Resenha Nacional: Despertar

16/03/2012


“Mergulhei, senti a sensação em todo meu corpo. Emergi, olhei na direção onde o deixei. Ele continuava no mesmo lugar, me olhando. Estendi minhas mãos e o convidei a vir comigo.” Lívia não podia imaginar as mudanças que aconteceriam em sua vida. Mudanças que a despertariam para uma nova perspectiva profissional, para uma nova visão de mundo... e para um grande amor. Acompanhe esta trajetória emocionante em Despertar!

Lívia vivia para o estudo. Facada em um objetivo, deixou de lado as amizades, namoro, balada e sua juventude para se tornar médica. Sabia desde de cedo que essa carreira exigiria muito de si, e mesmo assim não pensou duas vezes ao abrir mão do que seria uma vida "normal" e se empenhar na profissão de seu sonho. Ao concluir seus estudos, Lívia passa em um concurso e vai ser médica no interior do Amazonas. 

Guayi é uma cidade pequena, bem diferente de Campinas, cidade que Lívia morava com a família. Ao chegar ela logo percebe o ar humilde da população e em como a solidão será difícil de aplacar. Os médicos da cidade são calorosos com ela, principalmente Rodrigo, um médico que está na mesma situação de Lívia, morando sózinho e querendo investir em cusos internacionais. Mas é o misterioso Thomas quem vai mexer com os sentimos de Lívia.

Thomas é um fazendeiro importante da região, viúvo e com um filho de 6 anos, ele possuí uma história triste e turbulenta. Apesar de serem completamente diferentes um do outro, a paixão nasce entre ele e Lívia. E é nos braços de Thomas que Lívia descobrirá o amor e o quanto planejar uma vida com antecedência pode ser precipitado. Ela terá que decidir entre dois aspectos importantes de sua vida e não sabe como fazer isso sem sem que uma das partes saia ferida.

O que fazer? Que caminho tomar? Do que abrir mão? Para o que dizer adeus? Qualquer escolha seria dolorosa. Como deixar o amor da minha vida?

O livro é narrado em primeira pessoa, por isso só temos o ponto de vista de Lívia, no caso a protagonista. Ela é uma personagem focada, séria, determinada e inexperiente. E totalmente seu oposto está Thomas, sangue quente, vívido e cativante. A princípio os dois não combinam, mas é interessante ver no decorrer do enredo a vida dos dois se adequando um ao outro. A inexperiência dela junto com a vivencia dele vão fazer algumas leitoras (como eu) se identificarem, muitas experiências que ela nunca viveu eu também não vivi e ver ela lidando com elas é bem como eu me imagino lidando.

O conflito do livro é qual decisão Lívia tomará, qual caminho ela vai escolher. Eu particularmente, concordei e faria o que ela fez no final. E o livro é sobre isso, planos que fazemos na nossa vida e que nem sempre dão certo. Aprender que a vida tem seu próprio curso e ao decidir algo você anula o outro caminho é provavelmente a lição mais difícil que nós temos que aprender. Quem aqui nunca parou pra pensar em como seria sua vida se tivesse escolhido uma outra profissão? Ou emprego? Uma pessao diferente para estar ao seu lado? Saber lidar com as consequências de sua decisão é algo que ainda tenho que aprender.

Tirando alguns erros de ortografia e algumas quebras na sequência do enredo, o livro foi bem tranquilo pra mim. Escrita fácil e um enredo que embora pareça ser comum, a riqueza de detalhes e os personagens tranformaram em um ótimo livro. Ah, não poderia terminar sem dizer que a capa é linda. Simples, mas eu gostei muito.

Se me dessem a opção de viver só uma semana ao seu lado, ou toda uma vida sem ter te conhecido, eu escolheria viver só uma semana. Você não sabe o quanto é especial.

Despertar
Helena Andrade
Novo Século - Novos Talentos da Literatura Brasileira

8 comentários:

  1. Olá,
    Não conhecia esse livro, mais gostei do enredo, achei ele bem interessante.
    Ótima resenha !!!
    *bye*

    loucaporromances.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ainda não conhecia o livro, não me atraiu mto pra ser sincera... mas a estória parece ser interessante e reflexiva, eu particularmente gosto de livros reflexivos.
    E essa questão de tomar decisões, escolher caminhos, é algo q faz parte de nossas vidas, e imagino q a autora deva ter refletido bastante sobre essa questão.
    Bjs
    Daiane
    nouniversodaliteratura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. O enredo parece ser bem realista, um dilema que muitos já enfrentamos ou ainda vamos enfrentar. É complicado demais e gera muita dor de cabeça ficar pensando no "E se...", as consequências de nossas ações podem ser corrigidas, mas as ações em si jamais. Quanto ao romance de personagens com modos de ser distintos, acho que até na vida real é assim mesmo. Imaginem como seria se envolver com alguém que fosse quase uma xerox sua?

    Abraços!
    http://policialdabiblioteca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Tenho muita vontade de ler este livro. Ele está na minha lista esperando uma oportunidade. rsrsrsrs
    Gostei da tua resenha.
    Beijos.

    http://pollymomentos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá Denise!

    Parabéns pela resenha!
    Sua narrativa foi encantadora, e destacou algumas das mensagens que esta história trás.
    Obrigada pela parceria!

    Beijos,
    Helena Andrade

    ResponderExcluir
  6. Não me interesei mt pelo livro... Parece que já li essa história em outro lugar, sabe? Mas gosto qd livros nos fazem refletir sobre escolhas. Elas são sempre tão dificeis, não é mesmo? Acaba rolanod identificaçao com a personagem nesses casos.
    Parabéns pela resenha, fofa. :)
    Beijoooos

    ResponderExcluir
  7. Então Denise, eu tenho o livro e ja li, gostei bastante da história, principalmente pelo cenário em que é ambientada e claro pelo romance, mas concordo com vc a respeito dos erros de ortografia, aliás, todos os livros deste selos apresentam o mesmo problema, pena né.

    Vanessa - Balaio

    ResponderExcluir
  8. Oi Denise,
    Desculpe o sumiço, mas agora estou de volta:)
    O livro parece bem interessante e esse último trecho me deixou curiosa *--*
    Ótima resenha, parabéns,
    Beijos,
    Rafa :)
    Blog Melody
    http://rafaacarvalho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.