decifrar o que acontecerá ali

Bom gente é isso. Falei um pouco dessa série que quem me acompanha pelo twitter sabe que está me envolvendo de um forma inexplicável. Espero ter falado não tudo, mas o suficiente para deixarem vocês interessados em verem o que pra mim, é de longe a melhor série que estou acompanhando atualmente. (E de muito tempo também. Sentiram né?)


Algumas lojas já estão disponibilizando o box da 1º temp. e também o blu-ray. Procurem pelo buscapé o preço mais em conta. O box da 2º temp. deve chegar ao Brasil no fim do ano. Só um gostinho pra vocês. A cena abaixo é do começo do primeiro episódio, como Sherlock e John Watson se conheceram. Infelizmente não está legendado porque não tem nada sobre a série legendado no yt.

10 comentários:

  1. Oi Denise!

    Vc veio falar exatamente de uma das minhas paixões? Ora, eu tinha que vir comentar. Sim, tb achei essa série de um brilhantismo incrível. A fotografia belíssima com uma Londres mais cinzenta do que nunca, as ruas sombrias e cheias de charme, os diálogos cortantes perfeitos, a adaptação das histórias de Doyle (gênio, gênio, gênio) e os atores em atuações maravilhosas. O Ben é incrível. Louco, imprevisível, elegante, charmoso...gente, aquele último episódio é demais para o meu coração. Eu sorvia cada episuódio como quem queria guardar na memória cada cena, cada detalhe. E acho Watson fundamental porque a genialidade de Sherlock só pode ser fazer existir porque há alguém que lhe ofereça suporte. E a doçura de Sherlock?????

    Oh, vou parar por aqui, senão vou me derreter toda.

    Bj e vamos comentar MUITO essa série.

    Nay.

    ResponderExcluir
  2. De!! Aaa como Sherlock nos fazer perder a cabeça, não? Minha amiga me falava tanto dessa série e entrava tanto em pânico que eu tive que assistir e surtar com ela! hahaha Eu também fui obrigada a fazer uma resenha da série! Todos devem fazer isso e divulga-la loucamente! rs
    Beijão!

    Mary
    http://jardimdeborboletas.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. Interessante... Nunca assisti nenhuma serie sobre o Sherlock, nem li nenhum livro tambem... Mas assisti os ultimos filmes lançados com o Robert Downey Jr! [Ator maravilhoso!] Um serie sobre o investigador mais famoso do mundo é uma otima pedida! =D Valeu pela dica!

    ResponderExcluir
  4. Oi Denise!
    AMEI o post *--*
    Eu também adoro essa série. Os atores são perfeitos, as histórias são perfeitas... Adoro tudo!
    Gostei do desenho dos personagens como Simpsons ^^

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  5. Estou louca para ver essa série. Fiquei com mais vontade ainda!
    E só para lembrar: estreia hoje o canal BBC HD no Brasil (canal 531 na NET HD). A segunda temporada de Sherlock começa a ser exibida no BBC HD dia 1 de junho, às 20:00.
    bjo!

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia! Mas depois deste post tão empolgado e tão bem escrito, não posso deixar de conferir. Gostei da dica*
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia a serie
    E apesar de nunca ter lido nenhum livro sobre ele
    Já assisti so filme e gostei bastante

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Eu gosto muito de Sherlock Holmes, mas ando sem tempo para acompanhar séries. Já percebi que você gosta mesmo. Se eu tivesse que acompanha uma série seria essa, sem dúvida!

    ResponderExcluir
  9. Conheci essa série há alguns meses pelos infinitos elogios nos blogs de séries. Como fã de Sherlock Holmes (um dos meus primeiros livros foi Um Estudo em Vermelho) me apaixonei pela série no primeiro episódio e assisti todos ansiosa pelo próximo. Os atores,cenários,roteiros, modernização (ver Sherlock se esbanjando das facilidades de um Smartphone é imbatível) e da adaptação dos contos fizeram da série uma das melhores que já assisti.
    E aquele final?! Só resta pr nós fazer teorias sobre aquilo até 2013!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.