Literatura: saiba mais sobre gêneros Literários

26/12/2011


No primeiro semestre do curso de Letras, eu tive uma matéria chamada Teoria Literária em que aprendemos sobre gêneros literários. O assunto é um pouco confuso, e poucas pessoas realmente sabem quando leem um livro o porquê de ele estar em determinado gênero.

Primeiro precisamos saber que as obras se enquadram em 3 gêneros num todo: Épico, Lírico e Dramático. Depois disso várias subdivisões são feitas de acordo com critérios semânticos, sintáticos, fonológicos, formais, contextuais e outros. As subdivisões que mais conhecemos estão dentro do gênero Narrativo, que está dentro do gênero Épico.

A principal dúvida é sobre a categoria romance. O fato de um livro ser desse gênero, não garante que vamos ler cenas de amor ou que terá um casal envolvido. Na verdade se o livro paresenta um texto completo, com tempo, vários conflitos e nucleos, espaço e personagens bem definidos de carácter verossímil ele é um romance, independente de ter amor envolvido ou não. O romance que tem um casal, cenas apaixonadas, um mocinho e mocinha é um romance romântico. Esse termo é pouco usado, mas os críticos literarios o utilizam para diferenciar do romance em geral.

Já a novela é um texto caracterizado por ser intermediário entre a longevidade do romance e a brevidade do conto. Entretanto, podemos perceber características qualitativas: na novela, temos a valorização de um evento, um corte mais limitado da vida, a passagem do tempo é mais rápido e, o que é mais importante, na novela o narrador assume uma maior importância como contador de um fato passado.

O conto é um texto narrativo breve, e de ficção, geralmente em prosa, que conta situações rotineiras, anedotas e até folclores (conto popular). Caracteriza-se por personagens previamente retratados.

A fábula é uma narrativa inverossímil, com fundo didático, que tem como objetivo transmitir uma lição de moral. Normalmente a fábula trabalha com animais como personagens. Quando os personagens são seres inanimados, objetos, a fábula recebe a denominação de apólogo.

E por fim a crônica que é uma narrativa informal, ligada à vida cotidiana, com linguagem coloquial, breve, com um toque de humor e crítica.

É difícil mesmo classificar um livro se você não sabe a qual gênero ele pertence, mas conhecer detalhadamente cada gênero já ajuda. E depois é praticar bastante.

Fonte - Fonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.