Resenha de Ouro: As pupilas do Senhor Reitor

25/12/2011


Júlio Dinis é um autor português do séc. XIX que eu estudei em literatura portuguesa esse semestre. Meu grupo teve que analisar sua obra mais famosa, As Pupilas do Senhor Reitor. Sendo um clássico, decidi fazer uma resenha do livro.

As pupilas do senhor reitor foi uma das insipações paras as telenovelas como as conheçemos hoje. O formato, cada capítulo terminar com um suspense que é revelado no próximo e assim por diante, ter vários nucleos, mas um tema central e ás vezes um narrador que influência a história veio do modo de escrita de alguns autores do séc. XIX.

Essa história tem uma narrador em 3º pessoa que influencia e conversa diretamente com o leitor. O que é muito curioso e interessante, nunca tinha lido um livro assim. Em determinados momentos ele nos manipula para que gostemos de alguém ou não e para que saibamos de determinados fatos que só ele sabe. Esse narrador em especifico, fez o romance ter outros olhos pra mim. Uma historia que parece ser doce demais ás vezes, compensa com um narrador descontraído que sabe dizer as coisas no momento certo.

A historia é ambientada no interior de Portugal, e contará a romance de Daniel e Margarida. O jovem Daniel que não tinha traquejo para trabalhar no campo, foi obrigado a estudar para ser padre. Mas logo o Reitor que era o mentor de Daniel, descobriu que o menino também não servia para a função, pois as escondidas ele tinha um romance com Margarida.

O Reitor e o pai de Daniel, não vendo com bons olhos esse romance, decidem enviá-lo ao Porto para ser médico. E Daniel vai embora com a promessa de voltar e se casar com a doce e meiga Guida. Nesse tempo, se passam 10 anos e conhecemos o outro casal que faz parte dessa historia, Pedro e Clara. Quando Daniel volta ela não se lembra mais de Guida e nem da promessa que fez de se casar com ela, enquanto que por todos esses anos Guida nutriu o amor e a esperança de viver a historia a muito interrompida.

Júlio é um escritor da era romantica, suas obras exprimem aquilo que ele sentia e como ele via o mundo. Lendo o livro você percebe como somos guiados para o ápice da história como se estivessemos vendo uma novela. Por isso esperem um final bem caracteristico. A título de literatura o livro é muito interessante, saber a origem daquilo que assistimos hoje e de como a nossa literatura evoluiu, sendo que a literatura brasileira veio da portuguesa e alguns dos nossos autores apresentará caracteristicas dela. Quem gosta de novela, ou desse estilo de livro, com certeza amará As pupilas do Senhor Reitor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.